Buscar

Biblioteca 1036223

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Controladoria
Prof.: André Thomaz
Aula 1
*
Introdução a Controladoria
Segundo Mosimann e Fisch (1999, p.88), a Controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques:
*
Introdução a Controladoria
a) como um órgão administrativo com missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa; e
b) como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências.
*
Introdução a Controladoria
A controladoria como unidade administrativa é responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas. ótimas.
*
Introdução a Controladoria
Já como ramo do conhecimento humano, é responsável pelo estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção dos sistemas de informações, no sentido de suprir, adequadamente, as necessidades informativas dos gestores e os induzir durante o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões ótimas.
*
Introdução a Controladoria
O objeto principal da controladoria é o estudo e a prática das funções de planejamento, controle e registro e a divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira das empresas em geral.
*
Introdução a Controladoria
Os modernos conceitos de administração e gerência enfatizam que uma eficiente e eficaz controladoria está capacitada a:
Organizar e reportar dados e informações relevantes para os tomadores de decisões;
*
Introdução a Controladoria
Manter permanentemente monitoramento sobre os controles das diversas atividades e do desempenho de outros departamentos; e
 
Exercer uma força capaz de influir nas decisões dos gestores da entidade.
*
Introdução a Controladoria
Pode-se ressaltar a importância da controladoria como unidade organizacional orientada para o efetivo suporte ao processo decisório, por meio da proposição de seus objetivos de atuação:
*
Introdução a Controladoria
Subsídio, de forma ampla e incondicional, ao processo de gestão, propiciando aos diversos gestores as condições necessárias ao planejamento, acompanhamento e controle dos resultados dos negócios, de forma detalhada e global;
*
Introdução a Controladoria
Contribuição para que os gestores ajam no sentido de otimizar os recursos, 
devem ‘vestir a camisa’ 
a camisa de especialistas em suas áreas
propiciar à empresa a melhor contribuição em suas áreas de atuação, 
o resultado ótimo da organização depende do perfeito conhecimento da atividade empresarial e de suas inter-relações;
*
Introdução a Controladoria
Certificação de que os sistemas de informação, para apoio ao processo de gestão, gerem informações adequadas aos modelos decisórios dos principais usuários na organização e também o registro dos impactos causados pelas decisões realizadas;
*
Introdução a Controladoria
Certificação da padronização, homogeneização de instrumentos (políticas, normas, procedimentos e ações) e informações (sobre desempenhos e resultados planejados e realizados) em todos os níveis de gestão da organização;
*
Introdução a Controladoria
Desenvolvimento de relações com os agentes de mercado, que interagem com a empresa, no sentido de identificar e atender às demandas impostas à organização.
*
Introdução a Controladoria
As raízes da teoria contábil estão relacionadas com as teorias da decisão, da mensuração e da informação.
*
Introdução a Controladoria
Teoria da decisão: É  tida como o esforço para explicar como as decisões realmente acontecem; para a tomada de decisões, ela objetiva solucionar problemas e manter o caráter preditivo através de um modelo de decisão. A tomada de decisões racionais depende de informações ou dados.
*
Introdução a Controladoria
Teoria da mensuração: Trabalha com o problema de avaliação dos dados e por isso é importante que esta seja estabelecida corretamente.
*
Introdução a Controladoria
Teoria da informação: Vem de acordo com o seu propósito, que é possibilitar a uma organização alcançar seus objetivos pelo eficiente uso de seus outros recursos. Em um sentido muito abrangente, a ideia de eficiência é expressa na relação entre entradas e saídas.
*
Introdução a Controladoria
Assim, podemos observar que a Contabilidade saiu, nas últimas décadas, da teoria do lucro (mensuração, comunicação da informação) para a teoria da decisão (modelos de decisão e produtividade). Com isso, unindo esses conceitos, pode-se entendê-la (a Controladoria) como a forma de acontecer a verdadeira função contábil.
*
Introdução a Controladoria
Kanitz (1976, p. 7-8) estabeleceu como função primordial da Controladoria a direção e a implantação dos sistemas de:.
*
Introdução a Controladoria
Informação: compreendendo os sistemas contábeis e financeiros da empresa, sistema de pagamentos e recebimentos, folha de pagamento etc.
Motivação: referente aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento das pessoas diretamente atingidas.
*
Introdução a Controladoria
Coordenação: visando centralizar as informações com vistas à aceitação de planos sob o ponto de vista econômico e à assessoria da direção da empresa, não somente alertando para situações desfavoráveis em alguma área, mas também sugerindo soluções.
*
Introdução a Controladoria
Avaliação: com intuito de interpretar fatos e avaliar resultados por centro de resultado, por área de responsabilidade e desempenho gerencial.
Planejamento: de forma a determinar se os planos são consistentes ou viáveis, se são aceitos e coordenados e se realmente poderão servir de base para uma avaliação posterior.
*
Introdução a Controladoria
Acompanhamento: relativo à contínua verificação da evolução dos planos traçados para fins de correção de falhas ou revisão do planejamento.
*
Introdução a Controladoria
Já Heckert e Wilson estabeleceram como funções da Controladoria:
*
Introdução a Controladoria
a função de planejamento, que inclui o estabelecimento e a manutenção de um plano operacional integrado por meio de canais gerenciais autorizados, de curto e de longo prazo, compatível com os objetivos globais, devidamente testado e revisado, e abrangendo um sistema e os procedimentos exigidos;
*
Introdução a Controladoria
a função de controle, que inclui o desenvolvimento, o teste e a revisão por meios adequados dos padrões satisfatórios contra os quais deve-se medir o desempenho real, e a assistência à administração no incentivo à conformidade dos resultados reais com os padrões;
*
Introdução a Controladoria
a função de relatar, que inclui preparação, análise e interpretação dos fatos financeiros e números para o uso da administração, envolve uma avaliação desses dados em relação aos objetivos e métodos da área e da empresa como um todo, e influências externas e preparação e apresentação de relatórios a terceiros como órgãos governamentais, acionistas, credores, clientes, público em geral, conforme suas exigências;
*
Introdução a Controladoria
a função contábil, que inclui o estabelecimento e a manutenção das operações da contabilidade geral e da contabilidade de custos da fábrica, da divisão e da empresa como um todo, juntamente com os sistemas e métodos referentes ao projeto, instalação e custódia de todos os livros contábeis, os registros e formas requeridos para registrar objetivamente as transações financeiras e adequá-las aos princípios contábeis, com o respectivo controle interno; e
*
Introdução a Controladoria
outras funções relacionadas, de responsabilidade primária, que incluem supervisão e operação de tais áreas como: impostos, abrangendo questões locais, estaduais e federais, relação com o fisco e a
auditoria independente; seguros, em termos de adequação de cobertura e manutenção dos registros; desenvolvimento e manutenção de instruções padrão, procedimentos e sistemas; programas de conservação de registros; relações públicas com o mercado financeiro; e, finalmente, a coordenação de todos os sistemas e instrumentos de registro dos escritórios da empresa.
*
Introdução a Controladoria
Em suma, a Controladoria deve prestar-se para a contínua assessoria, no sentido de contribuir para o aprimoramento da empresa, por meio de críticas construtivas e inteligentes.
*
Introdução a Controladoria
*
Introdução a Controladoria
Dale (apud MOSIMANN e FISCH, 1999, p.91-92)  resumiu as funções do controller às seguintes:
Fornecer a informação básica para controle gerencial por meio da formulação de políticas de contabilidade e de custos, procedimentos e padrões, preparação de demonstrações financeiras e manutenção dos livros contábeis, direção da auditoria interna e controles de custos; Orçar e controlar operações e resultados;e instrumentos de registro dos escritórios da empresa.
*
Introdução a Controladoria
Atividades específicas de controle:
Contas gerais
Estoques
Estatísticas
Impostos
Preparar e interpretar as demonstrações financeiras
Fazer Auditoria Interna
Interpretar dados do controle
*
Introdução a Controladoria
Principais atividades desenvolvidas pelos profissionais de controladoria
Área contábil e de custos;
Área fiscal;
Manuais de políticas; 
Orçamento
Relatórios Gerenciais
Sistemas
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais