Buscar

QUEIXA CRIME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA _ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _ (...)
P (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), RG: sob o nº (...) e CPF: n.º (...) residente e domiciliado à (rua, número, bairro e CEP), por seu advogado (a) e procurador (a), vem respeitosamente perante à presença de Vossa Excelência, propor:
QUEIXA –CRIME
“em face de C (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), RG: sob o nº (...) e CPF: n.º (...), residente e domiciliada (o) em (cidade), (rua, número, bairro e CEP), com fundamento no artigo 30 do Código de Processo Penal, em combinação com o artigo 140, caput do Código Penal, baseado nas provas colhidas no inquérito policial que segue juntamente com esta, pelos seguintes motivos:
I- DOS FATOS e FUNDAMENTOS:
A Querelante é vizinha da querelada, e vem tendo diversos problemas com a mesma, visto que a sua residência se tornou (...).
O local é totalmente sujo e impróprio inclusive para saúde (...)
A querelada foi orientada pela VIGILÂNCIA SANITÁRIA, que foi ao local constatando o que a Sra. Tal dizia a verdade assim tomaram as devidas providências inclusive com.
Assim a querelada e seu marido somente cumpriu o determinado por 01 (um) dia,...(doc.) em anexo da (cópia do boletim de ocorrência).
A testemunha L. M. vizinho do bairro, presenciou diversas vezes as ofensas contra a querelante que é idosa e muito doente sendo chamada de “aleijadinha e vadia”, e demais nomes perversos, sujos e totalmente ofensivos.
Agindo desta forma, a querelada cometeu a conduta do artigo 140 do Código Penal, pelo que se requer sejam a ela aplicadas as penas do citado dispositivo penal;
DO DIREITO:
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
§ 1º - O Juiz pode deixar de aplicar a pena:
I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.
§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.
§ 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: Pena - reclusão de um a três anos e multa.
Objeto:A tutela da honra da pessoa sob seu aspecto subjetivo (o prestígio que ela tem de si mesma) é o que a norma pretende assegurar quando tipifica a conduta da injúria, repreendendo o ato que resulta na simples ofensa contra a dignidade ou o decoro.
Elemento subjetivo:É a intenção de ofender a dignidade ou o decoro da vítima. O animus injuriandi configura-se quando o autor manifesta opinião ofensiva contra a vítima, em evidente intenção de macular sua honra.
Injúria: substantivo feminino
1. Ato ou efeito de injuriar.
2. Injustiça, aquilo que é injusto; tudo o que é contrário ao direito.
Ao contrário da Calúnia e Difamação, o bem jurídico tutelado, aqui, é a honra subjetiva que é a constituída pelos atributos morais (dignidade) ou físicos, intelectuais, sociais (decoro) pessoais de cada indivíduo, contribuindo para a degradação de seu pareço próprio.
II- DOS PEDIDOS:
Isso posto, requer seja recebida a presente queixa-crime, devendo ser processada segundo o rito definido na Lei n. 9099/95, com a designação de Audiência de Instrução e Julgamento e, após a oitiva das testemunhas abaixo arroladas e apreciação dos documentos que ora se juntam (ou que instruem o Termo Circunstanciado de Ocorrência) sejam, então, aplicadas a querelada (o) as penas previstas no Código Penal Brasileiro. A querelante adianta não ter interesse em conceder a querelada o benefício da suspensão condicional do processo, por entender que tal medida não será suficiente para impedir que ela repita a conduta delitiva em outras oportunidades, já que tem costume de proceder desta forma em relação aos outros vizinhos e familiares, tendo condutas agressivas e humilhando pessoas ligadas a ela. (art. 89, da Lei 9099/95 c/c art. 77, inciso II, do CP).
Nestes termos,
Pede e espera deferimento.
(Local, data)
Assinatura do advogado (a)
______________________________________
Assinatura (conjunta) do Cliente.
_________________________________________
Rol de Testemunhas: L. M, (nome completo), RG: sob nº(...) e CPF: (...), (nacionalidade), (estado civil) e (profissão), residente e domiciliado na cidade e Comarca de (...), (rua, número, bairro e CEP).

Outros materiais