Buscar

TCE LUANI E MILEIDE 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ	Comment by Monique Lima: POR FAVOR REVER FORMTAÇÃO! FONTE ESPAÇAMENTO CONFOME MODELO DO MANUAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
TRABALHO DE CONCLUISÃO DE ESTÁGIO- 2017/ 6º e 7º SEMESTRE
ARTIGO
IMPORTÂNCIA DA FICHA TÉCNICA EM UAN’s
LUANI FREITAS PORTUGAL	Comment by Monique Lima: REVER FORTAMATAÇÃO
MILLEIDE DOS SANTOS GONÇALVES DA SILVA
INTRODUÇÃO
Atualmente nas unidades de alimentação deve-se ter atenção dietética de forma completa, para que haja planejamento e controle das etapas executadas pela unidade, para que assim estabeleça meios para padronização e qualidade dos processos na produção de refeições, beneficiando o trabalho do nutricionista e toda a equipe.	Comment by Monique Lima: Retirar os espaçamentos etre os parágrafos e ajustar o texto!
A ficha técnica de preparação é um instrumento gerencial de apoio operacional, pelo qual se fazem o levantamento dos custos, a ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional, sendo útil para subsidiar a elaboração do cardápio (AKUTSU et al., 2005)..	Comment by Monique Lima: Quem citou isso? Qual o autor?
Utilizado comoÉ um instrumento a ferramenta para controle dos gênero tipos e cálculo do cardápio no qual estãoaparecem descritos todos os ingredientes, tipos de equipamentos a serem utilizados, as etapas e o tempo de processamento, além do detalhamento da técnica de preparo para cada uma das refeições e o rendimento das refeições já calculada com porções predeterminadas pré-estabelecidas evitando sobras, permitindo assim um levantamento do custo da preparação, e se tornando uma das formas mais eficientes para padronização e controle de qualidade em UAN’s.	Comment by Monique Lima: Fazer um link entre um parágrafo e outro! Os parágrafos estaõ soltos! Cuidado com o plágio!!! Está igual ao conceitos de diverso autores! Por favor rescrever e cita-los
A ficha técnica é utilizada como uma forma de recurso para garantir que uma mesma preparação seja fornecida com mesma qualidade e características sensoriais, independentemente de quem a tenha preparado, auxiliando o nutricionista na aquisição de compras para que não falte nenhum ingrediente pra preparação do prato.
Dessa forma, eEste trabalho tem como objetivo evidenciar a importância das fichas técnicas e como podem ajudar a controlar estoques e reduzir custos desde que elaboradas com as informações necessárias e uso correto no preparo da refeição. 
Referências:
HUTRIVE, Tiffany Prokopp; PICCOLI, Liana. Elaboração de Fichas Técnicas de Preparações de uma unidade de alimentação e nutrição do município de Xaxim, e-Scientia, Belo Horizonte, p.1-7, 24jul. 2013.
SOUZA, Lucimar Vieira de; MARSI Teresa Cristina de Oliveira. Importância da ficha técnica em UANs: produção e custo de preparações/refeições, J Health Sci Inst, São Paulo, p.1-6, 25ago. 2015.
AKUTSU, Rita de Cássia; BOTELHO, Raquel Assunção; CAMARGO, Erika Barbosa; SÁVIO, Karin Eleonora Oliveira; ARAÚJO, Wilma Coelho. A ficha técnica de preparação como instrumento de qualidade na produção de refeições, Revista de Nutrição vol.18, Campinas, p.1, mar/abr. 2005.
 PHILIPPI TUCUNDUVA, S. Nutrição e Técnica Dietética, São Paulo, Ed. Manole, 2006. 
SANTOS, Amanda de Jesus dos. Elaboração de Fichas Técnicas de Preparações Em Uma Unidade De Alimentação E Nutrição do Município de São Paulo, Semesp, São Paulo, p.1-10.

Outros materiais