Buscar

PROVA DE FARMACO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DE FARMACO 2
1. Quais os mecamismos de ação do (1) Omeprazol / (2) Ranitidina e como eles contribuem para o tratamento da úlceras gástricas e do refluxo esofágico?
2. Explique resumidamente o mecanismo de ação sulfoniluréias (1) Gilbendamida, Biguanidas (2) Metformina, Tiazolinedionas (3) Piolitazona, e da Acabose (Glucobay). Importantes para o tratamento de Diabetes Mellitus tipo 2.
3. Em 2012 a revista veja publicou a notícia intitulada milagre do emagrecimento e apresentou os fármacos (1) liraglutida (victoze) (2)sitagliptina (januvia). Sabe-se que esses fármacos foram desenvolvidos para o tratamento do DM tipo 2. Porém atualmente são mais prescritos para pacientes que desejam emagrecer. Responda:
A. Por qual motivo esses fármacos são utilizados para o emagrecimento?
B. Explique resumidamente o mecanismo de ação dos fármacos 1 e 2.
4. Um paciente em tratamento quioterapico foi tratado com (1) metoclopramida (Plasil) 2x ao dia durante 3 meses, porém a paciente desenvolveu galactorréia e ginecomastia. O medico substituiu o fármaco 1 por (2) dimenidrinato (Dramin).
A. Qual a classe terapêutica e mecanismo de ação do fármaco 1 e 2.
5. Um paciente apresentou uma inflamação nas articulações o médico prescreveu o paracetamol (Tylenol) que produziu um efeito adverso gástrico, por isso o medico substituiu a prescrição por Nimesulida (nisulid). Responda:
A. Essa substuição será mais eficiente? Por quê?
B. Explique o mecanismo de ação dos dois fármacos.

Outros materiais