Buscar

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA HÉRNIA DE DISCO 8 FIM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA HÉRNIA DE DISCO, DECORRENTES DO TRABALHO
Amanda Leal¹; Claudomira Pandilha¹; Cristina Soares¹; Evandro Júnior¹; Elaine¹; Jeferson Souza¹; Raiane Pinheiro¹; Raquel de Mello²
1.acadêmicos do curso de fisioterapia da Faculdade Estácio de Macapá
2.docente orientador da Faculdade Estácio de Macapá
PALAVRAS-CHAVE:
Introdução: A hérnia de disco é um processo em que ocorre a ruptura do anel fibroso, com subsequente deslocamento da massa central do disco nos espaços intervertebrais. É considerada uma patologia extremamente comum, que causa séria inabilidade em seus portadores. São fatores de risco, causas ambientais, posturais, desequilíbrios musculares e possivelmente, a influência genética. A dor que acompanha e caracteriza a hérnia de disco é geralmente causada por herniação, degeneração do disco e por estenose do canal espinal Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo reunir as principais técnicas de fisioterapia aplicadas durante o tratamento da hérnia de disco e orientações relacionadas ao trabalho. Metodologia: foi realizado um estudo de revisão de literatura a partir de busca ativa em artigos científicos publicados nos principais bancos de periódicos, Scielo e Pubmed. Resultados e discussão: A hérnia de disco se desenvolve por sobrecarga nas vértebras e nos discos intervertebrais, decorrente de vários fatores, como o excesso de esforços de sustentação de peso, excesso de peso corporal, vícios de postura, fraqueza da musculatura dorsal. E está em grande parte relacionada com várias áreas de trabalho (Atletas, Operadores de Máquinas, Motoristas de ônibus e caminhão/taxista, Secretária/Recepcionista), onde não se tem estruturas e orientações necessárias para minimizar os riscos de obtê-la. Na atualidade, há diversos métodos fisioterapêuticos que podem ser empregados no tratamento, como: Eletroterapia (TENS, Ultra-som, CIV, CDB, OCP); RPG, alongamento, exercícios posturais, Cinesioterapia (exercícios ativos e ativo-resistidos, exercícios de extensão passiva), Hidroterapia, tração manual, pompagem. Considerações Finais: Conclui-se, que os métodos fisioterapêuticos até então analisados, representam fundamental importância para o tratamento da hérnia de disco. 
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Basile Jr.,R.; Rosemberg, L.; Barros Fº, T. & Bonetti, C. Absorção da hérnia do núcleo pulposo lombar. Acta Ortop. Bras.1:127-130, 1993. 
2. Battie, M.C., Haynor, D.R., Fisher, L.D., Gill, K., Gibbons, L.E., Videman, T. Similarities in degenerative findings on magnetic resonance images of the lumbar spines of identical twins. J Bone Joint Surg Am 77: 1662-1670, 1995 a .
3-KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 4.ed. Barueri: Manole, 2005.
4-HEBERT, Sizínio; XAVIER, Renato; PARDINI/JUNIOR, Arlindo G.; BARROS/FILHO, Tarcísio E. P. de. Ortopedia e traumatologia: princípios e práticas. 3.ed. Porto 2003.

Outros materiais