Buscar

BDQ CINESIOTERAPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601457207)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para um indivíduo que apresenta Dor Lombar Crônica com característica Funcional e Inespecífica (sem causas diretamente relacionadas com má postura, sem patologias em órgãos abdominais e sem alterações teciduais apresentadas nos Exames Radiológicos como Ressonância Magnética, Ultrasonografia ou Raio X) que ocorre na maioria das vezes devido a Instabilidade Lombo-pélvica (excesso de movimento na Região Lombo-pélvica). De acordo com este enunciado, qual das alternativas abaixo deve ser utilizada nas fases iniciais de Tratamento Cinesioterapêutico?
		
	
	Deve-se treinar isometricamente multífidos e transverso abdominal de forma que ocorra retificação da Lordose Lombar durante o Tratamento Cinesioterapêutico.
	 
	Deve-se manter co-contração de multífidos e transverso abdominal em posturas que não causam dor na região lombar no indivíduo com esta dor lombar.
	
	Deve-se treinar isometricamente multífidos e transverso abdominal de forma que ocorra aumento da Lordose Lombar durante o Tratamento Cinesioterapêutico.
	
	Deve-se realizar a flexão lateral de tronco com ênfase no trabalho do músculo Quadrado Lombar.
	
	Deve-se combinar exercícios de Rotação Lombar com Inclinação Pélvica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601455414)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A osteopatia:
		
	 
	é uma técnica específica de mobilização osteocinemática com grande amplitude e rápida ação de forma rítmica
	
	é um recurso utilizado para promover analgesia temporária e diminuição de edemas crônicos
	
	é uma ciência de terapia manual que utiliza pontos e meridianos corporais específicos para tratamento de dores agudas e crônicas
	 
	é uma ciência de terapia manual que utiliza movimento artrocinemático rápido, com pequena amplitude e grande precisão
	
	é uma técnica de terapia manual com objetivo de alongar tecidos moles
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601456708)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a execução de exercícios de fortalecimento através de elásticos coloridos, algumas condições devem ser levadas em consideração para a melhor execução do exercício, pois estas podem interferir na qualidade do programa de reabilitação e na intensidade da contração muscular. Assim, assinale a alternativa correta sobre o assunto.
		
	 
	O elástico deverá sempre formar um ângulo de 90 graus em relação ao segmento que se move para que a resistência oferecida seja a maior possível
	 
	A aplicação de resistência durante o exercício deve ser feita na parte distal do segmento onde os músculos eleitos para serem fortalecidos se inserem para a menor produção de força dos mesmos
	 
	Ao pensarmos na intensidade dos exercícios de fortalecimento através de elásticos coloridos e se o objetivo for melhorar a força muscular, devemos estimular maior número de repetições e ofertar menor carga
	
	a execução de exercícios de fortalecimento através de elásticos coloridos deve começar com elástico de maior resistência de força e progredir para os elásticos pequena resistência de força.
	
	Durante a execução de exercícios de fortalecimento através de elásticos coloridos deve ser estimulada a realização de movimentos substitutivos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601457739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como proposta postural para alongar toda cadeia muscular posterior e promover a mobilização neural do nervo ciático, qual das alternativas abaixo é a Conduta Cinesioterapêutica mais apropriada.
		
	 
	Manter-se na postura assentada com a seguinte posição final: (1) a coluna cervical, torácica, lombar e quadris bem flexionados, (2) músculo transverso abdominal contraído, (3) escápulas abduzidas, ombros posicionados a 90° de flexão e cotovelos totalmente estendidos com as mãos tentando alcançar a ponta dos dedos dos pés, (4) joelhos estendidos e (5) realizando simultaneamente dorsoflexão e flexão plantar de forma balística, de maneira lenta e suave e com leve desconforto neuromuscular durante a dorsoflexão.
	
	Manter-se em decúbito dorsal com a seguinte posição final: (1) a coluna cervical, torácica, lombar mantendo as curvas da coluna lombar em estado neutro e fisiológico, (2) músculo transverso abdominal relaxado, (3) ombros posicionados a 60° de flexão e cotovelos totalmente estendidos para segurar uma corda que ficará posicionando o quadril a 70° de flexão, os joelhos totalmente estendidos e o tornozelo em dorsoflexão estática com grande desconforto neuromuscular em toda região posterior do membro inferior alongado.
	
	Manter-se em assentado com o quadril e joelhos flexionados de forma que as plantas dos pés se toquem, (1) o paciente apoiando e as mãos apoiadas na parte medial do joelho e (2) o paciente forçando com peso dos braços e dos membros superiores levando o quadril para abdução.
	
	Manter-se em decúbito ventral com a seguinte posição final: (1) a coluna cervical, torácica, lombar mantendo as curvas da coluna lombar em estado neutro e fisiológico, (2) músculo transverso abdominal relaxado, (3) quadris em anteversão pélvica, (4) escápulas elevadas, ombros posicionados a 180° de flexão e cotovelos flexionados para segurar uma corda que ficará fixa no tornozelo posicionando o joelho em total flexão e o tornozelo em total flexão plantar estática com grande desconforto neuromuscular em toda região posterior do membro inferior alongado.
	
	Manter-se em pé com a seguinte posição final: (1) a coluna cervical, torácica, lombar e quadris bem estendidos, (2) músculo transverso abdominal contraído, (3) ombros posicionados a 20° de extensão e cotovelos totalmente estendidos, (4) joelhos estendidos e (5) realizando dorsoflexão e flexão plantar de forma balística de forma lenta e suave com leve desconforto neuromuscular durante a dorsoflexão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601456919)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito Mulligan foi elaborado pelo fisioterapeuta da Nova Zelândia Brian Mulligan. Sua filosofia compreende em eliminar uma dor ao movimento, eliminar uma dor em repouso e recuperar o arco de movimento. A sigla que se refere à técnica usada para tratar, especificamente, as dores e rigidez das articulações periféricas, através da mobilização associada à movimentação ativa é:
		
	
	Nenhuma das Anteriores
	
	NAGS Reverso
	
	NAGS
	
	SNAGS
	 
	MWM

Outros materiais