Buscar

resenha o significado da raça

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília
Aluna: Larissa Carvalho de Sousa
Matrícula: 15/0014601
O Significado da Raça na Sociedade Brasileira: Capítulo 2 e 6
	Através da escravidão muitos africanos foram trazidos para o Brasil e devido ao desequilíbrio entre a quantidade de homens e mulheres brancos portugueses era comum as relações inter-raciais, muitas vezes em situações de violência sexual.
	A eugenia era uma ciência que usava argumentos morais e religiosos para justificar a dominação europeia sobre os indígenas e africanos, uma vez que afirmava existir uma hierarquia entre as raças, a raça branca era a superior a todas as outras enquanto os negros e indígenas eram considerados degenerados e inferiores. As teorias criadas pela eugenia criavam e sustentavam uma imagem de que o Brasil não teria progresso visto que era formado por raças inferiores e indivíduos miscigenados. 
	Apesar da miscigenação ser considerada uma aberração pelos europeus e estadunidenses, no Brasil os mestiços tinham um status superior aos negros/indígenas já que muitos indivíduos que faziam parte da elite eram mestiços, portanto eram tolerados e havia quem os considerassem quase brancos. No entanto, os mestiços não tinham os mesmos privilégios que os brancos e sua origem africana dava margem para ataques.
	A solução para a constituição da população brasileira por raças inferiores proposta pelos eugenistas era o branqueamento que consistia na imigração de mão de obra europeia subsidiada pelo governo e a miscigenação, o resultado dessa política seria em poucos anos uma população inteiramente formada por brancos.
	Freyre criou o mito de democracia racial que escondia o quão violenta foi a relação entre brancos e negros durante o período colonial, ele acreditava que tal relação foi baseada numa tolerância dos portugueses para com os povos de pele mais escura e que a miscigenação era prova disso, portanto não existia racismo em nosso país.
	Uma maneira demonstrar a discriminação racial é pela mobilidade social, tendo enfoque nesse quesito ficou comprovado que indivíduos brancos e negros da mesma classe social tem graus diferentes de mobilidade sendo as mulheres negras com menores chances de ascensão social, isso acontece porque os negros têm menores oportunidade de adquirir escolaridade e bons empregos.
	Analisando a renda das pessoas brancas, negras e pardas é possível perceber que os brancos possuem os maiores salários e os indivíduos pardos por terem uma pele mais clara sofrem menos discriminação racial consequentemente recebem salários melhores que os negros.
	O racismo se expressa através de estereótipos de raça que são reproduzidos e naturalizados tanto por pessoas brancas ou negras e reforçados pelo humor politicamente incorreto e pela mídia. Os estereótipos se diferem de pré-julgamentos quando há pouco conhecimento sobre o assunto na medida que mesmo tendo informações que comprovem a distorção do estereótipo, as pessoas continuam com estereótipos de raça disfarçados de opinião.
	A discriminação racial se manifesta na educação, uma vez que pessoas brancas tem acesso a escolas melhores e são tratadas de maneira diferente pelos professores, elas são favorecidas no mercado de trabalho em detrimento de negros, os policias estão mais sujeitos a executar e abordar pessoas negras e o clientelismo favorece pessoas brancas a conseguirem um emprego. Todos esses fatores agravam as desigualdades raciais e são feitos de maneiras mais sutis que nos Estados Unidos, o que dificulta a identificação do racismo e o seu reconhecimento pelo senso comum.

Outros materiais