Buscar

Resumo farmacia hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
 O Farmacêutico tem várias atuações dentro do hospital, no caso do HEMORIO-RJ existem várias áreas onde o farmacêutico atua. 
 Existe o Ciclo de Assistência Farmacêutica, onde são compreendidos por : Seleção, Programação, Aquisição, Armazenamento, Distribuição, Utilização, Prescrição, Dispensa e Uso. Onde o farmacêutico atua como responsável técnico.
 Ha uma busca por implantar a Farmácia Clinica nos hospitais, visando evitar erros de prescrições e instruir o paciente sobre como tomar as medicações de maneira correta e avaliar possíveis interações. No HEMORIO-RJ esse trabalho tem sido feito com alguns pacientes.
 As atribuições da farmácia hospitalar são : Infra-instrutora,gestão, preparo, distribuição ( para leitos) e dispensa diretamente aos pacientes.
 Cada Hospital tem seu Sistema de Distribuição de Medicamentos, que são :
- Coletivo (Os medicamentos são distribuídos por unidade de internação e/ou serviço a partir de uma solicitação da enfermagem.)
- Individualizado (Se caracteriza pelo fato de o medicamento ser dispensado por paciente, geralmente por um período de 24 horas)
- Unitário (Distribui todos os medicamentos, em todas as formas farmacêuticas, prontos para uso sem necessidade de transferências ou cálculos por parte da enfermagem)
- Misto (A farmácia distribui alguns medicamentos, geralmente para emergência, ambulatórios mediante solicitação e para as unidades de internação através de cópia da prescrição médica)
 No HEMORIO-RJ a dispensação, fracionamento é feita com dupla conferência, onde quando chega uma prescrição médica, o farmacêutico faz uma triagem, o técnico separa e uma terceira pessoa confere. O HEMORIO-RJ é um hospital Sentinela, onde monitorizam a eficácia dos medicamentos e possíveis interações, efeitos adversos, queixas técnicas. Onde notifica a ANVISA sobre qualquer irregularidade. 
 A Farmácia Hospitalar segue normas estabelecidas pelas Resoluções que reguem todos os aspectos hospitalares, desde a infra-estrutura, armazenamento, fracionamento, acondicionamento, dispensa, organização e pessoal e afins. Algumas resoluções são : a Resolução RDC nº 67 é a legislação que regulamenta a manipulação de injetáveis. A manipulação de antineoplásicos é regida pela Resolução RDC nº 220, de 21 de setembro de 2004.

Outros materiais