Buscar

Paper

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PAPER COMUNICACAO.doc
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 
Camila Eifler
Eliane Maria da Silva Cunha Giovanna Balbinot Zambrano 
Jaqueline Buttembender Machado
Professor-Tutor Externo Luciano Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG0708) – Seminário Interdisciplinar III
15/06/2017 
RESUMO
O nosso trabalho tem como objetivo de mostrar a importância da comunicação no comportamento organizacional. As informações que iremos abordar são os objetivos da comunicação no comportamento organizacional dentro da empresa, compreender a importância da comunicação no ambiente empresarial, apresentar as técnicas utilizadas pelas empresas, para maior eficácia e eficiência da comunicação no comportamento de seus colaboradores. Nossa pesquisa por informações sobre o assunto foi baseada em leituras de livros, artigos, consultas na internet, e através de uma entrevista com um profissional gestor de RH de uma empresa de porte médio do Sul do Brasil, do ramo de telecomunicações. Através dessa pesquisa compreendemos que a comunicação no comportamento organizacional possui problemas nas informações devido a distorção, erros de comunicação dentro da organização, ao se identificar tal problemas a necessidade de trabalhar este tema com a finalidade de conscientizar e mostrar a importância da comunicação nas organizações. 
Palavras-chave: Comunicação; Organizações; Comportamento. 
1 INTRODUÇÃO
	Em virtude da constante importância da comunicação no comportamento organizacional, as organizações tem buscado cada vez mais exigir a criatividade pela parte da administração. Essa ferramenta consegue estabelecer uma relação entre empresa e funcionários permitindo formas mais eficazes da corporação sobreviver e prosperar no mercado competitivo atual.
Abordamos neste artigo o quanto é importante utilizar a comunicação nas organizações, somente assim quando as organizações perceberem que a comunicação eficaz é de suma importância para o andamento correto das atividades poderá atingir excelência dos produtos e serviços. Os objetivos que são necessários estabelecer em uma organização para que os resultados sejam alcançados. E mostrar as técnicas utilizadas pelas organizações para que quando o destinatário recebe, compreende e interpreta a mensagem. 
No nosso trabalho também mostraremos uma pesquisa feita com um gestor de RH, da empresa RC Telecomunicações. Abordaremos a forma de que a empresa utiliza a comunicação interna com seus colaboradores, de que forma e tratada a insatisfação e satisfação de seus colaboradores e clientes, suas condições de trabalho e como são resolvidos os problemas informados. Para assim compreendermos a importância da comunicação no comportamento organizacional.
2 O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A capacidade comunicativa não é privilégio dos seres humanos; ela é bastante complexa e pode ser encontrada em outros momentos da vida animal, nas aves , nos peixes, nos mamíferos, e outros. Em sua etimologia, Marques de Melo (1975, p.14) lembra que “[...] comunicação vem do latim ‘communis’, comum. O que introduz a ideia de comunhão, comunidade”. Contudo, se falamos em “processo de comunicação”, cabe também uma rápida verificação no termo “processo”. Berlo (1991, p.33) o descreve como”[...] qualquer fenômeno que apresente continua mudança no tempo”, ou “qualquer operação ou tratamento continua”. (WEISS, TAFNER E LORENZI, 2013, p. 19)
Conforme, WEISS, TAFNER E LORENZI a capacidade de comunicação, não e somente exclusividade dos seres humanos, sua extensão vai muito alem das interações humanas, como por exemplo os animais. A comunicação esta sempre em um processo de continuas mudanças. 
A comunicação não pode ser confundida com a simples transmissão unilateral de informações. A comunicação humana exige a participação, no mínimo, de duas pessoas. Assim, ela só existe quando se estabelece entre mais de uma pessoa. Quando há um bloqueio, a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida, pois, segundo PENTEADO (1997, pag. 5);” [...] se um indivíduo fala e ninguém ouve, o processo de comunicação não se completou”.Existindo esse problema, a diferença de significado do que foi capturado de uma mensagem e o que o transmissor queria exatamente dizer é o ícone que pode atrapalhar o elo comunicativo.(WEISS, TAFNER E LORENZI, 2013, p.20).
Segundo, WEISS, TAFNER E LORENZI, essa transmissão de informações o papel do transmissor é muito importante.Usar uma linguagem verbal que todos entendam, faz que o processo de comunicação se complete, assim não havendo diferenças de interpretações.
A comunicação é essencial para o gradativo alcance da consonância e consistência do comportamento das pessoas nas organizações. A comunicação organizacional constitui o processo pelo qual a informação se movimenta e é intercambiada entre as pessoas dentro de uma organização. (CHIAVENATO, 2014, p.216)
Sendo assim, o autor expressa que dentro de uma empresa a comunicação deve ser disseminada, seja através de canais de comunicação formal ou informal usando a tecnologia da informação como beneficio, intensificando os fluxos de comunicações.
3 FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO
Segundo CHIAVENATO, a comunicação é muito importante para o comportamento saudável das organizações, dos grupos e das pessoas. A comunicação apresenta quatro funções básicas em uma organização: controle, que e quando as pessoas seguem normas e procedimentos de trabalho ou quando comunicam problemas de trabalho ao seu supervisor onde a hierarquia e as orientações formais precisam ser seguidas e a comunicação serve para verificar se o que esta acontecendo e real; motivação é o estimulo devido ao comportamento, desempenho ou resultados alcançados onde a comunicação promove motivação apartir de um objetivo a ser alcançado; expressão emocional, é quando as pessoas expressa seus sentimentos negativos ou positivos e informação, a comunicação que transmite dados para identificar e avaliar alternativas que facilitam a tomada de decisões. 
6 CONCLUSÃO
A conclusão deve apresentar o posicionamento sintetizado da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho. Apresenta-se uma análise sobre o trabalho desenvolvido, informando resultados e reflexões sobre o Estágio, área de concentração. Também poderá ser relatada uma opinião pessoal sobre a experiência que acaba de realizar, apresentando recomendações e sugestões referentes ao aperfeiçoamento de futuros trabalhos.
REFERÊNCIAS
TAFNER, Elisabeth Penzlien; DA SILVA, Everaldo. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: ASSELVI, 2008.
Perguntas ao Gestor de RH.docx
Perguntas ao Gestor de RH:
 
