apol historia da américa
6 pág.

apol historia da américa


DisciplinaHistória da América I1.760 materiais51.880 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Leia o trecho a seguir:
\u201cOs trabalhos mais penosos na extração do ouro são executados pelos negros, e os mais fáceis, pelas negras. Os primeiros tiram o cascalho do fundo do poço, as mulheres o carregam em gamelas para ser lavado [...]\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAWE, John. Viagem ao interior do Brasil. Rio de Janeiro: Z. Valverde, 1944, p.185.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, marque a alternativa que se refere corretamente às características da mineração de garimpo no século XVIII:
	
	A
	Era feita através de exploração subterrânea usando equipamento de perfuração, com um custo bastante elevado.
	
	B
	Por não exigir muito braços trabalhadores, serviu especialmente a quem tinha algum tipo de especialização da extração do mineral, pois era preciso saber por onde passava o mineral.
	
	C
	Não exigia técnica especial nem investimento de vulto e não exigia profissional especializado; um filão esgotava-se com facilidade.
	
	D
	É um tipo de mineração que exige uma quantidade muito grande de mão de obra, pois há necessidade de perfurar diferentes pontos do território para se encontrar o metal, por isso levou à formação de vários povoados.
	
	E
	O ouro de aluvião só podia ser extraído através da exploração de minas, locais bastante perigosos, devido aos desmoronamentos.
	
	
Em meados do século XVIII havia na América do Norte treze colônias sob o domínio da Inglaterra. Apesar de apresentarem características em comum \u2013 como o idioma \u2013 essas colônias distinguiam-se em vários aspectos.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SERIACOPI, G. C.A, SERIACOPI, R. História. São Paulo: Ática, 2005, p.223.
Levando em consideração a leitura do excerto dado e os conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre as colônias do norte/centro e sul da América Anglo-Saxônica, relacione corretamente as colônias às suas respectivas características:
1. Colônias do Norte/Centro.
2. Colônias do Sul.
( ) pequena e média propriedade, com trabalho livre, pouco uso de mão de obra escrava.
( ) predomínio do latifúndio, voltado quase que inteiramente à exportação, sistema de monocultura e com uso do trabalho servil e escravo.
( ) produção voltada para o mercado interno, ou seja, para a sua própria subsistência, com agricultura chamada de \u201cpolicultura\u201d.
( ) sistema de plantation, que causava o rápido esgotamento do solo, motivo pelo qual foram chamadas de \u201ccolônias de exploração\u201d.
( ) Grande produção de barcos e navios.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	1 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 2 - 1
	
	B
	1 \u2013 2 \u2013 1 -  2 - 1
	
	C
	1 \u2013 2 \u2013 2 \u2013 2 - 1
	
	D
	2 \u2013 2 \u2013 1 \u2013 1 - 1
	
	E
	2 \u2013 1 \u2013 1 \u2013 1 - 1
	
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cSe a rebelião de Túpac Amaru nos Andes centrais amedrontou o setor \u2018criollo\u2019 nas áreas onde se explorava a mão de obra indígena, a revolta dos escravos em Saint-Domingue serviria como advertência para os setores das plantations por todo continente\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUAZZELLI, C.A.B. A crise do sistema colonial e o processo de independência. In: WASSERMAN, Claudia (org.). História da América Latina: cinco séculos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. p.133. 
A partir da leitura do fragmento dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências a respeito do significado da independência do Haiti para o continente americano, é correto afirmar que:
	
	A
	a independência do Haiti mostrou as diferenças entre as regiões, pois o Haiti é uma ilha, o que lhe dá um caráter diferenciado em relação ao restante da América.
	
	B
	a independência do Haiti foi conduzida pelas elites agrárias, com o apoio da população escrava.
	
	C
	a independência do Haiti manteve a escravidão e a monarquia, dando um exemplo a ser seguido pelo restante da América.
	
	D
	a independência do Haiti foi um exemplo e um aviso às autoridades de todo continente, incluindo os criollos, que observaram o que aconteceria em caso de perda de controle para conduzir os processos revolucionários.
	
	E
	a independência do Haiti mostrou que era superior em termos de organização administrativa e política, por isso o resultado glorioso.
	
Questão 4/10 - História da América 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cNo que se refere à América espanhola [...] as consequências da reforma do pacto colonial [...] deram uma maior autonomia à economia das Índias, fizeram com que as colônias sentissem [...] o peso de uma metrópole decidida a reservar para si imensos lucros, tão-somente por desempenhar a função de intermediária com a nova Europa industrial\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DONGHI, T.H. História da América Latina. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, p.55. 
A partir da leitura do texto acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, sobre as restrições mercantilistas às colônias espanholas, é correto afirmar que:
	
	A
	Proibia-se que houvesse mobilidade social dentro das classes que compunham a sociedade colonial.
	
	B
	A Espanha era impedida de negociar livremente com suas colônias.
	
	C
	Coibia-se o desenvolvimento da solidariedade continental em torno de um projeto comum entre as colônias espanholas.
	
	D
	A colônia ficava submetida ao pacto colonial, que a impedia de praticar livre comércio e desenvolver atividades produtivas, entravadas por interesses políticos e regras administrativas metropolitanas.
	
	E
	Não havia regras administrativas bem definidas que regulamentassem o governo local, o que causava graves crises políticas.
	
Questão 5/10 - História da América 
Leia a citação a seguir: 
\u201cA transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro [...] foi motivada não apenas pela circunstância da invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas, [...] mas em função da existência de um projeto reformista ilustrado de constituição no Brasil de um poderoso Império Luso-Brasileiro\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASILE, M.O.N.de C. O império brasileiro: panorama político. In: LINHARES, M.Y. (org.). História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990, p.188. 
Partindo da citação acima e dos conteúdos abordados no livro-base: História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre os motivos da fuga da família real portuguesa para o Brasil, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
( ) Caso Portugal não obedecesse às ordens de Napoleão, teria suas terras invadidas pelas tropas napoleônicas.
( ) D. João decidiu fugir para Portugal para evitar perder a Coroa para seu sucessor.
(  ) Havia uma conspiração promovida pela esposa de D.João, Dona Carlota Joaquina, para ela própria tornar-se regente.
( ) Portugal não podia enfrentar as tropas napoleônicas, não tinha condições militares para isso. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F \u2013 V \u2013 V - F
	
	B
	F \u2013 F \u2013 V - V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 F - V
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	E
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	
	
Leia a seguinte afirmação: 
Para termos de estudos, as civilizações pré-colombianas são divididas em dois grandes grupos de regiões: o primeiro é formado pelos povos que habitavam a região chamada de Mesoamérica, que podemos delimitar como sendo ocupada por México, Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica.  O segundo grupo é o das sociedades andinas: Bolívia, Chile, Equador, Argentina e Cordilheira dos Andes. 
Fonte: texto elaborado pelo autor desta questão
Leonardo
Leonardo fez um comentário
Cadê as respostas...
0 aprovações
Carregar mais