Buscar

Natação posição do corpo no nado Costas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Natação posição do corpo no nado Costas
Equilíbrio do corpo
No nado cotas, a extensão geral do corpo favorece a flutuação, mas provoca a verticalidade do olhar e apresenta o problema das referências visuais. Já passou o tempo em que se aconselhava ao nadador de costas que conservasse a cabeça flexionada, atitude adotada instintivamente para preservar a horizontalidade do olha, e que se manifesta inevitavelmente por um aumento da resistência frontal.
Entretanto, na busca do equilíbrio dinâmico, os ombros imersos cada um por sua vez situam-se em nível mais alto do que os quadris.
O deslocamento do centro de gravidade dá-se horizontalmente e é pouco perturbado pelo mecanismo rotativo da ação propulsora dos braços devido a pouca profundidade atingida por estas. Em oposição , as oscilações ligadas á passagem alternativa dos braços num plano lateral . Convém observar que a ação alternativa das pernas pode atenuar consideravelmente as oscilações laterais.
O modo de respirar também influi no equilíbrio e o correto é utilizar uma respiração alternada.
Nessa modalidade de nado, na qual o equilíbrio geral é menos prejudicado pelo modo de respirar, a estabilidade da cabeça sobre seu eixo de deslocamento, constitui um interessante critério de assimilação da técnica.
CATTEAU, raymond O ensino da natação, 3º edição São Paulo, SP. Editora Manole LTDA 1990 pag. 148

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes