Buscar

Questões de Remedios Constitucionais

Prévia do material em texto

�
	
1
�
	O art. 5º, LXVIII, da Constituição Federal, dispõe que: “conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder”. Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) O "habeas corpus" poderá ser utilizado para questionar a pena pecuniária.
	
	b) O "habeas corpus" pode ser repressivo ou preventivo.
	
	c) O "habeas corpus" pode ser impetrado por qualquer pessoa.
	
	d) No "habeas corpus" preventivo será concedido salvo conduto.
�
	
2
�
	Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	a) O "habeas corpus" será isento de custas, salvo má-fé do impetrante.
	
	b) Cabe "habeas corpus" contra ato legal de autoridade, mas injusto.
	
	c) Não caberá "habeas corpus" quando já extinta a pena privativa de liberdade.
	
	d) No habeas corpus será admitida prova pericial, caso seja o único meio de demonstrar o direito lesado do impetrante.
�
	
3
�
	Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) O "habeas corpus" pode ser concedido de ofício pela autoridade judicial.
	
	b) Assim como nas demais ações, no "habeas corpus", o juiz está adstrito à causa de pedir e aos pedidos formulados.
	
	c) O "habeas corpus" poderá ser impetrado para trancar inquérito policial instaurado para apurar fato atípico.
	
	d) Nenhuma das alternativas está incorreta.
�
	
4
�
	Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	a) Na defesa da garantia de liberdade de locomoção, concedida ordem de "habeas corpus" com base em motivos que não sejam exclusivamente de ordem pessoal, deve ser estendida aos co-réus.
	
	b) Se o Tribunal conceder "habeas corpus" em virtude de nulidade do processo, deverá julgar imediatamente a causa.
	
	c) O "habeas corpus" poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, mas nunca pelo Ministério Público.
	
	d) Se o juiz ou o tribunal verificar que já cessou a violência ou coação ilegal, julgará procedente o pedido.
�
	
5
�
	Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) O "habeas corpus" poderá ser impetrado pelo Ministério Público.
	
	b) A concessão do "habeas corpus" não obstará, nem porá termo ao processo, desde que este não esteja em conflito com os fundamentos daquela.
	
	c) Ordenada a soltura do paciente em virtude de "habeas corpus", será condenada nas custas a autoridade que, por má-fé ou evidente abuso de poder, tiver determinado a coação.
	
	d) A decisão, em habeas corpus, será tomada por maioria de votos. Havendo empate, os autos serão encaminhados para órgão de superior instância para apreciação do caso.
�
	
6
�
	Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	a) Cabe "habeas data" para obter informações de interesse particular do impetrante, porém, não personalíssimas.
	
	b) O pedido de "habeas data" não poderá ser renovado ainda que a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.
	
	c) De acordo com o entendimento do STJ, há necessidade de negativa da via administrativa para justificar o ajuizamento do "habeas data", de maneira que inexistirá interesse de agir a essa ação constitucional se não houver relutância do detentor das informações em fornecê-las ao interessado.
	
	d) O prazo para a conclusão do processo de "habeas data" não poderá exceder de quarenta e oito horas, a contar da distribuição.
�
	
7
�
	Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) Cabe "habeas data" para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
	
	b) Cabe "habeas data" para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
	
	c) Da sentença que conceder ou negar o "habeas data" cabe apelação.
	
	d) O "habeas data" só pode ser ajuizado por pessoa física, uma vez que só esta tem direito à correta identificação no mundo social.
�
	
8
�
	Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) Quando a sentença conceder o "habeas data", o recurso terá efeito devolutivo e suspensivo. No entanto, o Presidente do Tribunal ao qual competir o conhecimento do recurso, poderá ordenar ao juiz a execução provisória da sentença.
	
	b) Nos casos de competência do Supremo Tribunal Federal e dos demais Tribunais caberá ao relator a instrução do processo de "habeas data".
	
	c) Os processos de "habeas data" terão prioridade sobre todos os atos judiciais, exceto "habeas corpus" e mandado de segurança.
	
	d) A inicial será desde logo indeferida, quando não for o caso de "habeas data", ou se lhe faltar algum dos requisitos previstos na Lei n° 9.507/97.
	
