Buscar

Questões Gestão de Processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Em suas atividades de mapeamento de processos, você foi apresentado ao seguinte conceito: “em cada processo faz-se necessário o estabelecimento de indicadores com suas respectivas unidades de medida para o gerenciamento dos resultados esperados, bem como das características gerais de funcionamento, uso e confiabilidade do produto ou serviço”. Ele é indicativo de: A. Necessidade de definição dos requisitos de qualidade do processo.
2. A introdução de uma nova forma de trabalho na organização requer aprendizado, principalmente de conceitos sobre a nova metodologia. Na gestão por processos, marque a alternativa que conceitua corretamente eventos. C. Correspondem ao sequenciamento temporal de execução das tarefas ou atividades.
3. Um processo é entendido como uma sequência lógica de atividades inter-relacionadas que, com pessoas, sistemas e recursos, geram resultados reais ao negócio e adicionam valor a cada etapa. A introdução do conceito de gestão por processos remete toda a organização a uma quebra de paradigmas organizacionais. Diante disso, analise as afirmações e assinale a que não é um paradigma organizacional afetado pela gestão por processos. B. Estabelecimento de uma visão linear de organização.
4. Para Armistead et al. (1997), o BPM é tanto um conjunto de ferramentas e técnicas para melhorar os processos como um método para integrar toda a organização, e ele precisa ser entendido por todos os funcionários. A primeira mudança a ser percebida no processo envolve o entendimento de que os processos de negócios serão vistos pela ótica do cliente, as necessidades dos clientes são a base para a tomada de decisão e a visualização dos problemas será feita de fora para dentro, quebrando o paradigma da visão por função e passando para uma visão do todo organizacional. Uma vez explicada a importância dos recursos para o BPM, convém analisar as etapas da gestão de processos de negócios que envolvem: C. Estratégia, mapeamento e diagnóstico, simulação e redesenho, implementação de processos, controle e monitoramento.
5. A introdução do BPM apresenta algumas resistências para as quais a organização deve estar preparada. Ao iniciar o processo de implantação, é importante que se verifique o histórico de resistências à implantação de novas tecnologias e/ou formas de trabalho, qual a velocidade com que a mudança nos processos precisa ser implementada, determinando o estilo de chefia a ser utilizado na condução do processo de mudança. Analisando por essa perspectiva, Davenport (1994) elencou algumas características que são adotadas por uma organização que segue a gestão por processos. Marque a opção falsa. A. Desenvolve uma visão voltada para as atividades departamentais.
6. Segundo o que você estudou aqui, o BPM apresenta uma série de vantagens para as empresas. Dos itens abaixo, qual não é uma vantagem do BPM? D. Padronização dos processos inibindo mudanças.
7. Ao realizar o mapeamento e padronização de processos organizacionais, é gerada uma série de documentos, que envolvem: B. Manuais de procedimentos, instruções de trabalho, descrição de funções, habilidades e competências.
8. Diante do que você estudou neste tema, assinale a alternativa que completa os espaços em branco adequadamente.
A gestão integrada por processos em uma organização se dará pela ação conjunta de duas grandes forças organizacionais, a ___________________ entre os sistemas existentes e a existência de _______________________________ em todos os processos. A. Integração – fundamentos e excelência.
9. A JC Autopeças, oficina mecânica especializada em reformas de motores, controla suas atividades por meio de ordens de serviço, onde fica registrado o serviço realizado, o mecânico, as peças trocadas e o tempo dispendido para a atividade.
Essas informações servem para determinar o custo final do serviço, bem como, permitir um acompanhamento das garantias dos serviços realizados. Tomando como base o conceito de Mesquita e Alliprandi (2003), em que nível de desenvolvimento da melhoria se encontra essa organização? A. Nível 1 (melhoria contínua natural).
10. O custo é um aspecto fundamental em qualquer negócio e não poderia ser diferente em relação à qualidade. Diante disso, quais são os custos associados à qualidade em uma organização? C. Custos de Controle e Custos de Falha de controle.
11. Para um bom entendimento da cadeia de valor do conhecimento, que é uma proposição de Rowley (2007), precisamos conhecer seus componentes e sua conceituação. O conceito a seguir nos explica qual é a base para a informação, é tudo que pode ser captado por nossos órgãos e sentidos, em princípio, não tem valor agregado e de forma isolada, não permitem entendimento algum e nem conectividade. D. Dados.
12. Você sabe andar de bicicleta? Melhor, você sabe descrever o processo de como se faz para andar de bicicleta? Com base nesta descrição realizada por você, qualquer pessoa aprende a andar de bicicleta? Andar de bicicleta se enquadra no conceito de: B. Conhecimento tácito.
13. As organizações que querem participar da sociedade do conhecimento têm como primeira atividade a criação de condições para que a aprendizagem aconteça, seja por meio de redes sociais (Fliaster), por meio de criação da memória organizacional (Chen), pela criação de habilidades e expertise em relação aos processos (Cecez-Kemanov). Para Paim et al. (2009), as tecnologias de gestão do conhecimento mais utilizadas e que tem relação com a gestão de processos envolvem algumas possibilidades como, por exemplo, a gestão de conteúdos. Qual dos conceitos a seguir explica o que é a gestão de conteúdos? A. As possibilidades propiciadas pela gestão eletrônica de documentos (GED), uma vez que permite armazenar e disponibilizar o conhecimento organizacional necessário à execução dos processos.
14. Educação em redes e comunidades de prática envolvem a criação de redes e grupos de prática em locais propícios para o compartilhamento e o desenvolvimento de conhecimentos, as boas práticas organizacionais são comungadas por todos, o trabalho em equipe é potencializado e valorizado. Uma comunidade de prática corresponde a qual processo da espiral do conhecimento proposta por Nonaka e Takeuchi? B. Externalização.
15. A gestão do conhecimento organizacional consiste, em sua essência, em facilitar os processos de criação, compartilhamento e utilização do conhecimento. Trata-se de introduzir mudanças nos sistemas de trabalho, cada organização define sua própria forma de abordar a gestão do conhecimento. A gestão do conhecimento precisa de um ambiente propício às mudanças. Em relação a isso, qual dos itens a seguir é falso? A. Mudança nas estratégias de negócios.
16. Com relação aos tipos de competências organizacionais, assinale a alternativa que corresponda à forma seletiva de competência. B. Diferencia a organização no espaço de competição em que ela atua, contribuindo para uma posição de liderança ou quase liderança nesse mercado; maneja a tecnologia nos processos principais a fim de garantir uma performance superior (petroquímica); orienta investimentos de pequeno e médio portes sob forma de consultoria ao cliente (financeira).
17. O perfil profissional para essa nova demanda de mercado, seja qual for o ramo de atividade da organização, exige novas competências. Assim sendo, as organizações do conhecimento estão à procura de profissionais que tenham quais competências? Assinale a alternativa correta. B. Competência interacional, competência para a solução de problemas, competência para a comunicação e competência para a capacitação.
18. Assinale a alternativa que complementa este enunciado: “o(a) ______________ nada mais é que um processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento de competências com base na resolução sistemática de problemas, visão compartilhada de resultados e objetivos, aprendizagem em equipe e aprendizagem com base na experiência da equipe e na transferência das melhores práticas aos demais setores e departamentos da organização”. C. Ciclo PDCA.
19. Escolha a alternativaque complete os espaços em branco deste texto: Le Boterf (1995) afirma que a aprendizagem e as competências articulam-se por meio de três elementos: _______________, _______________ e _______________. A. O saber, o saber fazer e o saber ser.
20. Para Garvin (1993), uma organização que deseja melhorar o seu desempenho deve necessariamente pensar no desenvolvimento de competências organizacionais. Para o autor, isso depende de que fator organizacional? Marque a alternativa certa. D. Gestão da Aprendizagem Organizacional.
21. Assinale a alternativa que complementa o enunciado a seguir. Os _____________________ e a ____________________ estão intimamente ou intrinsecamente relacionados entre si, por isso ambas não podem ser implementadas setorialmente, ou funcionalmente, pois são métodos de gestão integradores que abrangem toda a organização, exigindo, portanto, aproximação entre as partes, métodos de trabalho unificados para a organização, formação de pessoas com competências específicas para o assunto, aprendizagem e melhorias contínuas em uma espiral crescente de resultados. B. Programas de qualidade – gestão de processos
22. Análise o texto e responda. O desenvolvimento das competências individuais e, consequentemente, das organizacionais, depende da capacidade de aprendizagem desses indivíduos. Essa é a motivação atual para que as organizações atuem tão fortemente na busca do gerenciamento da aprendizagem e do conhecimento organizacional. O processo de criação e desenvolvimento de competências parte do indivíduo, que em suas trocas e relacionamentos diários compartilha com o grupo e dissemina o conhecimento existente.
Quais são os aspectos determinantes no processo de formação de competências individuais: D. Qualidade Técnica e Qualidade Humana.
23. Liker, 2008, procurou descrever a cadeia de valor da gestão de talentos do maior fabricante mundial de veículos, a Toyota. O centro da cadeia de valor proposta por Liker tem como base a filosofia, os valores, a missão e a visão organizacionais. Como resultado tem-se um produto de qualidade, com custos compatíveis e com processos criados e gerenciados com competência. Na obtenção de resultados, quais processos da cadeia de valor são determinantes para o sucesso? B. Atração, desenvolvimento, engajamento, estabelecimento de compromissos, foco na prática e geração de resultados..
