Buscar

Avaliandos 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL
	1a Questão: Contra a decisão judicial que contrariar súmula vinculante ou que indevidamente a aplicar, cabe, perante o Supremo Tribunal Federal:
		
	
	
	ação direta de inconstitucionalidade;
	 
	reclamação;
	
	arguição de descumprimento de preceito fundamental;
	
	mandado de segurança.
	
	recurso extraordinário;
	2a Questão: No que diz respeito ao controle de constitucionalidade no direito brasileiro, assinale a opção correta:
		
	 
	b) No denominado controle abstrato de constitucionalidade, o STF não pode declarar a inconstitucionalidade de uma norma que não tenha sido objeto do pedido;
	
	c) Não se admite a modulação dos efeitos da decisão do STF, em sede julgamento de recurso extraordinário;
	 
	d) Segundo entendimento do STF, às suas turmas não se aplica a cláusula de reserva de plenário (full bench).
	
	a) No controle difuso, o magistrado de primeira instância, bem como as turmas ou câmaras dos tribunais locais, só pode declarar a inconstitucionalidade de uma norma incidentalmente se já houver pronunciamento do STF sobre a questão;
		
	
	
	3a Questão: (OAB/104.º) Um dos grupos ou pessoas abaixo nomeados certamente não é legitimado para intentar ação de inconstitucionalidade:
		
	
	c) o partido político, desde que possuía representação no Congresso Nacional;
	
	b) a Mesa da Assembleia Legislativa;
	
	a) o Presidente da República;
	 
	d) entidade de classe de âmbito municipal ou estadual.
	4a Questão: A decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em Ação Direta de Inconstitucionalidade que declarar a inconstitucionalidade de tratado internacional, devidamente ratificado e promulgado pelo Estado brasileiro:
		
	
	a) Será nula, uma vez que os tratados internacionais não podem ser objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade;
	
	b) Produzirá efeitos ex nunc, apenas;
	 
	c) Produzirá efeitos erga omnes e vinculante, resultando na inaplicação do tratado na ordem jurídica interna;
	
	d) A decisão do STF só produzirá efeitos após a manifestação do Senado Federal, suspendo a execução do tratado internacional na ordem interna.
	5a Questão: (OAB 2010.2-FGV) A obrigatoriedade ou necessidade de deliberação plenária dos tribunais, no sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, significa que:
		
	 
	a) Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
	
	c) Somente nas sessões plenárias de julgamento dos Tribunais Superiores é que a matéria relativa a eventual inconstitucionalidade da lei ou ato normativo pode ser decidida.
	
	d) A competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar toda e qualquer ação que pretenda invalidar lei ou ato normativo do Poder Público pode ser delegada a qualquer tribunal, condicionada a delegação a que a decisão seja proferida por este órgão jurisdicional delegado em sessão plenária.
	
	b) A parte legitimamente interessada pode recorrer ao respectivo Tribunal Pleno das decisões dos órgãos fracionários dos Tribunais Federais ou Estaduais que, em decisão definitiva, tenha declarado a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.
	6a Questão: Sobre os sentidos da Constituição, assinale a opção errada:
		
	
	Para Ferdinand Lassalle, a Constituição deve ser vista sob a concepção sociológica, vale dizer, a Constituição é vista sob o aspecto da relação entre os fatos sociais dentro do Estado e, caso não corresponda aos fatores reais de poder, não passaria de uma folha de papel.
	
	Carl Schmitt defende a concepção política da Constituição e, para ele, busca-se o fundamento da Constituição na decisão política fundamental que antecede a elaboração da Constituição.
	
	Konrad Hesse defende a ideia de força normativa da Constituição, para quem as normas constitucionais tem normatividade suficiente para modificar a realidade, obrigando as pessoas.
	 
	A concepção jurídica ou puramente normativa da Constituição é defendida por Hans Kelsen, para quem a Constituição é puro dever-ser, norma pura, e deve buscar seu fundamento na filosofia, sociologia ou política, indo muito além da própria ciência jurídica.
	7a Questão: Quanto ao instituto da súmula vinculante, é correto afirmar que:
		
	
	somente os legitimados para propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderão formular pedido de cancelamento de súmula vinculante;
	
	não constitui requisito para a aprovação de súmulas vinculantes a existência de controvérsia atual sobre a matéria em questão entre órgãos judiciários ou entre estes e a Administração Pública, que esteja a suscitar grave insegurança jurídica.
	 
	constitui requisito para a aprovação de súmulas vinculantes a existência de controvérsia atual sobre a matéria em questão entre órgãos judiciários ou entre estes e a Administração Pública, que esteja a suscitar grave insegurança jurídica.
	
	o entendimento consolidado em tais súmulas terá efeito vinculante em relação apenas aos demais órgãos do Poder Judiciário , não vinculando a administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal;
	
	a edição de súmula vinculante pelo STF só pode ser realizada de ofício , mediante proposição de um dos Ministros da Corte, não sendo admitida a criação de súmulas oriundas de provocação de terceiros;
	
	
	
	
	8a Questão: Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Compete ao Senado atuar discricionariamente na suspensão da execução de lei declarada inconstitucional pelo STF no controle difuso.
	
	A súmula vinculante do STF produzirá efeito em relação a todos os órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública direta e indireta federal, estadual e municipal.
	
	Os efeitos da atuação do Senado na forma do art 52, X, da CF\88 são em regra ex tunc.
	 
	O Senado tem competência constitucional para suspender a execução total de uma lei, embora o STF tenha declarado inconstitucional parte da referida lei.
	9a Questão: Declarando o Supremo Tribunal Federal, incidentalmente, a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal em face da Constituição do Brasil, caberá
		
	
	ao Procurador-Geral da República, como chefe do Ministério Público da União, expedir atos para o cumprimento da decisão pelos membros do Ministério Público Federal e dos Estados.
	 
	ao Senado Federal suspender a execução da lei, total ou parcialmente, conforme o caso, desde que a decisão do Supremo Tribunal Federal seja definitiva.
	
	ao Presidente da República editar decreto para tornar inválida a lei no âmbito da administração pública.
	
	ao Advogado-Geral da União interpor o recurso cabível para impedir que a União seja compelida a cumprir a referida decisão.
	10a Questão: (Questão 03 ¿ Exame 127 ¿ Tipo 1 - OAB-SP) - Lei ordinária federal, dispondo sobre o aumento da remuneração dos servidores públicos da União, cujo projeto de lei tenha sido apresentado por Senador, que tenha sido promulgada pelo Congresso Nacional,
		
	
	contém vício material de inconstitucionalidade, podendo ser questionado via controle difuso.
	
	não contém vício de inconstitucionalidade.
	 
	contém vício formal de inconstitucionalidade, podendo ser questionado via controle difuso.
	
	contém vício material de inconstitucionalidade, podendo ser questionado via controle concentrado.

Outros materiais