Buscar

1 Estudo dirigido Micologia 2017.2

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA
DISCIPLINA: MICOLOGIA e VIROLOGIA
Estudo dirigido I
	ALUNO
	
	MATRÍCULA
	
	
	
	
	
	DISCIPLINA
	Micologia e virologia
	DATA ENTREGA
	10/2017
	
	
	
	
	PROFESSOR
	Luiz Eduardo Lacerda
	TURMA
	2017.2
	
	
	
	
Entregar este exercício no dia da 1° avaliação (pode ser feito em dupla).
Caracterize um fungo em termos de estrutura celular, nutrição e metabolismo, morfologia, reprodução (pelo menos 10). 
Quais as morfologias fúngicas? O que são pseudo-hifas? 
O que são fungos dimórficos? Qual a sua relação com fungos patogênicos? 
Classifique os tipos de hifas com relação a presença ou ausência de septos e a sua coloração. 
Os fungos reproduzem-se formando esporos. Diferencie os tipos de esporos abaixo, determinando se são sexuais ou assexuais e fazendo um desenho esquemático de cada um deles 
	a) blastósporos
	c) clamidósporos
	e) esporângiosporos
	g) zigósporos
	b) artrósporos
	d) conidiósporos
	f) ascósporos
	h) basidiósporos
Um antifúngico deve atuar no parasita e não causar dano direto ao hospedeiro. Para isto o antifúngico deve atuar em uma estrutura que pertence ao fungo e não pertence ao humano, usuário deste antifúngico. Quais as principais diferenças, se existirem, em relação a membrana plasmática, parede celular e ribossomos de humanos e fungos? 
Qual a região da pele é afetada pela Pitiríase Versicolor? Qual a espécie de fungo causadora desta patogenia? Este participa da microbiota natural de humanos e animais? Qual a principal manifestação clínica desta afecção? Coceira (prurigem) intensa é um sintoma comum? Qual o aspecto deste fungo no micológico direto? Quais os meios usados para cultivo? Qual componente deve ser adicionado no meio Sabourad para cultivo desse fungo? 
As micoses superficiais, como as piedras, tinea negra e a pitiríase versicolor, podem ser diagnosticadas por testes imunológicos e sorológicos? Porque? 
O fungo causador da dermatofitose é leveduriforme, filamentoso ou dimórfico? Que tipo de micose é a Dermatofitose? Quais as partes do corpo atingidas? Os aspectos da lesão variam de acordo com a parte afetada? Como é chamada a micose quando atingem os cabelos, a virilha, partes do corpo sem pelo e a unha? Existe resposta inflamatória? Como deve ser feita a coleta de material para micológico direto e cultura nos casos da lesão de tinea corporis e cruris? Qual(s) o(s) meio(s) utilizado(s) para cultivo de dermatofitoses? Quais os principais tipos de esporos encontrados? Quais os gêneros de fungos causadores dessa micose e qual seu aspecto microscópico após cultura? 
Que tipo de micose é a Candidíase? Qual a espécie do fungo causador desta micose? Qual a morfologia deste fungo (levedura, filamento ou dimórfico)? Podem formar pseudo-hifas? Quais tipos de esporos ele produz? Ele faz parte da microbiota normal ou é encontrada na natureza degradando material vegetal? É um fungo patógeno primário ou oportunista? Esta micose atinge pessoas saudáveis? Qual a forma de contágio? 
Qual meio de cultura usado no cultivo de Candida? Que componente não pode ser usado no meio de cultura, pois impede seu crescimento? Qual meio de cultura não pode ser usado e por quê? O que é observado no microscópio após cultivo? 
O que é CROMagar? O uso deste meio fornece um diagnóstico completo de Candida? 
Que tipo de micose é a Esporotricose? Qual a espécie do fungo causador desta doença? Qual região do Brasil é endêmica e qual animal funciona como vetor? Como é o aspecto da lesão? Qual o aspecto deste fungo no micológico direto? O que é observado no microscópio após cultivo? 
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA
DISCIPLINA: MICOLOGIA e VIROLOGIA
Estudo dirigido II
Qual tipo de micose é a Cromoblastomicose? Quais as pessoas com maior risco de contaminação e qual a forma de infecção? Quais as manifestações clínicas? Após biopsia da lesão, o que é observado ao microscópio? Qual o nome do esporo característico deste fungo? O que é observado no microscópio após cultivo? 
Caracterize a micromorfologia do fungo causador da paracocciodioidomicose no micológico direto e após cultivo a 25° e 37°C? Existe similaridade da morfologia do fungo na lesão e após cultivo a 37°C? 
Que tipo de micose é a Coccicidioidomicose? Qual tipo de ambiente favorece o crescimento deste fungo? Qual o local do corpo é normalmente infectado inicialmente e quais os sintomas desta infecção primária? O que é observado no micológico direto do escarro? Qual(s) a(s) técnica(s) imunológica(s) usadas com eficiência para o diagnóstico desta micose? 
Qual a micose e espécie de fungo que cresce como leveduras em macrófagos? Qual a melhor coloração para observar este fungo dentro dos macrófagos? Em quais locais do corpo este fungo pode crescer e, portanto, é possível obter material biológico para micológico direto e cultura? O que é observado ao microscópio após cultivo a 25°C e a 37°C? Qual o nome do esporo típico desta micose que se assemelha a engrenagem de relógio? 
Descreva a micromorfologia de Cryptococcus neofomans. Qual método de coloração deve ser usado no exame micológico direto para investigar este fungo? Pode-se usar cicloheximida no cultivo? Porque? Qual meio de cultivo diferencial para espécies de Cryptococcus? Detecção direta de antígeno da cápsula polissacarídica é um método diagnostico? Como ocorre a infecção por este fungo? 
A visualização do fungo no exame micológico direto é facilitada pelo uso de uma solução que clarifica a amostra. Que solução é esta? Qual a concentração usada normalmente? 
Pode-se usar Ágar Sabourad com cloranfenicol e cicloheximida para cultivo inicial de leveduras? Porque? 
Como é realizado o microcultivo? Quais os meios usados e o que é observado no microcultivo de leveduras e de fungos filamentosos? 
Como é realizado o teste do tubo germinativo? Para que serve? 
Quais os métodos de identificação bioquímica de leveduras? Descreva brevemente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes