Buscar

Biossegurança e ergonomia RESPOSTAS I e II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questionário Unidade I
1)Considerando que biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		b.
	  Nunca pipetar com a boca, nem mesmo com água destilada, durante qualquer procedimento realizado em laboratório
	
	
2)São exemplos de barreiras primárias de biossegurança em laboratórios:
B.Luvas, óculos protetores, cabine de segurança biológica
3)A respeito de risco em biossegurança, assinale a opção correta:
	e.
	 Em biossegurança, os riscos são classificados como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
4)Considerando o nível de biossegurança 1 (nível básico de contenção), assinale a opção correta:
	
c.
	No laboratório, todos os procedimentos técnicos e administrativos devem estar descritos e ser conhecidos pelos técnicos envolvidos em sua execução.
5)Os laboratórios de biologia molecular, em seu caráter intrínseco, dedicam-se ao estudo do DNA, do RNA e das proteínas. Em relação à biossegurança e às boas práticas aplicadas a esse ambiente, assinale a alternativa que apresenta os principais riscos à biossegurança:
	d.
	Organismos geneticamente modificados. 
6)Nos cuidados com a biossegurança, a lavagem das mãos é uma das principais medidas para evitar infecções cruzadas. Podemos afirmar sobre a lavagem das mãos, exceto:
	d.
	Caso as luvas sejam rasgadas ou puncionadas durante o procedimento, elas deverão ser removidas imediatamente e novamente enluvadas para completar o procedimento, sem a necessidade da lavagem das mãos.
7)Para o trabalho adequado em laboratórios com nível de biossegurança do tipo 1 (NB-1), assinale a opção em que o tipo de conduta é apenas recomendado, porém, não é obrigatório para quem trabalha nestes ambientes:
a)Uso de óculos protetor para quem usar lentes de contato.
8)A Lei nº 11.105/2005 − Lei de Biossegurança − estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados (OGM) e seus derivados, além de dar outras providências. No que se refere a essa lei, assinale a alternativa correta:
b)Compete ao Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS) avocar e decidir, em última e definitiva instância, com base em manifestação da CTNBio e, quando julgar necessário, dos órgãos e entidades referidos no art. 16 da Lei nº 11.105/2005, no âmbito de suas competências, sobre os processos relativos a atividades que envolvam o uso comercial de OGM e seus derivados. 
9)A Organização Mundial da Saúde propôs uma categorização aplicada em conformidade com o nível de biossegurança: a classe de risco, referência para determinar o nível de contenção requerido na manipulação de determinado agente patogênico. A respeito desse assunto, é correto afirmar que os agentes biológicos da classe de risco 2 são considerados de:
b)moderado risco individual e limitado risco para a comunidade, como o Schistosoma mansoni e o vírus da rubéola.  
10)No ambiente de trabalho existem alguns fatores que podem interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São alguns exemplos: levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, tarefas excessivamente repetitivas e postura inadequada de trabalho. A esses exemplos damos o nome de:
a)Riscos ergonômicos.
Questionário Unidade II
1) De acordo com a NR-6 − Equipamento de Proteção Individual − EPI, 
c)cabe ao empregador adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade. 
2) Equipamento de Proteção Individual – EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual, que se destina à proteção do trabalhador no exercício de suas atividades profissionais.
Quanto ao EPI, cabe ao trabalhador:
e)responsabilizar-se pela guarda e conservação do equipamento. 
3) Acerca de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs), assinale a alternativa correta.
e)Óculos de proteção e de segurança são exemplos de EPIs que devem ter o certificado de aprovação (CA). 
4) São produtos eficazes para a desinfecção do ambiente e de superfícies, exceto:
d)Cloreto de Magnésio. 
5) Um bisturi é um instrumento cirúrgico usado para fazer incisões, caracterizado por possuir uma lâmina muito afiada. Há diversos tamanhos de cabo e tipos de lâminas, para funções específicas. É um instrumento que deve ser esterilizado após o uso. Assinale a alternativa correta sobre o processo de esterilização.
	
	a- a esterilização deve ser procedida de uma limpeza e uma desinfecção.
	
6)O INSS adotou a expressão DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho), porque a expressão originalmente usada LER (Lesão por Esforço Repetitivo) passou a ser associada a tendinites e bursites de origens diversas, não associadas ao trabalho, desviando o sentido original da expressão. Para que houvesse a equivalência histórica nos documentos e artigos já publicados, o INSS adota a expressão LER/DORT. Analise as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
 I - Uma criança adquiriu uma lesão nos tendões do polegar devido ao excesso de movimentos no video game. Isso é uma DORT.
II - Uma costureira adquiriu uma lesão nos tendões do polegar devido ao excesso de movimentos na máquina de costura. Isso é uma DORT
III - Um pai, digitador profissional, adquiriu uma lesão nos tendões do polegar durante uma partida de video game com o filho. Isso é uma DORT.
	b.
	Apenas a afirmação II está correta.
7) Os processos de desinfecção visam à eliminação de células vegetativas presentes nos utensílios médico-hospitalares. Antes de se executar um processo de desinfecção é fundamental que se processe uma limpeza, para remoção de sujidades físicas e químicas. A instrução sobre não se enxaguar após qualquer processo de desinfecção deve constar:
	b.
	 No manual de boas práticas.
8) Um utensílio médico-hospitalar deve ser descontaminado por meio de uma desinfecção por um processo térmico, devendo eliminar 6 décadas. O que essa afirmação quer dizer? Assinale a alternativa correta:
	
c.
	O tempo e a temperatura de exposição do objeto devem ser dimensionados para reduzir a carga microbiana até 0,000 0001 vezes à carga original.
9) A Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para serviços de alimentação. Com base nesta resolução, julgue as alternativas a seguir:
I. O dimensionamento da edificação e das instalações deve ser compatível com todas as operações. Deve existir separação entre as diferentes atividades por meios físicos ou por outros meios eficazes de forma a evitar a contaminação cruzada.
II. As aberturas externas das áreas de armazenamento e preparação de alimentos, inclusive o sistema de exaustão, devem ser providas de telas milimetradas para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas. As telas devem ser removíveis para facilitar a limpeza periódica.
III. A iluminação da área de preparação deve proporcionar a visualização de forma que as atividades sejam realizadas sem comprometer a higiene e as características sensoriais dos alimentos. As luminárias localizadas sobre a área de preparação dos alimentos devem ser apropriadas e estar protegidas contra explosões e quedas acidentais.
IV. Devem ser realizadas manutenção programada e periódica dos equipamentos e utensílios e calibração dos instrumentos ou equipamentos de medição, mantendo registro da realização dessas operações.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
	a)I, II, III e IV
	
10) O design do laboratório constitui uma barreira física capaz de proteger o trabalhador dentro do laboratório. Assinale a alternativa que melhor complementa esse conceito:
	e.
	O design é construído pelo esforço conjunto por parte dos pesquisadores, técnicos de laboratório, arquitetos eengenheiros, dando uma conformidade multidisciplinar para obtenção da segurança necessária.
Questinário TeleAula I
1) Em relação a Biossegurança no Brasil podemos afirmar que:
Resposta : D - O avanço na pesquisa genética desencadeou a necessidade de discussão sobre biossegurança.
2) De acordo com a NR 26, as cores na sinalização, tem como funções:
Resposta : e. Todas as alternativas anteriores estão corretas
3) Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa falsa relacionada a lavagem das mãos:
Resposta : C - O uso das luvas dispensa a lavagem das mãos antes e após a realização de procedimentos.
4) Quanto a NR 32 é correto afirmar que:
Resposta :B - Estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.
Questinário TeleAula II
1) Entre as estratégias utilizadas na prevenção aos acidentes percutâneos podemos afirmar que:
Resposta :
	
e.
	Todas as alternativas estão corretas.
2) Em relação as medidas de precauções padrão e de isolamento, podemos afirmar que:
Resposta : 
	
c.
	Nas precauções de contato, a equipe de saúde deverá usar sempre avental ao entrar em contato com o paciente.
3) Assinale a alternativa que define a ergonomia:
Resposta : 
	d.
	Ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a  adaptar-se à tarefa”.
4) Medicamentos vencidos fazem parte de qual grupo de resíduos?
Resposta : B - Grupo B

Outros materiais