Buscar

BDQ 1E 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101240700)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB) Acerca da intervenção do Estado na propriedade privada, assinale a opção correta:
		
	 
	A desapropriação, que consiste na transferência de propriedade de terceiro ao poder público, tem por objeto bens móveis ou imóveis, corpóreos ou incorpóreos, públicos ou privados.
	
	Ocorre a desapropriação indireta quando a entidade da administração direta decreta a desapropriação, sendo o processo expropriatório desenvolvido por pessoa jurídica integrante da administração descentralizada.
	
	A limitação administrativa consiste na instituição de ônus real de uso pelo poder público sobre a propriedade privada.
	
	A desapropriação por interesse social, para fins de reforma agrária, é de competência da União e dos estados, devendo ser realizada sobre imóvel rural que não esteja cumprindo a sua função social, mediante prévia indenização em títulos da dívida agrária.
	 2a Questão (Ref.: 201101840280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Estado de Roraima decidiu desapropriar várias propriedades com o intuito de implantar um programa social de habitação. Na fase executória da desapropriação pode-se afirmar:
		
	 
	Na Ação de Desapropriação, o expropriado apenas poderá discutir o valor indenizatório ou algum vício processual.
	
	Ocorre sempre por via judicial.
	
	O prazo para a imissão provisória na posse é de 180 dias após a declaração de urgência pelo Estado.
	
	O particular poderá realizar o saque de 100% do valor depositado em juízo pelo expropriante e a ação de desapropriação segue seu rito normal em relação aos valores controvertidos.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201101763990)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da Desapropriação, marque a afirmativa correta.
		
	
	Desapropriação é forma derivada de aquisição da propriedade.
	 
	Desapropriação é uma forma de intervenção supressiva do Estado na propriedade privada.
	
	A Desapropriação para fins de reforma agrária é de competência dos Estados, sendo que o pagamento da indenização da terra nua deve ser feito em títulos da dívida agrária e das benfeitorias úteis e necessárias em dinheiro.
	
	Desapropriação é uma forma de intervenção restritiva do Estado na propriedade privada.
	
	A Desapropriação para fins de reforma agrária é de competência dos Estados, sendo que o pagamento da indenização deve ser feito em títulos da dívida agrária.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201101240689)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(OAB) Quanto às características da intervenção do Estado na propriedade privada, podemos afirmar que:
		
	
	A propriedade é um direito fundamental consagrado na Constituição. Neste sentido, as modalidades de intervenção do Estado que objetivem restringir este direito são consideradas inconstitucionais, admitindo-se, apenas, caso haja acordo entre os Estado e o particular.
	
	A função social da propriedade, a supremacia do interesse público e o direito incondicional à propriedade, fundamentam as diversas formas de intervenção do Estado.
	
	A servidão administrativa corresponde a um direito de natureza pessoal.
	 
	Além do poder de policia, as modalidades restritivas de intervenção do Estado na propriedade privada são consideradas impositivas, cabendo ao particular apenas o dever de tolerância.
	 5a Questão (Ref.: 201101346664)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A concessão de serviço público:
		
	
	pode ser extinta por caducidade, isto é, pelo decurso do prazo do contrato;
	
	deve ser extinta por caducidade em caso de recuperação judicial;
	 
	pode ser extinta por encampação ou resgate, por motivo de interesse público, sempre mediante indenização e desde que haja autorização em lei específica;
	
	deve ser formalizada mediante contrato ao término do qual há reversão de todos os bens de propriedade da concessionária ao patrimônio público;
	
	deve ser extinta em caso de falência.
	 1a Questão (Ref.: 201101348081)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Unificado
Ambulância do Corpo de Bombeiros envolveu-se em acidente de trânsito com automóvel dirigido por particular, que trafegava na mão contrária de direção. No acidente, o motorista do automóvel sofreu grave lesão, comprometendo a mobilidade de um dos membros superiores. Nesse caso, é correto afirmar que
		
	 
	não haverá o dever de indenizar se ficar configurada a culpa exclusiva da vítima, que dirigia na contramão, excluindo a responsabilidade do Estado.
	
	está plenamente caracterizada a responsabilidade civil do Estado, que se fundamenta na teoria do risco integral.
	
