Buscar

QUEIXA-CRIME.MODELO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITEROI
 
 (10 linhas)
 PEDRO, nacionalidade, estado civil, engenheiro, portador da identididade nª, inscrito no CPF sob o nª, residente e domiciliado à, endereço completo, por seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional, endereço eletrônico, com procuração com poderes especiais em anexo, conforme preceitua o artigo 44 do Código de Processo Penal, vem respeitosamente perante Vossa Excelencia oferecer a presente:
QUEIXA CRIME
em face de HELENA, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do documento de identidade nª, inscrita no CPF sob o nª, residente e domiciliada à Rua, Icaraí, Niterói,RJ pelos fatos e fundamentos a seguir:
I- DOS FATOS:
 Pedro estava planejando uma reunião para festejar com amigos e parentes o seu aniversário em uma famosa Churrascaria da Cidade de Niterói. O mesmo possui perfil em uma das redes sociais existentes na internet e a utiliza diariamente para entrar em contato com seus amigos, parentes e colegas de trabalho. 
 Na manhã de seu aniversário, resolveu, então, enviar o convite por meio dessa rede social, publicando a postagem alusiva a comemoração em seu perfil pessoal, para todos os seus contatos. Quando, Helena, sua vizinha e ex-namorada, que também possui perfil na referida rede social e esta adicionada nos contatos de Pedro, soube , assim, da festa e do motivo da comemoração. Tendo após isso, publicado uma mensagem no perfil pessoal do querelante com o intuito de provocar-lhe constrangimento e denegrir sua reputação. No momento em que vizualizou a mensagem, o querelante estava acompanhado de seus amigos, Marcos, Miguel e Manuel, o que o deixou bastante envergonhado. 
 Diante do ocorrido, a festa comemorativa deixou de ser realizada.
II- DOS FUNDAMENTOS:
 Em conformidade com os fatos já narrados, é sabido que a querelada incorreu nos Crime de
Difamação, qual seja difamar alguém imputando-lhe fato ofensivo a sua reputação, conforme artigo 139 do Código Penal e Injuria, ou seja, ofender a dignidade ou decoro de alguem, tipificado no artigo 140 do CP. 
 O presente caso, se encaixa no rol de Concurso Formal, que é quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, é aplicada a mais grave das penas cabíveis ou se iguais, somente uma delas, mas aumentada, conforme preceitua o artigo 70 do CP. 
 Tendo ainda se caracterizado, causa de aumento de pena de um terço, uma vez que o crime foi cometido na presença de várias pessoas, e por meio que facilitou a divulgação da difação e injuria do querelante, como foi no caso, por meio de uma rede social, conforme o artigo 141, III do CP
 
III- DOS PEDIDOS:
A) Requer que seja designada audiência preliminar ou de conciliação, nos termos do artigo 72 da lei 9099/95.
B) Recebimento da queixa;
C) Citação da querelada;
D) Oitiva das testemunhas;
E) A condenação da querelada pelos crimes de Injuria e Difamação com causa de aumento de pena;
F) A fixação do valor mínimo de indenização nos termos do artigo 387 do CPP.
Nestes Termos
Pede Deferimento
Local e Data
Advogado/OAB

Outros materiais