9
�
	De acordo com o art. 5º, LXIX, da Constituição Federal: “conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas corpus" ou "habeas data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	a) Cabe mandado de segurança para a anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado verdadeiro, mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável.
	
	b) Cabe mandado de segurança, ainda que haja recurso administrativo com efeito suspensivo, contra omissão de autoridade.
	
	c) Cabe mandado de segurança para obtenção de informações personalíssimas do impetrante.
	
	d) Cabe prova pericial em mandado de segurança, quando ao impetrante for necessário demonstrar seu direito lesionado.
�
�
	
10
�
	Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) Quando o direito ameaçado ou violado couber a várias pessoas, qualquer delas poderá requerer o mandado de segurança.
	
	b) Da sentença, negando ou concedendo o mandado de segurança, cabe apelação.
	
	c) A sentença, que conceder o mandado, fica sujeita ao duplo grau de jurisdição, podendo, entretanto, ser executada provisoriamente.
	
	d) Cabe mandado de segurança contra decisão judicial para a qual haja recurso com efeito suspensivo.
�
	
11
�
	Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) A decisão do mandado de segurança não impedirá que o requerente, por ação própria, pleiteie os seus direitos e os respectivos efeitos patrimoniais.
	
	b) Nos casos de competência do Supremo Tribunal Federal e dos demais tribunais caberá ao relator a instrução do processo de mandado de segurança.
	
	c) Cabe mandado de segurança contra decisão judicial com trânsito em julgado.
	
	d) O pedido de mandado de segurança poderá ser renovado se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.
�
	
12
�
	Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) Os processos de mandado de segurança terão prioridade sobre todos os atos judiciais, salvo habeas-corpus. Na instância superior deverão ser levados a julgamento na primeira sessão que se seguir a data em que, feita a distribuição, forem conclusos ao relator.
	
	b) As associações podem impetrar mandado de segurança coletivo em nome de seus associados desde que tenham autorização especial dos mesmos, não bastando autorização genérica constante em seus estatutos sociais.
	
	c) O titular de direito líquido e certo decorrente de direito, em condições idênticas, de terceiro, poderá impetrar mandado de segurança a favor do direito originário, se o seu titular não o fizer, em 30 dias, apesar de para isso notificado judicialmente.
	
	d) Em caso de urgência, é permitido impetrar o mandado de segurança por telegrama ou radiograma ao juiz competente, que poderá determinar seja feita pela mesma forma a notificação da autoridade coatora.
�
	
13
�
	Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) Não se dará mandado de segurança quando se tratar de ato deque caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independente de caução.
	
	b) Não se dará mandado de segurança quando se tratar de decisão judicial transitada em julgado.
	
	c) Não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas.
	
	d) Dentro do prazo decadencial de 180 dias, o indivíduo inserido no âmbito de uma possível impetração coletiva pode optar por impetrar o seu próprio mandado de segurança individual.
�
	
14
�
	Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) O mandado de injunção destina-se a regulamentar as normas constitucionais de eficácia contida e de eficácia limitada.
	
	b) Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
	
	c) Não cabe mandado de injunção para alterar lei ou ato normativo já existente, incompatível com a Constituição Federal, sob a alegação de reclamar a edição de norma regulamentadora de dispositivo constitucional.
	
	d) Para a posição concretista individual intermediária, após julgar o mandado de injunção procedente, o Poder Judiciário deve fixar um prazo para que a omissão seja suprida pelo poder competente. Findo o prazo sem que nada seja feito, o Poder Judiciário deve fixar as condições necessárias ao exercício do direito por parte do autor do mandado de injunção.
�
	
15
�
	Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - Se a omissão for legislativa federal, o mandado de injunção deve ser ajuizado em face do Congresso Nacional, ainda que a iniciativa da lei seja privativa do Presidente da República.
II - De acordo com a posição concretista geral, no mandado de injunção, a decisão do Poder Judiciário terá efeito inter partes, implementando o exercício da norma constitucional por meio de uma norma individual, até que a omissão seja suprida pelo poder competente. 
III – Não cabe mandado de injunção para alterar lei ou ato normativo já existente, incompatível com a Constituição Federal, sob a alegação de reclamar a edição de norma regulamentadora de dispositivo constitucional.
	
	
	
	a) As afirmações I e II estão incorretas.
	
	b) As afirmações I e III estão incorretas.
	
	c) As afirmações II e III estão incorretas.
	
	d) Todas as afirmações estão incorretas.
�
	
16
�
	Dispõe o art. 5º, LXXIII, da Constituição Federal: "qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência". Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) Para propor ação popular deverá haver lesividade ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe; à moralidade administrativa; ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
	
	b) A ação popular pode ser ajuizada por qualquer pessoa, inclusive pelo Ministério Público.
	
	c) O polo passivo da ação popular será composto pelo agente que praticou o ato, a entidade lesada e os beneficiários do ato ou do contrato lesivo ao patrimônio público.
	
	d) Conforme a origem do ato impugnado, é competente para conhecer da ação popular, processá-la e julgá-la o juiz que, de acordo com a organização judiciária de cada Estado, o for para as causas que interessem à União, ao Distrito Federal, ao Estado ou ao Município.
�
	
17
�
	Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	a) O cidadão com 17 anos de idade para propor a ação popular deverá ser assistido.
	
	b) A prova da cidadania, para ingresso em juízo da ação popular, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.
	
	c) Quando o pleito, na ação popular, interessar simultaneamente à União e a qualquer outra pessoas ou entidade, será competente o juiz das causas da União, se houver; quando interessar simultaneamente ao Estado e ao Município, será competente o juiz das causas do Estado, se houver.
	
	d) Na defesa do patrimônio público, em ação popular, caberá a suspensão liminar do ato lesivo impugnado.
�
	
18
�
	Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - A natureza da decisão na ação popular é desconstitutiva-condenatória.
II - Para o ajuizamento da ação popular exige-se o esgotamento das vias administrativas.
III - Se a ação popular for julgada improcedente por falta de provas, a sentença não fará coisa julgada "erga omnes".
	