	não se cogita de responsabilidade objetiva do Estado porque não houve a chamada culpa ou falha do serviço. E, de todo modo, a indenização do particular, se cabível, ficaria restrita aos danos materiais, pois o Estado não responde por danos morais.
	
	existe responsabilidade objetiva do Estado em decorrência da prática de ato ilícito, pois há nexo causal entre o dano sofrido pelo particular e a conduta do agente público.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101737813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Bruno é proprietário de pousada que está em regular funcionamento há seis anos e explora o ecoturismo. Na área em que a pousada está localizada, o estado da federação pretende instituir estação ecológica com o objetivo de promover a proteção da flora e da fauna locais. A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Não é possível o estado instituir a estação ecológica, pois fere o princípio da segurança jurídica, tendo em vista que a pousada funcionava regularmente há mais de cinco anos.
	 
	É possível a instituição da estação ecológica com a cessação da atividade econômica da pousada, desde que o Poder Público Estadual indenize Bruno pelos prejuízos que a instituição da unidade de conservação causar à sua atividade.
	
	É possível a instituição da estação ecológica pelo estado da federação, não impedindo o funcionamento da pousada, visto que Bruno tem direito adquirido ao exercício da atividade econômica.
	
	É possível a instituição da estação ecológica com a cessação da atividade econômica da pousada, não cabendo ao Poder Público qualquer forma de indenização, tendo em vista a supremacia do interesse coletivo sobre os interesses individualmente considerados.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101823077)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Mário, técnico judiciário, no exercício irregular de suas funções, praticou ato omissivo culposo que resultou em prejuízo ao erário e a terceiros. Considerando que Mário faleceu, seus sucessores:
		
	
	não serão responsáveis pela reparação do dano, uma vez que a responsabilidade civil não se estende aos sucessores do autor do dano.
	
	serão responsáveis pela reparação do dano até a satisfação integral do prejuízo, podendo ultrapassar, inclusive, o valor da herança recebida.
	
	não serão responsáveis pela reparação do dano, uma vez que não há responsabilidade civil decorrente de ato culposo.
	 
	serão responsáveis pela reparação do dano até o limite do valor da herança recebida.
	
	não serão responsáveis pela reparação do dano, uma vez que não há responsabilidade civil decorrente de ato omissivo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101346658)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A inadimplência de concessionária de serviço público, ensejadora de declaração da caducidade da concessão outorgada nos termos da Lei n.º 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, apura-se mediante
		
	
	ação judicial.
	
	averiguação no juízo arbitral.
	 
	processo administrativo.
	
	processo administrativo ou averiguação sumária.
	
	averiguação sumária ou ação judicial.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101924079)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em determinado município do Brasil,o prefeito foi indagado por um grupo de cidadãos e proprietários de terras a respeito da legalidade ou não de utilização de parte de suas terras para atender à demanda específica da administração municipal, quando de determinada seca que atingiu vários municípios limítrofes. Mesmo ¿autorizando¿ o uso das terras e seus poços, os cidadãos queriam receber uma espécie de aluguel pelo tempo de uso do imóvel. Em resposta, o prefeito informou que não há necessidade de ¿autorização¿ prévia, ou mesmo qualquer tipo de anuência, pois o instituto da REQUISIÇÃO nada prevê sobre tais solicitações. Em complemento, informou ainda que 97 o máximo que poderia haver seria uma indenização posterior, se comprovado efetivo dano aos proprietários. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/seca/2015-02-24/duas-cidade-da-grande-sp-sepreparam-para-tomar-pocos-de-agua-particulares.html ( caso meramente ilustrativo) Considerando o texto acima, bem como a legislação e doutrina específica sobre o tema, marque a opção que melhor analisa a resposta do prefeito.
		
	
	Incorreta. Não há necessidade de autorização prévia, e nem indenização, mas sim possibilidade de aluguel prévio.
	
	Incorreta. Trata-se de ocupação temporária.
	 
	Correta. Não há necessidade de autorização. Pode haver indenização posterior mediante comprovação do dano.
	
	Parcialmente correta. Não há autorização necessária, mas não se trata de requisição e sim aluguel social.
	
	Parcialmente correta. Princípio da supremacia do interesse privado da propriedade diz que deve haver autorização, mas existe sim possibilidade de indenização posterior ao ato e mediante comprovação de dano

Outros materiais