Buscar

Exercicio aula 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
4a aula
	 1a Questão (Ref.: 201702317954)
	
	
	A reforma do ensino superior instituiu o sistema de créditos que obrigava os alunos a realizarem a matrícula por disciplinas, o que impedia a formação de grupos nas mesmas turmas, como no tradicional curso seriado, dificultando a organização de grupos de pressão. Sua finalidade era:
		
	
	Desmobilização dos operários
	
	Desmobilização dos pais dos alunos
	
	Desmobilização dos metalúrgicos
	 
	Desmobilização dos estudantes universitários
	
	Desmobilização dos alunos do ensino básico
	
	 2a Questão (Ref.: 201701938253)
	
	
	Leia o texto para responder à questão: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; (Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acessado em 28.04.2012. Adaptado) O texto apresenta uma organização comum aos estatutos e leis em geral, que é a distribuição da mensagem em:
		
	
	parágrafos, para dar bons conselhos às crianças e aos adolescentes brasileiros.
	 
	artigos, para determinar quais são os direitos e deveres dos cidadãos e do Estado.
	
	receituários, indicando o passo a passo de com tratar as crianças e os adolescentes.
	
	estrofes, para expressar opiniões sobre como a sociedade deveria tratar os jovens.
	
	tópicos, para narrar algumas experiências vividas por jovens e seus familiares.
	
	 3a Questão (Ref.: 201701570915)
	
	
	A respeito da A lei 5540/68, é correto afirmar que:
		
	
	o Poder Executivo Federal desconcentrava poderes, além de ser eleito de forma direta pelo Congresso Nacional.
	
	o governo ditatorial afirmava sua proibição ao ensino livre e passava a controlar à ação da iniciativa privada
	 
	determinou que as disciplinas nas Universidades passassem a ser agrupadas por departamentos, deixando de se organizar por cursos, reforçando o caráter da fragmentação
	
	foram anos marcados por uma intensa atividade educativa que visavam a mobilização e organização dos estudantes
	
	autorizava mais vagas nas universidades públicas, com ênfase na liberdade de expressão
	
	 4a Questão (Ref.: 201702072591)
	
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 9.º, define as incumbências da União e nos artigos subsequentes - 10 e 11 - as relativas aos estados e municípios. Fica claro que os municípios devem "organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais de seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos estados". Portanto, de acordo com a lei, a elaboração da política nacional de educação e das competências e diretrizes para a Educação Básica são competência:
		
	
	dos Estados.
	
	dos Municípios.
	 
	da União.
	
	do Distrito Federal.
	
	da Prefeitura
	
	 5a Questão (Ref.: 201701391927)
	
	
	A Lei 5692/71 determinou em seu texto que "Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes". Analise as informações abaixo e marque em seguida a SEQUENCIA CORRETA de V (VERDADEIRO) e F (FALSO) apresentando-as como determinações ou não da Lei 5692/71:
I. O ensino de 2º grau destina-se à formação da criança em idade de 7 a 14 anos.
II. Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes.
III. O ensino de 2º grau terá cinco anos, conforme previsto para cada habilitação, compreendendo, pelo menos, 2.200 ou 2.900 horas de trabalho escolar efetivo, respectivamente.
IV. a conclusão da 3ª série do ensino de 2º grau, ou do correspondente no regime de matrícula por disciplinas, habilitará ao prosseguimento de estudos em grau superior.
V. os estudos correspondentes à 4ª série do ensino de 2° grau poderão, quando equivalentes, ser aproveitados em curso superior da mesma área ou de áreas afins.
		
	
	V F V F V
	
	V F F F F
	 
	F V F V V
	
	V V V F F
	
	F F V V V
	
	 6a Questão (Ref.: 201701391908)
	
	
	Das afirmativas abaixo, marque a que apresenta uma informação VERDADEIRA com relação á Lei 5692/71:
		
	
	Foi criado um comitê de educadores progressistas instituído pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para instaurar práticas pedagógicas reflexivas e transformadoras de realidades sociais
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Getúlio Vargas, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Estado Novo e às necessidades sociais e econômicas que o governo se empenhava em garantir
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela abertura democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo democrático se empenhava em garantir.
	 
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir.
	
	Foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pela liberdade democrática e às necessidades sociais e econômicas que o governo popular se empenhava em garantir.
	
	 7a Questão (Ref.: 201702107884)
	
	
	As políticas públicas são as ações desencadeadas pelo Estado que visam ao bem coletivo, ou seja, o bem de todas as pessoas e da sociedade em geral. Assim considere as afirmativas a seguir: I- Projetos sociais de distribuição de renda para suprir as necessidades básicas das camadas mais pobres da população; II- Ampliação do acesso ao ensino superior através de bolsas de estudo, financiamentos estudantis e cotas raciais; III- Aumento dos salários dos deputados como forma de incentivo para que realizem seu trabalho cada vez melhor. Assinale a alternativa abaixo que indica a(s) afirmativa(s) que apresenta(m) política(s) pública(s) que de fato visa(m) ao bem comum.
		
	
	Afirmativa I.
	
	Afirmativas I, II e III.
	
	Afirmativas II e III.
	
	Afirmativa II.
	 
	Afirmativas I e II.
	
	 8a Questão (Ref.: 201701938250)
	
	
	A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está prevista na legislação nacional. Neste contexto, assinale o que NÃO está previsto no artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/96).
		
	
	O Poder Público viabiliza e estimula o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
	 
	Os sistemas de ensino mantêm parcialmente a gratuidade aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, assim como oportunidades educacionais apropriadas.
	
	A EJA é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
	
	A educação de jovens e adultos deve articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma de regulamento.
	
	São consideradas as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

Outros materiais

Outros materiais