As organizações são entidades vivas e com incrível dinamismo, pois são constituídas de pessoas. O objetivo básico do comportamento organizacional, é ajudar as pessoas e organizações a se entenderem cada vez melhor. Como funciona a comunicação interna na sua empresa?
A comunicação interna funciona por meio de reuniões, onde são debatidos vários assuntos ligados a empresa, possuímos e-mails corporativos para cada funcionário quando necessário enviamos, relatórios , atas e informativos para que todos funcionários possam saber de determinados assuntos. 
Uma maneira natural de avaliação de ambientes é através de reuniões, onde os gestores percebem os problemas potenciais que podem afetar o clima da empresa. De que forma é tratada a satisfação e a insatisfação dos colaboradores? 
Geralmente realizamos feedback com nossos funcionários e questionamos se algo que posso melhor em seu ambiente de
trabalho. Quando a insatisfação somente de um determinado funcionário solicitamos que diga para seu superior o problema que tentamos ver o que é possível para realizar melhorias. 
Os funcionários tem oportunidade de dizer aos seus superiores hierárquicos o que eles pensam da empresa ou do seu trabalho (função)? Sim. Conforme resposta anterior. 
A sua empresa possui Princípios e Valores? É de conhecimento de seus colaboradores? De que forma é divulgado? Sim. E de conhecimento de seus colaboradores, quando realizamos uma contratação nova de funcionário passamos os valores por meio de informativo, onde o colaborador le o mesmo e assina informando que esta ciente dos valores da empresa. 
Nenhuma organização pode operar normalmente e nem alcançar seus objetivos se as pessoas não estão engajadas, não comparecem com  regularidade ao trabalho e não fazem as coisas acontecerem. Neste sentido, a sua empresa possui controle de absenteísmo? Se possuir, qual é o índice? Não possui. 
As condições físicas de trabalho na sua empresa são satisfatórias? Como por exemplo, ruídos (internet, telefone), temperatura e iluminação.
Sim. Possuímos acesso a internet , telefone, e o ambiente de trabalho e adequado para cada função. Todas as filias possuem escritórios, com condições físicas de trabalhos satisfatórias. 
A satisfação do cliente – seja interna ou externa – é um importante indicador do sucesso organizacional, pois é ele que determina o seu sucesso ou fracasso. Seu superior imediato trata a satisfação do seu cliente com prioridade máxima?
Sim. A empresa possui a central de atendimento para seus cliente onde eles podem realizar, reclamações , sugestões ou elogios. Realizamos um pos venda de cada cliente que contrata nossos serviços, onde questionamos sua satisfação e se houver insatisfação tentamos abrimos uma ordem de preventiva para que possamos reparar o erro que possa ter ocorrido. 
O saber não é um bem econômico: o seu uso não o destrói e sua transferência não representa uma perda para quem o detém. Ao contrario dos bens materiais, quanto mais utilizado e compartilhado mais o conhecimento adquire um valor maior. Sua empresa oferece aos seus colaboradores treinamentos periódicos?  Periódicos não realizamos, o funcionário recebe realmente o treinamento quando ele ingressa na empresa onde e passado todas as tarefas, atividades que o mesmo precisa realizar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais