Buscar

DIREITO PENAL 04082017

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL 04/08/2017
→ Ramo do direito que estabelece os crimes e as penas, e também regras específicas de aplicações das normas penais.
 ↓
Finalidade principal: É A PROTEÇÃO DOS BENS JURÍDICOS MAIS IMPORTANTES AOS HOMENS, OU SEJA, AQUELES QUE SÃO ESSENCIAIS AO MEIO SOCIAL E QUE NÃO ESTÃO SUFICIENTEMENTE TUTELADOS PELOS OUTROS RAMOS DO DIREITO. BENS JURÍDICOS SÃO AQUELES QUE DESPERTAM O INTERESSE DO HOMEM E QUE SÃO SUSCETÍVEIS DE PROTEÇÃO JURÍDICA. 
ex.: Vida→ art.121-art.128 
 Patrimônio→art.
Finalidade secundária: 
*preventiva- Na finalidade preventiva, o DP ao estbelecer os crimes e as penas, querem evitar que a infração aconteça, prevenindo os crimes.
*retribuitiva- Na finalidade retribuitiva, o DP viabiliza através de suas normas, que as autoridades providenciem a punição do criminoso, retribuindo, atrvés das penas, o mal que ele fez ao meio social. 
Fontes:
*direita- lei (art.22, I CF)
A fonte maior do DP é a lei penal, que de acordo com o art.22, i CF, compete ao poder legislativo da união, sendo certo que os poderes legislativos municipais e estaduais não podem tratar de Direito Penal.
→ O princípio da legalidade (art. 1º CP/02 e art. 5º CF XXXIX, XL)
*indiretas- 
Os costumes decorrem de comprtamentos praticados pelas pessoas no meio social que, com o passar do tempo são aceitos como condutas normais. Os costumes, por si só, não revogam crimes e nem criam novos delitos, no entanto, pressionam o legislador para que, através de novas leis, modernize o Direito penal.

Outros materiais

Perguntas Recentes