Buscar

Histologia do trato gastrointestinal

Prévia do material em texto

A estrutura histológica do tubo digestivo consiste basicamente de quatro camadas distintas: mucosa, submucosa, muscular e serosa. 
A camada mucosa é subdividida em outras três camadas: 
- O revestimento epitelial;
- Lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo rico em v.s, v.l células musc. lisas e algumas vezes com glândulas e tecido linfoide; 
- Muscular da mucosa, que consiste em duas subcamadas delgadas de células musculares lisas, a mais interna sendo circular e a mais externa sendo longitudinal.
A camada submucosa é composta por tecido conjuntivo com muitos vasos sanguíneos e linfáticos e um plexo nervoso submucoso (ou de Meissner), esta camada pode conter também glândulas e tecido linfoide.
A camada muscular contém células musculares lisas orientadas em espiral, a mais interna é geralmente circular e a mais externa é geralmente longitudinal e entre essas duas camadas há o plexo nervoso mioentérico (ou de Auerbach) e tecido conjuntivo com v.s e v.l.
A serosa é formada por uma camada de tecido conjuntivo frouxo, revestida por um epitélio pavimentoso simples (o mesotélio).
Cavidade oral
Teto-palato:
- Palato duro: é uma lâmina óssea. Acime dela está a mucosa respiratória e abaixo a mucosa oral..
- Palato mole: úvula palatina, com músculos como o tensor do véu palatino, levantador do véu palatino, palatofaríngeo, palatoglosso e músculo da úvula. 
Istmo das fauces
- é a abertura entre a cavidade oral e a parte oral da faringe.
Dentes e gengiva
- a gengiva é uma região especializada da mucosa oral que circunda os dentes e cobre regiões adjacentes ao osso alveolar.
- em adultos: 32 dentes 2 incisivos, 1 canino, 2 pré- molares e 3 molares. 
- todos os dentes são supridos por vasos que se ramificam direta ou indiretamente da artéria maxilar. 
- todos os nervos que abrangem os dentes e a gengiva são ramos do nervo trigêmeo (v).
Língua
- é uma massa de músculo estriado esquelético revestida por uma camada mucosa cuja estrutura varia de acordo com a região. 
* Papilas linguais: são elevações do epitélio oral e lâmina própria que assumem diversas formas e funções. Podem ser: 
1. Filiformes: formato cônico alongado, são numerosos e estão sobre toda a superfície dorsal da língua. Têm função mecânica de fricção. Seu epitélio de revestimento é queratinizado e não possui botões gustativos. 
2. Fungiformes: formato de cogumelo e contém poucos botões gustativos em sua superfície superior.
3. Foliadas: pouco desenvolvidas em humanos.
4. Circunvaladas: 7 a 12 estruturas grandes circulares com as superfícies achatadas que se estendem acima das outras papilas. Estão distribuídas na região v lingual. Contém glândulas serosas (denominadas glândulas de von Ebner) secretam seu conteúdo no interior de uma profunda depressão que circunda cada papila e secretam também a lipase lingual.
* Botões gustativos: estruturas em forma de cebola com capacidade de perceber o salgado, azedo, amargo, doce e o umami (saboroso).
Faringe
- é uma região de transição: oral, digestivo e respiratório.
- possui muitas glândulas salivares de secreção mucosa.
- é revestida por epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado na região contínua ao esôfago e epitélio pseudo estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes, próxima a cavidade nasal. 
No esôfago:
- mucosa revestida por epitélio pavimentoso estratificado.
- Porção proximal: camada muscular exclusivamente de fibras musculares estriadas esqueléticas (esfíncter superior importante para a deglutição) 
- Porção medial: mistura entra fibras estriadas esqueléticas e lisas.
- Porção distal: células musculares lisas.
*somente a porção do esôfago na cavidade peritoneal é recoberta por uma membrana serosa, o restante é envolvido por uma camada de tecido conjuntivo, a adventícia. 
*na submucosa há glândulas esofágicas que secretam muco.
*na lâmina própria há glândulas que também secretam muco, chamadas glândulas esofágicas da cárdia que estão localizadas principalmente na porção distal mais próxima ao estômago.
No estômago:
Esse órgão é dividido anatomicamente em quatro camadas, mas histologicamente são consideradas três partes:
A Cárdia: sua mucosa contém glândulas tubulares simples ou ramificadas. Muitas das células secretoras produzem muco e lisozima mas poucas dessas células produzem HCl.
O Fundo e Corpo: sua mucosa esta preenchida por glândulas tubulares, que são divididas em três regiões: istmo, colo e base. No istmo há muitas células mucosas em diferenciação, células tronco e células oxínticas. No colo há células tronco, mucosas do colo e parietais. Na base estão as parietais e principais. As células enteroendócrinas estão no colo e na base das glândulas.
O Piloro: contém fossetas gástricas profundas, nais quais as glândulas pilóricas tubulosas simples ou ramificadas se abrem e secretam muco e lisozima. Contém também muitas células G, que liberam gastrina. 
*Ainda no estômago são encontradas: 
Células-tronco: reposição das células mucosas e as migrações mais profundas podem se diferenciar em outras células.
Célula mucosa do colo: secreção de mucina, que tem propriedades anti-microbianas.
Célula parietal (ou oxíntica): formação de HCl, secreção de histamina e gastrina.
Célula zimogênica: sintetizam e exportam proteínas, como o pepsinogênio e a enzima lipase.
Célula enteoendócrinas: secreção de hormônios.
Célula G: secreção de gastrina.
No Intestino delgado:
- Para o aumento da superfície de contato há as pregas permanentes (dobras na mucosa e na submucosa de forma semilunar, circular ou espiral. Há também as vilosidades intestinais (projeções alongadas formadas pelo epitélio e pela lamina própria, que tem forma de folha no duodeno)). Os vilos têm revestimento do tipo cilíndrico e simples com muitas células absortivas e caliciformes. 
- Possui criptas com formato tubular e é o compartimento absortivo do intestino que contém células absortivas, caliciformes, enteroendócrinas, de Paneth e tronco. 
 
*No intestino são encontradas ainda:
Células absortivas: são colunares altas micro vilosidades, sendo um agrupamento delas chamada de borda em escova (mb celular envolve um eixo de micro filamentos de actina associados a fibrina e vilina. São responsáveis pela produção de dissacaridases e dipeptidases e a internalização de moléculas nutrientes. 
Células caliciformes: estão presentes em menor quantidade no duodeno, maior no íleo. Produzem glicoproteínas do tipo mucina.
Células de Paneth: contém grânulos de secreção eosinofíicas contêm lisozimas e defensinas. Tais células são localizadas na porção basal das criptas intestinais. 
Células M (microfold): defesa. Células epiteliais especializadas que recobrem folículos linfoides das placas de peyer (aparece como uma área oval sem vilosidades). Contêm também numerosas invaginações basais que contém muitos linfócitos e macrófagos. Têm a lâmina basal é descontínua. 
Células endócrinas do intestino: possui efeitos parácrinos (locais) ou endócrinos (no sangue).
Células tronco: localizadas no terço basal da cripta entre as células de Paneth.
No Intestino Grosso:
- Não há pregas nem vilosidades na camada mucosa, exceto em sua porção distal. 
- Possui criptas longas e com muitas células caliciformes e poucas enteroendócrinas. 
- As células absortivas são colunares e contém micro vilosidades curtas e irregulares.
- A lâmina própria é rica em GALT, que podem se estender à submucosa. 
- Camada muscular interna é circular e a externa é longitudinal (formam as tênias do cólon).
- Apêndice é um divertículo do ceco.

Outros materiais