Buscar

SEMANA 3 feito

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II - CCJ0011 Título SEMANA 3 
Descrição Caso Concreto (OAB/FGV) O Município de Rio Fundo, informando de que o prédio em que se localizava a escola pública estadual local – prédio antigo, e de importante significado histórico para aquela comunidade – seria objeto de demolição para que ali se construísse um depósito de mercadorias do Estado, deflagra o procedimento destinado ao tombamento do bem. Concluídas as providências atinentes ao tombamento, o Governo do Estado ingressa com mandado de segurança objetivando a declaração da ilegalidade do tombamento, invocando em seu favor: 1º) ausência de competência legislativa do Município para dispor sobre a matéria de tombamento; e 2º) a impossibilidade jurídica de Município empreender a tombamento de bem estadual, por aplicação analógica do art. 2º, § 2º, do DL 3.365/1941. Analise os argumentos da impetração, manifestando-se pela concessão ou denegação da segurança. 
Resposta:Deverá ser denegada a ordem de segurança impetrada uma vez que não possuem substrato jurídico válido, os argumentos de direito trazidos pelo impetrante, cabendo pontuar que: 1 – Em se tratando de intervenção restritiva por tombamento o artigo 216 da CF confere a todos os entes federativos competência para legislar protetivamente quanto a tombamento, o que torna o município competente; 
2 – Nesta mesma linha de raciocínio quando aplicado o tombamento não haverá a incidência da ordem hierárquica advinda do Decreto 3365/41, Artigo 2º, §2º, permitindo-se assim que o município oferte iniciativa em tombar bem público estadual.
Questão Objetiva (OAB/FGV) No que concerne à intervenção do Estado sobre a propriedade privada, é correto afirmar que 
(a) a servidão administrativa afeta o caráter absoluto do direito de propriedade, implicando limitação perpétua do mesmo em benefício do interesse coletivo. 
(B) as limitações administrativas constituem medidas previstas em lei com fundamento no poder de polícia do Estado, gerando para os proprietários obrigações positivas ou negativas, com o fim de condicionar o exercício do direito de propriedade ao bem-estar social. 
(C) a requisição de bens móveis e fungíveis impõe obrigações de caráter geral a proprietários indeterminados, em benefício do interesse geral, não afetando o caráter perpétuo e irrevogável do direito de propriedade. 
(D) o tombamento implica a instituição de direito real de natureza pública, impondo ao proprietário a obrigação de suportar um ônus parcial sobre o imóvel de sua propriedade, em beneficio de serviços de interesse coletivo.

Outros materiais

Perguntas Recentes