24. Analise e responda. Por que a gestão sistêmica da qualidade é importante na atualidade? A resposta é bastante simples, a gestão de processos, a gestão da qualidade, a gestão de competências e a integração estratégica são importantes por que: agregam maior valor aos clientes em um ambiente competitivo, mudando do “foco no chefe” para o foco no cliente e no ambiente externo; em um ambiente complexo, trabalhar com diferentes cenários requer mudança de “futuro previsível” para capacidade de trabalhar com incertezas; em um ambiente dinâmico, gerenciar as contínuas mudanças requer mudança de “acomodação” para flexibilidade e busca por aprimoramento contínuo. Com base em Crosby, indique quais são os estágios da qualidade em uma organização? A. Estágio de incerteza, estágio de despertar, estágio de esclarecimento, estágio de sabedoria e estágio de certeza ou competência. 
25. Ter visão sistêmica do negócio, e, por consequência, dos processos e da qualidade implica conhecer o maior número de variáveis que possam interferir no desempenho da organização; significa ver a organização no todo e em suas partes; saber como ela era, como está e onde pretendemos que ela esteja no futuro. A maior parte dos resultados de uma organização depende de um pequeno grupo de variáveis, ao mesmo tempo, em que é impossível estabelecer um modelo que contemple a totalidade de relações possíveis. Qual dos termos abaixo é representativo do seguinte conceito: ____________________: o objetivo de um sistema deve ser estabelecido por aqueles que o gerenciam. Sem objetivo não se pode dizer que existe um sistema, pois seus componentes são necessários, mas não autossuficientes para realizar o objetivo de um sistema, por isso precisam ser administrados (DEMING, 1990, p. XVIII). Dessa forma, a manutenção de uma existência saudável deve ser o objetivo máximo de qualquer organização. A. Sustentabilidade
26. Em relação às características que diferenciam as organizações na busca pela integração, identifique o tipo de organização que é apresentada a seguir: Tem seu potencial criativo e inovador subutilizado, espera que o ambiente “lhe dê as ordens”, tem dificuldade para aceitar as mudanças e é sensível a choques. B. Reativa.
27. Assinale a alternativa à qual pertence a definição a seguir: Nada mais é do que um processo de aprendizagem sobre o ambiente de negócios da empresa, que é realizado por pessoas que estão em um processo de busca de dados, informações, conhecimento e competências sobre uma nova realidade a ser construída para o negócio. B. Processo de inteligência competitiva..
28. O enunciado a seguir se refere à definição de qual dos conceitos listados nas alternativas? É uma representação visual da estratégia e do alinhamento necessário entre os processos organizacionais e a proposição de valor feita ao cliente e ao mercado. É um resumo visual e objetivo das intenções da organização, indicando relações de causa e efeito entre os principais pontos críticos do negócio. A. Mapa estratégico.
29. Em relação às características que diferenciam as organizações na busca pela integração, identifique o tipo de organização que é apresentada a seguir. É aquela que tem a mudança como um valor organizacional. É inovadora e influencia o setor onde atua. B. Prospectiva.
30. Relacione as quatro perspectivas propostas por Kaplan e Norton (2004) para a elaboração dos mapas estratégicos à sua respectiva definição. Em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
(1) Perspectiva financeira.
(2) Perspectiva do cliente.
(3) Perspectiva dos processos internos.
(4) Perspectiva do aprendizado e crescimento.
( ) Essa perspectiva enfatiza a criação da necessidade de valorização dos ativos intangíveis da organização, do capital humano, do capital organizacional e do capital da informação, para os quais a cultura, a liderança, o alinhamento das estratégias e o trabalho em equipe serão a base de sustentação.
(2) Nessa perspectiva, serão definidos os aspectos da proposição de valor do produto (ou dos serviços ao cliente e ao mercado). Deve-se analisar preço, qualidade, disponibilidade, seleção, funcionalidade, serviços, parcerias e estratégias de marca.
(1) Tem como objetivo a demonstração de como será obtido valor para os acionistas em longo prazo, seja pela melhoria da estrutura de custos, pelo aumento da produtividade, da qualidade e das receitas de vendas, pela proposição de valor do produto ou pelo serviço ao cliente.
( ) Nessa perspectiva, quatro grandes iniciativas de gestão de processo são analisadas, são elas: processos de gestão operacional (abastecimento, produção, distribuição, qualidade, riscos, produtividade); processos de gestão de clientes (seleção, conquista, retenção e crescimento); processos de inovação (pesquisa de mercado, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, projeto e desenvolvimento de soluções e tecnologias, lançamento e aperfeiçoamento de produtos e serviços); e processos regulatórios e sociais (meio ambiente, segurança e saúde do trabalho, geração de emprego e renda e o relacionamento com a comunidade). C. 4 – 2 – 1 – 3

Outros materiais