Buscar

Avaliação (2017.2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
Assinale a alternativa FALSA.
Resposta Selecionada: c. O conjunto de habilidades e competências desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental não forma a base da atitude ecológica;apenas informa a problemática ambiental.
Pergunta 2
Qual das metas a seguir não diz respeito ao programa voltado para a educação infantil?
Marque a alternativa correta: Resposta Selecionada: e.Desenvolver a consciência de que as pessoas são parte de um mundo que é separado do mundo natural.
Pergunta 3
Qual das figuras em seguida melhor ilustra a questão da pluralidade?
Assinale-a: Resposta Selecionada: d. 16d.jpg
Pergunta 4
“[...] diz respeito à situação em que diversas disciplinas, com base em seu quadro teórico-metodológico, colaboram no estudo ou tratamento de dado fenômeno. Os limites disciplinares são mantidos e não se supõe, necessariamente, a integração conceitual ou metodológica das disciplinas no âmbito de um novo campo do conhecimento”. Essa observação sobre a temática ambiental estudada no livro-texto é de caráter:
Resposta Selecionada: c. Multidisciplinar.
Pergunta 5
Em Nova Iorque, em 1892, William T. propôs conectar as partes alta e baixa do rio Niagara, abrindo um canal com aproximadamente 9,6 km de extensão e 85 metros de profundidade para o transporte de carga. O projeto foi abandonado em 1920, e o local vendido à indústria HookerChemical, que o utilizou como aterro para a disposição final de resíduos tóxicos. Após esse procedimento, a empresa vendeu o local por um preço simbólico de $1 dólar àNiagara Falls BoardofEducation. Uma escola foi construída diretamente sobre o aterro e circundada por residências. Em 1978, moradores de um conjunto habitacional dessa localidade descobriram que suas casas foram erguidas sobre um canal que havia sido aterrado com dejetos químicos industriais e bélicos do período de 1920 a 1953. Estudos constataram vários efeitos na população: alterações nos cromossomos, aumento do número de abortos, aumento do número de defeitos congênitos. A qual desastre ambiental nos referimos?
Resposta Selecionada: e. Ao Love Canal.
Pergunta 6
“compreende os aspectos naturais, mas também os sociais. Essas duas faces são complementares e indissociáveis: o meio social depende de recursos do meio natural e, em maior ou menor grau, interfere no ritmo de modificações ocorridas no mesmo.”
Referimo-nos a um dos conceitos de: Resposta Selecionada: c. Ambiente.
Pergunta 7
Sobre interdisciplinaridade (I), transdisciplinaridade(T) e multidisciplinaridade (M), pode-se considerar que:
I - Na____________, as várias disciplinas colaboradoras mantêm seus limites intactos.
II - Na_________________, esses limites são transpostos pela construção de conceitos e métodos comuns.
III - A______________radicaliza a ideia de reacomodação e unificação dos conhecimentos disciplinares, com relativo desaparecimento de cada disciplina. Assim, cada campo especializado do saber envolvido no estudo de certo fenômeno seria fundido em um amplo corpo de conhecimentos universais não especializados, que poderiam ser aplicados a quaisquer fenômenos.
IV - A _________________ caracteriza-se pela total ausência de limites disciplinares.
Indique a alternativa que corretamente preenche as lacunas das afirmativas:
Resposta Selecionada: e. M;I;T;T.
Pergunta 8
O surto desenvolvimentista aumenta a desigualdade em escala global, entre países desenvolvidos e emergentes. Os 20% da população mundial que vivem nos países desenvolvidos consomem 80% do que é produzido mundialmente. Essa situação torna-se insustentável e é causa de um grande mal-estar global. Tomando essas considerações como base indique a alternativa INCORRETA.
Resposta Selecionada: e.O avesso do desenvolvimento deve-se à corrida pelo crescimento à custa da degradação,sob a lógica da competitividade que preza sempre pela qualidade de vida.
Pergunta 9
A figura em seguida representa o contexto de qual tipo de relação? Marque a resposta correta: Resposta Selecionada: e. Ao ciclo do desenvolvimento econômico na era planetária.
Pergunta 10
“Efetuar uma integração entre as diversas disciplinas do ensino formal, de modo a favorecer a obtenção de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de valores e comportamentos úteis para a prevenção e busca de soluções de problemas ambientais”. Referimo-nos às metas e estratégias da Educação Ambiental traçadas em qual Conferência estudada no livro-texto?
Assinale-a: Resposta Selecionada: b. Conferência Intergovernamental de Tibilisi.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais