Buscar

PEÇA.RESPOSTA A ACUSAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA 3
EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA QUINTA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ___________
Pular 2 linhas
nª processo:
Pular 10 linhas
 CAIO, já qualificado nos autos deste processo, por seu advogado que abaixo subscreve, vem respeitosamente perante Vossa Excelência apresentar
RESPOSTA A ACUSAÇÃO
com fundamento nos artigos 396 e 396-A ambos do CPP, pelos fatos e fundamentos a seguir:
I- DOS FATOS:
 O querelante emprestou vinte mil reais ao querelado, com uma nota promissória como garantia de pagamento do aludido valor, com vencimento em 15/05/2010. Porém na data mencionada, não tendo havido o pagamento, Caio telefonou para José,para cobra-lo educadamente a dívida, obtendo do devedor a promessa de pagamento por no máximo uma semana. Findo o prazo, o querelante novamente entra em contato com o querelado que, desta vez, afirma estar sem o dinheiro para o devido pagamento.
 Indignado, o querelante se apresenta para cobra-lo em seu restaurante portando uma pistola. O que leva o querelado a adentrar com a ação contra o querelante.
II- DOS FUNDAMENTOS:
 A conduta de extorsão é atipica, porque não é compativel com elementos narrados na denúncia, uma vez que não se configurou uma vantagem indevida, conforme artigo 158 do CP.
 A conduta pode ser amoldada no artigo 345 do CP, o qual seja, fazer justiça pelas as próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite.
 Trata-se de crime de ação penal privada, uma vez que não houve emprego de violência, logo o caso em questão somente se procede mediante queixa, conforme menciona o paragrafo único do artigo 345 do CP. 
 Sendo assim, decaiu o direito de queixa, conforme o artigo 38 do CPP, que determina o prazo de 6 meses, ocorrendo com fim desse prazo o fenômeno da decadência, acarretando a extinção da punibilidade, nos ditames do artigo 107 do CP.
III- DOS PEDIDOS:
 Isto posto, requer:
A) A absolvição sumária nos termos do artigo 397 §3 do CPP, uma vez que as condutas são atipicas e artigo 397 §4 do CPP por extinção da punibilidade.
B) Requer a intimação das testemunhas arroladas.
Nestes Termos 
Pede Deferimento
Local e Data
Advogado/OAB

Outros materiais