Buscar

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
8º SEMESTRE-BACHARELADO
Lucas Martins Moura
Orientadora: Profa. Dra. Cilene M.L.A.Maciel
Introdução
Estamos na temporada dos congressos, conferências, simpósios e afins. E você, caro leitor do Academia Médica, provavelmente se interessa  por pesquisa e desenvolvimento.
Se você, assim como eu, tem dúvidas de como fazer um pôster científico para um congresso ou conferência e então apresentar sua pesquisa mais recente, seus problemas acabaram.
Objetivo
O AM achou e traduziu um artigo do Med Scape sobre como fazer um pôster científico, dando o passo-a- passo para seu trabalho ser apresentado com sucesso, através de um belo pôster. Confira a seguir algumas dicas que a faculdade deveria te contar.
Justificativa
Um pôster científico é uma ilustração resumida de sua pesquisa mostrada em encontros e conferências. Um pôster é um bom jeito de apresentar suas informações porque pode atingir uma grande audiência, incluindo pessoas que podem não ser de sua área. Algumas conferências publicam os pôsteres, que podem contar como publicações científicas em seu currículo.
Metodologia 
Um pôster de sucesso captura a atenção dos espectadores e comunica os pontos-chaves de forma clara e sucinta. 
Revisão de Literatura
O autor do Med Scape revisou 142 pôsteres num encontro nacional e encontrou que 33% estavam desordenadas ou desleixados, 22% tinham fontes muito pequenas dificultando uma leitura fácil, e em 38%, os objetivos da pesquisa não poderiam ser localizados em um minuto de observação. Evitar esses erros é importante para assegurar que seu pôster terá um impacto positivo.
Considerações Finais
Se você terminou um projeto, você vai precisar o encontro ou conferencia certa pra inscrever seu resumo (abstract), isso se vice já não fez isso. Você também precisa perguntar pra seu supervisor ou consultor na área do seu artigo (no caso para seu orientador) por informações sobre conferencias relevantes onde você pode apresentar seu trabalho.
Bibliografia ou Referência
Geralmente, você será convidado a apresentar um resumo on-line. O guia de submissão de resumos no site pode orientar você em como fazer isso, assim como providencia outras informações valiosas como instruções de informações e prazos. Seu resumo deve dizer  o porquê seu trabalho é importante, os objetivos específicos, uma breve , porém clara explanação sobre os métodos, um sumário dos resultados principais, e as conclusões. O autor deste artigo não recomendaria adicionar o resumo

Outros materiais