Buscar

03 MULTÍMETRO

Prévia do material em texto

Disciplina: ELETRICIDADE APLICADA - CCE0013
Turma: ELETRICIDADE APLICADA (CCE0013/1806151) 3014
Multímetro Digital Multímetro Analógico Display de cristal líquido Ponteiro Melhor para medir tensões e resistores Melhor para testar a maioria dos componentes eletrônicos.
Um multímetro digital oferece a facilidade de mostrar diretamente em seu visor, que chamamos de display de cristal líquido, o valor numérico da grandeza medida, sem termos que ficarmos fazendo multiplicações (como ocorre no analógico).
Além destas ele pode ter escalas para outras medidas como: temperatura, frequência, semicondutores, capacitância, ganho de transistores, etc. Em multímetros digitais o valor da escala já indica o máximo valor a ser medido por ela, independente da grandeza. A seleção entre as escalas pode ser feita através de uma chave rotativa, chaves de pressão, chaves tipo H-H ou o multímetro pode mesmo não ter chave alguma, neste caso falamos que o multímetro digital é um aparelho de auto-range, ou seja, ele seleciona a grandeza e a escala que está sendo medida automaticamente. Uma coisa muito importante ao usar um multímetro digital é saber selecionar a escala correta para a medição a ser feita. Para medirmos uma tensão por exemplo, é necessário que conectemos as pontas de prova em paralelo com o ponto a ser medido. Se quisermos medir a tensão aplicada sobre uma lâmpada devemos colocar uma ponta de prova de cada lado da lâmpada, isto é uma ligação paralelo. Cuidados na Utilização do Voltímetro A graduação máxima da escala deverá sempre ser maior que a tensão máxima que se deseja medir. 2. Procura fazer a leitura mais próxima possível do meio da escala, para que haja maior precisão. 3. O ajuste de zero deve ser feito sempre que for necessário com ausência de tensão. 4. Evitar qualquer tipo de choque mecânico. 5. Usar o voltímetro sempre na posição correta, para que haja maior precisão nas leituras. 6. Caso o voltímetro tenha polaridade, o lado (+) do mesmo deve ser ligado ao pólo positivo da fonte e o lado (-) do aparelho com o negativo da fonte Cuidados na utilização do ohmímetro 01- A graduação máxima da escala deverá ser sempre maior que a resistência máxima que se deseja medir. 02- Ajustar o ohmímetro a zero toda vez que se for medir uma resistência. 03- A resistência deve ser medida sempre com ausência de corrente e desconectada do circuito. 04- Evitar choque mecânico do aparelho. 05- Usar o aparelho sempre na posição correta, para minimizar erros de medição. 3 – DESCREVER TAMBÉM COMO SE FAZ OS CUIDADOS A SEREM TOMADOS PARA A MEDIÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA. A graduação máxima da escala deverá ser sempre maior que a corrente máxima que se deseja medir. 2. Procurar utilizar uma escala, onde a leitura da medida efetuada seja o mais próximo possível do meio da mesma. 3. Ajustá-lo sempre no zero, para que a leitura seja correta (ajuste feito com ausência de corrente). 4. Evitar choques mecânicos com o aparelho. 5. Não mudar a posição de utilização do multímetro, evitando assim leituras incorretas. 6. Obedecer à polaridade do aparelho, se o mesmo for polarizado. O pólo positivo (+) do amperímetro ligado ao pólo positivo da fonte e o pólo negativo (-) ao pólo negativo do circuito.

Outros materiais