Buscar

Prointer Parcial

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
CEAD- POLO QUINTINO
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
FERNANDA PIMENTEL PESSOA –1299154953
Direito Empresarial
Matemática
Processos Gerenciais
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tecnologias de Gestão
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso Da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia ll
Tutora Eletrônica: Ana Cristina S. Aquino
RIO DE JANEIRO
2017
4 
 
Sumário 
 
1.Resumo.............................................................................................................3 
2.caracterização...................................................................................................3 
3.Pontos........................................................................................................... 4
4.Fundamentos....................................................................................................4
5.Fatores............................................................................................................ 5
6.Serviços........................................................................................................... 7.Analise ...................................................................................................... 7 
8.Proposta........................................................................................................... 
9.Considerações finais....................................................................................... 8
10. Referências.................................................................................................. 9
1. Resumo 
 
Neste trabalho apresentei para empresa Agro um novo plano para sua 
Consultoria agrícola, baseado em projetos agro sustentáveis. Por ser um nicho de mercado pouco explorado, e relativamente novo, com exceção do plano de plantio com sementes resistentes a pragas. O objetivo maior deste trabalho não é somente a inserção dos planos propostos, mas sim mostrar para empresa que existe um caminho diferente a se seguir, com 
uma atenção maior para o manejo sustentável,mesmo em grandes lavouras, e despertar 
Também em seus clientes essa preocupação com a gestão ambiental.
2. Caracterização da empresa 
 
A empresa voluntaria é a Agro, basicamente, a escolha do nome se deu ao fato de trabalhar com a parte agrícola. Localizada no rio de janeiro; Vendas a nível nacional;
Seus proprietários são os engenheiros agrônomos vem de uma família e passada de geração a geração para herdeiros.
3. Pontos fortes da empresa
Nome conhecido e associado á ética no meio onde atua.
Serviço oferecido de maneira única, já com histórico de sucesso entre seus clientes.
Equipe sólida formada por profissionais com alto conhecimento no setor.
Variedade em serviços oferecidos.
4. Pontos fracos da empresa 
Refeição inicial da oferta, pois serviço semelhante, porem de baixa qualidade é oferecido de forma gratuita.
Mercado ainda marcado pela atuação de maus profissionais.
Estrutura física não atende a demanda terceirização de partes do serviço.
5. Fundamentos da organização 
Missão: Atender o público agropecuário em todas as suas necessidades, oferecendo serviços que beneficiem a produção desde a entrada até a comercialização dos produtos pelos produtores rurais.
Visão: Ser conhecida como uma empresa de consultoria técnica diferenciada, capaz de trazer melhores resultados com custos reduzidos para os produtores rurais. 
Valores: Ética no trabalho, foco no cliente, compromisso com colaboradores e clientes, rentabilidade nas operações, buscar sempre o melhor caminho, com otimismo, mesmo em tempos de crise.
Princípio: Oferecer um serviço de consultoria que aumente os lucros e melhore a utilização de recursos e aproxime o homem do campo ás tecnologias mais atuais do mercado 
Objetivo: Atender os clientes em todas as suas necessidades visando inserir toda a tecnologia de produção que melhore sua relação custo-beneficio. 
 Mercado ainda marcado pela atuação de maus profissionais; 
 Estrutura física não atende à demanda; 
 Terceirização de partes do serviço. 
6. Fatores críticos de sucesso
Atuando a mais de 30 anos no mercado, hoje pode apontar que o principal fator de sucesso no mercado é a maneira de oferecer os seus serviços, sempre baseando suas apresentações em casos de sucesso com clientes anteriores. 
Todos os anos, o book de apresentação é renovado e atualizado, e mostra os casos recentes de sucesso de seus clientes, com depoimentos, entrevista e apresentação de resultados. Isso gera confiança por parte dos possíveis clientes da empresa. 
Para manter os clientes em carteira, todos os anos são oferecidos novas técnicas de produção, com tecnologias mais recentes, inseridas no mercado continuamente, e, principalmente, a melhor maneira de utilizá-las e aproveitá-las. 
Este fator tem levado a empresa a expandir ano a ano seus negócios e ampliar sua área de atendimento. 
7. Serviços oferecidos
O principal serviço oferecido pela empresa, e também por onde começaram os negócios, é a consultoria agrícola p ara produção de grãos, principalmente soja e milho, culturas predominantes na área de atuação da empresa. 
 A empresa oferece um trabalho de consultoria amplo, que vai desde a preparação do solo até a colheita do grão. Fora da consultoria, oferece ainda ao cliente o serviço de commodities, comprando e vendendo grãos. 
 Antes do plantio, os técnicos da empresa recolhem amostras do solo e, com base em análises laboratoriais, começam o planejamento com a indicação da melhor adubação para aquele momento, passando após a escolha das sementes, analisando riscos de pragas e problemas climáticos, a escolha dos insumos agrícolas para controle de praga e aumento de produção, participando nessa fase também com um grupo de compras, para clientes que tenham interesse, o que pode baratear os custos em alguns casos. Na hora da colheita, o acompanhamento 
9 
 
de resultados e indicação de melhor período para retirada dos grãos da 
Propriedade fecha o ciclo da consultoria. 
 Para se manterem atualizados, todos os anos a equipe participa de um recall durante os eventos da ShowTec, em Maracajú-MS, que é o principal evento de tecnologia em produção agropecuária do estado, e uma das maiores do Brasil. Neste evento, absorvem ao máximo as tecnologias mais recentes já aplicadas no país, para elaboração de novos projetos de consultoria. 
 Além disso, a diretoria da empresa se faz presentes nos dois maiores eventos 
agropecuários do país, a Agrishow, em Ribeirão Preto-SP, e a Expointer, em Esteio-RS, buscando as tecnologias que estão sendo usadas em outros países, e ainda sendo testadas no Brasil. 
 
 A equipe do setor de consultoria agrícola é formada por dois engenheiros agrônomos e três técnicos em agropecuária, que constantemente vem se atualizando , 
 No setor administrativo, a empresa conta com uma secretária para apoio a equipe técnica, um colaborador responsável pelo setor financeiro e de RH, e um colaborador responsável pela manutenção da frota e maquinário de coleta. A parte de manutenção em equipamentos técnicos, como GPS, georeferenciadores e computadores é toda terceirizada. 
 A empresa não possui servidor interno. No setor administrativo, apenas computadores de mesa são necessários, enquanto no campo, equipamentos como GPS e coletores são necessários.
ANÁLISE SWOT OU FOFA
Conforme observado no swot acima, a empresa recolhe informações como matéria prima, transforma a mesma sobanalise e estudos e entrega para o cliente um plano de safra, da preparação do solo até a colheita. 
 No processo de criação do projeto apenas a produtividade e custo-benefício são postas em questão. Somente o mínimo necessário em relação a praticas ambientais, como o descarte das embalagens em pontos de coleta ou a distancia mínima para aplicação de agrotóxicos próximos a rios e afluentes, é levada em consideração. 
 Segundo a diretoria da empresa, a resistência a essas questões socioambientais por parte de seus clientes é grande. Com isso, o interessa da empresa nessa área foi deixado de lado. A falta de um profissional da área no quadro técnico da empresa mostra que o interesse não vai além do mínimo. 
 Apesar do seu sistema de trabalho não gerar poluentes diretamente, a empresa não Inclui em seus projetos de consultoria nenhum estudo ou levantamento socioambiental. A proposta para essa empresa é inserir gradativamente em seus planos de consultoria processos 
Analise das 
informações, 
adequação as novas 
tecnologias e 
elaboração de um 
projeto para safra. 
11 
 
que visam um impacto menor ao meio- ambiente, geridas por um profissional da área, como um biólogo, por exemplo, que associe as novas tecnologias com a preservação ambiental, baseado em estudos que já se mostram satisfatórios, além de uma maior orientação ao manejo de insumos tóxicos, aumentando assim o compromisso da empresa com o meio ambiente.
8. Proposta para viabilizar um sistema de gestão ambiental 
O desafio é apresentar um plano de gestão ambiental que se mostre eficaz sem onerar os custos de produção. A adoção de produtos alternativos para controle de pragas já se mostra eficaz em algumas regiões do país, segundo pesquisas da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias). Constantemente, esta agência testas novas tecnologias com menor impacto ambiental, além de desenvolver sementes mais resistentes a pragas como insetos e fungos. A escolha dessas sementes pode sem mostrar eficiente, mas deve ser estudado um contraponto, já que as mesmas têm valor elevado em relação as convencionais. 
 O processo para inserção desses projetos nos clientes se dariam da mesma maneira que 
os já existentes, com pesquisas baseadas em casos de sucesso de clientes iniciais, além da apresentação de estudos que viabilizem e convençam os produtores a adesão da nova idéia. 
isso mostraria para a empresa e seus clientes que é possível manter ganhos com um maior compromisso com o meio-ambiente.
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com este trabalho, podemos observar que é possível a inserção de práticas 
sustentáveis em lavouras de grande porte, inclusive aliando isso a fatores econômicos. 
Podemos observar que o problema maior na inserção destas praticas não é a questão econômica, e sim a falta de credito que estas práticas têm no mercado, devido a muita desinformação e pouco interesse, o que pode facilmente ser alterado se, na formação de novos profissionais, não só a necessidade de se adotar estas práticas for apresentada, como também a 
facilidade e vantagens em se aplicá-las, preparando os profissionais para a resistência dos produtores quanto a estas práticas. 
E, como principal vantagem, podemos observar que o número de detritos tóxicos que teríamos nos produtos finais de consumo, e até mesmo na água.
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Critérios técnicos para o licenciamento ambiental de novos empreendimentos destinados à bovinocultura confinada e semiconfinada. Disponível em 
http://www.fepam.rs.gov.br/central/diretrizes/diret_bovinos_novos.pdf. Acesso em 
10/10/2017. 
Artigo sobre novo decreto do código florestal “ Em decreto do Código Florestal, Dilma determina proteção de 5 a 100 metros em margens de rios”. Disponível em 
http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2012/10/18/em-decreto-do-codigo-florestal-dilma-determina-protecao-de-5- a-100-metros-em-margens-de-rios.htm. 
Acesso em 10/10/2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes