Buscar

aula 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Prof. Mauro Leão
Aula 9
As Contribuições de Bourdieu, Gramsci e Mannheim para a Sociologia da Educação
Antonio Gramsci
Antonio Gramsci foi uma das referências essenciais do pensamento marxista no século XX. Foi um dos fundadores do partido comunista italiano em 1921, sendo preso em 1926 sob o regime fascista de Mussolini. Escreveu vários artigos durante a sua prisão, que ficaram conhecidos como Cadernos do Cárcere. Em sua reflexões atribuía grande importância a sociedade civil e ao papel dos intelectuais na processo de mudança histórica. 
As diferenças entre o 
Oriente e o Ocidente
Para Gramsci a distinção entre Oriente e Ocidente não se restringia a uma mera diferenciação geográfica. Para o autor o mundo ocidental compreenderia aqueles países em que a sociedade civil é estruturada, múltipla, organizada, e compartilha com o Estado a administração da vida social.
Gramsci promove uma atualização do pensamento marxista afirmando que não bastava eliminar a propriedade privada dos meios de produção, uma vez que esta medida isoladamente, não seria suficiente. Ele afirmava que os trabalhadores precisariam lutar também contra a “apropriação privada, ou elitista, do saber e da cultura”. 
O papel dos intelectuais
 No processo da hegemonia pelo poder político, os intelectuais têm um papel muito importante, pois são eles que organizam a cultura. 
Intelectuais Orgânicos e Tradicionais
 Segundo Gramsci, existem dois tipos de intelectuais: o orgânico e o tradicional.
 Os intelectuais orgânicos seriam aqueles que representariam os interesses das classes dominantes, enquanto os segundo tipo, os intelectuais tradicionais, representariam os interesses de outras classes no interior da sociedade.
Gramsci e o sistema escolar
A Escola Humanista
A Escola Especializada
Pierre Bourdieu
O sociólogo francês Pierre Bourdieu baseou-se nas concepções de Émile Durkheim e no Estruturalismo para fazer a sua análise sobre a educação contemporânea. É importante saber que, para Bourdieu, os sujeitos sociais são vistos como marionetes das estruturas dominantes.
Para Bourdieu as sociedades se estruturam a partir de um sistema de relações de força material entre grupos e classes. Sobre a sua visão para a sociologia da educação, sua tese central é a de que “toda ação pedagógica é, objetivamente, uma violência simbólica”.
Bourdieu parte do princípio de que a classe que possui o capital econômico produz e reproduz o capital cultural e o faz escondendo, ou dissimulando, o seu caráter de violência simbólica (dominação cultural). Neste sentido a educação acabaria por reproduzir desigualdades sociais.
Karl Mannheim 
 Karl Mannheim também recebeu influências dos clássicos, em particular de Max Weber. Eles retoma os princípios da sociologia weberiana da pedagogia do cultivo e da pedagogia do treinamento, a partir de uma perspectiva de mudança para a sociedade e para as próprias práticas de educação.
Na sua concepção, era necessário regenerar a sociedade e o homem através de uma educação sadia. Para tanto, era preciso criar uma pedagogia, a partir da compreensão dos diferentes tipos históricos de educação (construídos por Weber), que educasse o homem moderno sem tirar dele as possibilidades oferecidas por uma educação mais integral. 
De acordo com Mannheim, a sociedade regenerada estava ligada ao advento da democracia moderna. A modernidade, para ele, não tinha apenas custos ou ameaças à liberdade, mas trazia também esperanças e valores sociais solidários, abertos. A principal ajuda que a moderna democracia era capaz de oferecer consistia na possibilidade de que todas as camadas sociais viessem a contribuir com o processo educacional. Nesse sentido, duas ciências são fundamentais: a sociologia e a psicanálise.

Outros materiais