	
	
	a) As afirmações I e II estão corretas.
	
	b) As afirmações I e III estão corretas.
	
	c) As afirmações II e III estão corretas.
	
	d) Todas as afirmações estão corretas.
�
	
19
�
	Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - A pessoas jurídica de direito público ou de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnação em ação popular, poderá se abster de contestar o pedido, ou poderá atuar ao lado do autor, desde que isso se afigure útil ao interesse público, a juízo do respectivo representante legal ou dirigente.
II - É facultado a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.
III - O Ministério Público acompanhará a ação popular, cabendo-lhe apressar a produção da prova e promover a responsabilidade, civil ou criminal, dos que nela incidirem, podendo assumir a defesa do ato impugnado ou dos seus autores caso entenda necessário.
	
	
	
	a) As afirmações I e II estão corretas.
	
	b) As afirmações I e III estão corretas.
	
	c) As afirmações II e III estão corretas.
	
	d) Todas as afirmações estão corretas.
�
	
20
�
	Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I – Na ação popular, o prazo de contestação é de 15 dias, prorrogáveis por mais 15, a requerimento do interessado, se particularmente difícil a produção de prova documental, e será comum a todos os interessados, correndo da entrega em cartório do mandado cumprido, ou, quando for o caso, do decurso do prazo assinado em edital.
II – Na ação popular, se o autor desistir da ação ou der motiva à absolvição da instância, serão publicados editais, ficando assegurado a qualquer cidadão, bem como ao representante do Ministério Público, dentro do prazo de 90 (noventa) dias da última publicação feita, promover o prosseguimento da ação.
III - A sentença que, julgando procedente a ação popular, decretar a invalidade do ato impugnado, condenará ao pagamento de perdas e danos os responsáveis pela sua prática e os beneficiários dele, ressalvada a ação regressiva contra os funcionários causadores de dano, quando incorrerem em culpa.
	
	
	
	a) As afirmações I e II estão corretas.
	
	b) As afirmações I e III estão corretas.
	
	c) As afirmações II e III estão corretas.
	
	d) Todas as afirmações estão corretas.
_1570515933.unknown
_1570516637.unknown
_1570516645.unknown
_1570516649.unknown
_1570516651.unknown
_1570516652.unknown
_1570516650.unknown
_1570516647.unknown
_1570516648.unknown
_1570516646.unknown
_1570516641.unknown
_1570516643.unknown
_1570516644.unknown
_1570516642.unknown
_1570516639.unknown
_1570516640.unknown
_1570516638.unknown
_1570516023.unknown
_1570516118.unknown
_1570516173.unknown
_1570516635.unknown
_1570516636.unknown
_1570516634.unknown
_1570516633.unknown
_1570516138.unknown
_1570516170.unknown
_1570516172.unknown
_1570516140.unknown
_1570516137.unknown
_1570516062.unknown
_1570516085.unknown
_1570516117.unknown
_1570516116.unknown
_1570516082.unknown
_1570516083.unknown
_1570516063.unknown
_1570516044.unknown
_1570516045.unknown
_1570516061.unknown
_1570516025.unknown_1570516043.unknown
_1570515984.unknown
_1570516004.unknown
_1570516022.unknown
_1570516003.unknown
_1570516001.unknown
_1570515961.unknown
_1570515983.unknown
_1570515982.unknown
_1570515958.unknown
_1570515959.unknown
_1570515934.unknown
_1570515840.unknown
_1570515894.unknown
_1570515913.unknown
_1570515914.unknown
_1570515932.unknown
_1570515912.unknown
_1570515872.unknown
_1570515890.unknown
_1570515893.unknown
_1570515873.unknown
_1570515841.unknown
_1570515870.unknown
_1570515799.unknown
_1570515820.unknown
_1570515839.unknown
_1570515818.unknown
_1570515817.unknown
_1570515774.unknown
_1570515776.unknown
_1570515798.unknown
_1570515796.unknown
_1570515775.unknown
_1570515243.unknown
_1570515246.unknown
_1570515231.unknown
_1570515242.unknown
_1570515230.unknown
_1570515229.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes