Buscar

INICIAL GUARDA COMPARTILHADA

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA _____________/SP
NOME DO PAI, brasileiro, estado civil, profissão, portador da cédula de identidade RG nº RG DO PAI , inscrito no CPF sob nº , residente e domiciliado na Rua, São Paulo/SP, CEP , por sua advogada adiante assinada, com escritório profissional no endereço Rua ______________________________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 1583 e 1589 do Código Civil, propor
AÇÃO DE FIXAÇÃO DE GUARDA 
relativamente a NOME DO FILHO, nascido(s) em dia, mês e ano, menore(s) absolutamente/relativamente incapaze(s), conforme certidõe(s) de nascimento em anexo, em face de NOME DA MÃE, brasileira, estado civil, portadora da cédula de identidade RG nº , inscrita no CPF sob o nº , residente e domiciliada na Rua , São Paulo/SP, CEP , pelos motivos de fato e de direito a aduzidos a seguir:
	
	
	
DOS FATOS
O Autor e a Ré contraíram matrimônio em dia, mês e ano. /OU O Autor e a Ré conviveram em união estável durante cerca de dez anos. Desse relacionamento adveio o nascimento de NOME DO FILHO, em dia, mês e ano do nascimento. 
O relacionamento teve fim em DATA.
Ocorre que o(a) Requerente deseja a fixação da guarda compartilhada, para regulamentar a situação de fato existente e melhor poder conviver e colaborar com as responsabilidades sobre o(a/s) filho(a/s).
Note-se que o(a) Requerente é pessoa idônea e sempre teve um excelente relacionamento com o(a)(s) filho(a)(s). Ademais, sempre zelou na sua criação.
Com a guarda compartilhada, tanto a mãe quanto o pai exercerão a responsabilidade conjunta e o exercício de direitos e deveres relativos ao(à/s) filho(a/s).
Requer que tal guarda seja estabelecida com fixação da residência da criança na casa materna. 
(confirmar com assistido(a)).
Todavia, pleiteia que seja garantida a convivência do genitor com filho(a) diariamente. Isso porque a genitora levará a criança todos os dias de manhã para à escola e, por volta das 11h50min da manhã, o genitor pega a menina no local e a leva para sua própria casa, onde a mãe a retira depois do trabalho 
(conversar com as partes como funcionará)
Aos finais de semana, a criança ficará com a genitora, havendo outros períodos de convivência paterna livres. 
 
Esclarece que essa divisão já tem funcionado bem entre os pais da criança. Ambos, inclusive, zelam por suas questões escolares e de saúde. 
E, como ambos colaboram equilibradamente com as despesas, gastos e cuidados da menina, o(a) Requerente entende ser dispensável a fixação de pensão alimentícia. Logo, os gastos com a manutenção do(a/s) filho(a/s) serão divididos entre ambos os genitores na medida de suas possibilidades, a fim de consolidar a situação fática ora existente. 
Ou
.....Apesar da guarda compartilhada, o(a) Requerente entende que tem (ou que a outra parte tem) maiores despesas com os gastos direitos da(s) criança(s). 
Assim, pede que o genitora/a genitora colabore com o sustento do (a/s) filho (a/s) com alimentos OU oferece colaboração com o sustento do filho..... 
....no montante de 33% de seus rendimentos líquidos, na hipótese de vínculo empregatício, incluindo 13º, férias, horas extras, adicionais de qualquer espécie, participação nos lucros da empresa, bonificações, eventuais verbas rescisórias, excetuado o FGTS, desde que tal percentual nunca seja inferior a 100% do salário mínimo. 
O valor será descontado em folha de pagamento pela Empresa_____________________________.
Na hipótese de desemprego ou trabalho autônomo, pede que fique estabelecida pensão de 100% do salário mínimo, todo dia 10 de cada mês. 
Em qualquer hipótese, o valor deverá ser feito em conta bancária em nome da representante do(a) filho(a): Banco_________, Ag.________, Conta_________. 
 (caso a mãe não possua conta)
...Em qualquer hipótese, o valor deverá ser feito em conta bancária a ser informada futuramente pelo(a) representante da criança. Requer-se, inclusive, a expedição de ofício ao Banco do Brasil para que seja aberta conta destinada ao recebimento da pensão. 
DO DIREITO: 
O(a) Requerente requer que guarda da criança seja exercida de forma compartilhada, nos termos dos arts. 1.583 e 1584, do CC e da recente lei que regula o assunto (LEI Nº 13.058, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014).
Art. 1.583. (...) 
§ 2o  Na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos.
Ademais, como é cediço, o sustento, a guarda e a educação dos filhos menores constituem dever de ambos os pais, independentemente da natureza da entidade familiar (artigos 1.566, IV, 1.634, I e II, e 1.724, todos do Código Civil, e artigo 22 da Lei 8.069/90), o que encontra assento no artigo 229 da Constituição da República. 
O fim do relacionamento dos pais não leva à cisão nem quanto aos direitos nem quanto aos deveres com relação à prole. A separação não deve comprometer a continuidade da convivência com ambos os genitores. [1: Maria Berenice Dias. Manual de direito das famílias. 9 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.]
	Com o rompimento da convivência dos pais, há apenas a fragmentação de um dos componentes da autoridade parental. Ambos continuam detentores do poder familiar, mas, em regra, o filho fica sob a guarda de um, e ao outro é assegurado o direito de visitas.
Em litígios que envolvam guarda, deve o julgador orientar-se para a solução que melhor atenda aos interesses da criança envolvida. No caso, tem o Autor que o princípio da prevalência dos interesses da criança somente será atendido se a guarda do(s) filho(s) for fixada de forma compartilhada, em consonância com a atual legislação sobre o tema. 
DO PEDIDO
Isto posto, requer:
A concessão dos benefícios da justiça gratuita por ser o Autor pessoa pobre na acepção jurídica do termo;
A citação da Ré, com os benefícios do art. 812, §2º, do CPC, para que responda aos termos da exordial, sob pena de sofrer os efeitos da revelia;
A procedência do pedido, com o fim de fixar a guarda compartilhada. 
Seja estabelecida a colaboração do genitor em 33% dos seus rendimentos líquidos, na hipótese de vínculo empregatício, incluindo 13º, férias, horas extras, adicionais de qualquer espécie, participação nos lucros da empresa, bonificações, eventuais verbas rescisórias, excetuado o FGTS, desde que tal percentual nunca seja inferior a 100% do salário mínimo, valor que fica estabelecido para o caso de desemprego ou trabalho autônomo, com pagamento todo dia 10 de cada mês. 
 seja expedido ofício à empregadora do alimentante: Empresa_________________________________, para que promova o desconto em folha de pagamento e depósito na conta bancária_______________________(ou a ser informada).
seja expedido ofício ao Banco do Brasil para abertura de conta destinada ao recebimento da pensão. 
A condenação da Ré ao pagamento de custas processuais e honorários de sucumbência;
Protesta provar o alegado por todos os meios em Direito admitidos, em especial pelo depoimento pessoal da Ré, sob pena de confissão, pela oitiva das testemunhas posteriormente arroladas, além de outras que se mostrem cabíveis à espécie; 
Dá à causa o valor de R$ 1000,00 (mil reais) ou o valor de 12x a pensão, se tiver pedido
Nestes termos, pede deferimento.
Diadema, __ de _________ de ____ .
ADVOGADA
OAB Nº
NOME
Requerente
DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA
Eu, ____________________________________________________________, portador (a) da cédula de identidade RG nº______________________________, telefone residencial _______________________, celular ____________________________, declaro (a), sob as penas da lei, que não estou em condições de pagar as custas processuais e os honorários advocatícios, sem prejuízo do meu sustento e da minha família. 
Cidade,_________________________.
___________________________________________
1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes