Buscar

Resumo de int Direito (grupo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito natural – jusnaturalismo 
A teoria do Direito natural é muito antiga ,estando presente na literatura judicial ocidental desde a aurora da civilização Europeia. Foi a forma de proteção encontrada pelos homens para contra a arbitrariedade do governo . 
São três as concepções básicas :
Cosmologia ou universal – Direito universal relativo a natureza humana e superior ao direito positivo .
Teológica – direito imposto por Deuses ,sendo as autoridades humanas meras porta-vozes desta vontade .
Racionalista- Direito da razão ,capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados sem deixar qualquer duvida possível . 
Aspectos comuns as três concepções :
A moral
Existência de apenas um Direito.
Orientações advindas de princípios e valores supremos.
Caso contrariado algum preceito a lei é invalidada .
No sec. XIX com as revoluções francesa e Burguesa começa o declínio do Jusnaturalismo, levando a separação entre a moral e o direito . 
Positivismo jurídico 
Surgindo na idade moderna, o Direito somente é aquele posto pelo Estado (por meio das autoridades competentes para tanto), ou seja, valida o direito positivo a ponto de não abrir margem à interpretação da norma legal: se determinada lei afirma que certo comportamento é errado, assim o será, excluindo qualquer interpretação voltada para o jusnaturalismo.
Correntes do Positivismo Jurídico
A escola exegese foi a primeira do positivismo, defendia que só o Estado pode criar o direito, por meio do Poder Legislativo. O seu objeto de estudo era o Código Civil de 1804, o Código de Napoleão, que representou um marco do movimento de codificação do direito no Século XIX. 
Um outro grupo com pensamentos diferentes se reuniram na Alemanha , liderada por Savigny a escola histórica era a primeira a usar a expressão ciência do direito e a pesquisa era sua principal ferramenta .A escola histórica defendia a ideia de formação espontânea do direito , marcada pelo espirito do povo , se contrapondo a ideia da escola Exegese e o jusnaturalismo .
Logo depois conhecemos o Pandectismo Alemão que se identificava com a escola Exegese , diferença entre elas era que a francesa era codicista e a Alemã doutrinaria . O Pandectismo era adepto a imperatividade dos conceitos jurídicos da Civil Law.
Normativismo Jurídico 
O grande nome do normativismo que acontecia no sec. Xx foi o de Hans Kelsen , inseriu uma nova metodologia própria para a ciência do Direito . Kelsen afirmava que os juristas têm que ter foco nas normas , nas quais se formam o ordenamento jurídico pregando a pureza metodologia de uma ciência pura do Direito.
A pirâmide de Kelsen - ordenamento jurídico são normas emanadas pelo Estado, de forma escalonada, dispostas em diferentes níveis hierárquico , no topo a constituição federal , abaixo, as leis complementares seguida de ordinárias , medidas provisória e leis delegadas ,com a base formada pelas resoluções .
Pós-positivismo e a critica a teoria de Hans Kelsen 
Houve uma aplicação distorcida da teoria de Kelsen , passando a servir de base para um afastamento do direito de parâmetros éticos , algo nunca defendido por Kelsen ,e com isso patrocinaram a perseguição a determinados grupos e minorias da sociedade . 
Miguel Reale e a estrutura tridimensional do direito 
A teoria tridimensional do direito foi criada pelo jurista e filósofo brasileiro Miguel Reale no trabalho de tese "fundamentos do Direito" (1940) e elaborado em caráter definitivo em seu livro homônimo de 1968. Ela prega a interpretação do direito sob três características simultâneas e complementares - a normativa, a fática e a axiológica -, unificando três correntes filosófico-jurídicas até então independentes (a normativista, a sociologista e a moralista, nessa ordem) e se tornando, se não a principal, uma das mais importantes teorias gerais do direito no Brasil e na América Latina. O trabalho de Reale surgiu, em grande parte, como uma reação às interpretações exclusivistas do direito pelas três principais escolas de pensamento na área, que são: a normativista, com enfoque no caráter normativo do direito, a sociologista, com enfoque nos fatos e contextos e a moralista, com enfoque nos valores (axiologia) do direito.

Outros materiais