Buscar

comportamento do consumidor resumo básico aula 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo básico da disciplina 
Comportamento do consumidor 
Quando começaram os estudos acerca do comportamento do consumidor?
Um dos primeiros estudos sobre o comportamento do consumidor foi realizado no final do século XIX, quando Thorstein Veblen avaliou os exageros do consumo no auge da Revolução Industrial. 
É a categoria que inclui empresas, indústrias, organizações com fins lucrativos, organizações sem fins lucrativos, órgãos de governo, instituições escolares, hospitais, todas as quais precisam comprar produtos, equipamentos e serviços para exercer suas atividades.
R: Consumidor organizacional
 O comportamento do consumidor estuda como as pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos. (Philip Kotler). Um dos primeiros estudos do comportamento do consumidor foi realizado no final do século XIX. Atualmente, compreender os indivíduos pode ser considerado:
R: Vantagem competitiva
Rocha e Christensen ressaltam que o estudo do comportamento do consumidor é um dos mais complexos da teoria de Marketing por reunir contribuições de diferentes ciências: Marque a alternativa em que a ciência NÃO CONTRIBUIU para tais estudos.
R: Economia, antropologia, psicologia e sociologia.
Segundo Solomon (2002:24), o comportamento do consumidor é entendido como o "estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram usam ou dispõem de produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos.
O comportamento do consumidor estuda como as pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos. (Philip Kotler). Esse estudo pode revelar condições para que a empresa conquiste:
Vantagem competitiva
De acordo com os estudos, vimos que ponto de partida para compreender o comportamento do consumidor é o modelo de estímulo e resposta. Quais são os estímulos de marketing?
produto, preço, promoção e praça.
O comportamento do consumidor pode ser caracterizado com um processo contínuo ou seja, um conjunto de estágios que compreende além da escolha, da compra e do uso de produtos, todo o processo de consumo, incluindo todos os aspectos que influenciam o consumidor antes, durante e após a compra.
De acordo com estudos, o comportamento do consumidor pode ser considerado um processo continuo. 
Selecionar um mercado por renda familiar é uma forma de segmentação socioeconômica
A segmentação consiste em dividir o mercado em grupos de consumidores, cujas reações aos esforços de marketing da empresa sejam similares para os que pertencem ao mesmo grupo e distinta dos demais grupos.
Marketing de relacionamento entre a empresa e consumidor.

Outros materiais