Buscar

revisão trib e p traba

Prévia do material em texto

Qual é a diferença do planejamento e controle orçamentário do setor público para o setor privado?
R: A diferença é que o Estado age como agente normativo e regulador da atividade econômica, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.
Diferencie as receitas originais, derivadas e extraordinárias.
R: Originárias são provenientes a exploração econômica de bens, que pertence ao próprio patrimônio público. As derivadas são receitas impostas como imposto mútuo. E a extraordinária é arrecadação feita pelo Estado com caráter de temporalidade ou excepcionalidade, ou seja, não é uma arrecadação de modo contínuo, como impostos e taxas que fazem parte da Receita Ordinária.
Em um Estado brasileiro foi necessário em caráter de urgência armar a polícia de modo a fazer frente a violência. Não havia previsão orçamentaria para essa atividade. Poderá haver credito suplementar para esse orçamento ou em caso de realmente poder, que nome teria esse crédito? Explique.
R: Sim, Crédito orçamentário. São usados principalmente em calamidade pública, bem como para equiparar órgãos de segurança, saúde, etc., sendo estas necessárias.
Qual é o conceito de lei de diretrizes orçamentarias e de lei orçamentaria anual?
R: A “LDO” tem a finalidade de orientar a elaboração dos orçamentos fiscais da seguridade social e de investimento do poder público, incluindo os poderes executivo, legislativo, judiciário e as empresas públicas e autarquias. Já a “LDA”, o governo define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas no ano decorrente. Esta também disciplina as ações do governo federal sendo que nenhuma despesa pública pode ser executada fora do orçamento, porém nem tudo é federal.
Como funciona a criação dos créditos adicionais?
R: Créditos Adicionais classificam-se como suplementares e especiais e extraordinários. Os Suplementares, são destinados a reforço de dotação orçamentária, sendo encaminhado ao Congresso Nacional pelo Presidente da República através de Projeto de Lei. Os Especiais, são destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica, sendo encaminhado ao Congresso Nacional pelo Presidente da República através de Projeto de Lei. Por último os Extraordinários, que são destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública, sendo encaminhado ao Congresso Nacional pelo Presidente da República através de Medida Provisória.
O projeto de lei orçamentário foi proposto com déficit e o congresso questionou seu poder executivo, poderia encaminhar um projeto com esse desequilíbrio? Identifique o princípio orçamentário referente a essa situação e com os elementos do direito financeiro se relacionam no caso.
R: Sim, pois de acordo com o princípio do equilíbrio, visa assegurar que as despesas autorizadas não serão superiores à previsão das receitas na lei orçamentária anual. Entretanto, a CF/88 é realista quanto à possibilidade de ocorrer déficit orçamentário, caso em que as receitas sejam menores que as despesas. Assim, o princípio do equilíbrio não tem hierarquia constitucional. No entanto, contabilmente e formalmente o orçamento sempre estará equilibrado, pois tal déficit aparece normalmente nas operações de crédito que, pelo art. 3º da Lei 4.320/1964, também devem constar do orçamento.
Quais são os conceitos e as diferenças entre despesas correntes e de capital?
R: Despesa corrente é o tipo de pagamento efetuado pelo estado com o objetivo de contratar pessoal, serviços e também para a compra de insumos e bens que são essenciais para a realização de maneira satisfatória das funções administrativas que lhe competem. Já as despesas de capital contribuem para a formação ou aquisição de bem de capital e por consequência, impacta em acréscimos ao Produto Interno Bruto.
A lei de diretrizes orçamentarias tem puro objetivo a elaboração de lei orçamentário anual? Fundamente.
R: Lei de Diretrizes Orçamentárias tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias. Busca orientar a elaboração a Lei Orçamentária Anual com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual. De acordo com o art. 165, § 2º da Constituição Federal.
A lei orçamentaria de um Estado autorizou o executivo a realizar contratações de alterações de crédito por antecipação de receita. Qual foi o princípio que não foi respeitado nessa autorização? Por que?
R: O princípio não respeitado é o da exclusividade, visto que não se inclui na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.
Receita flutuante, faz parte do orçamento público? Por que?
R: Sim, pois esta receita faz parte dos débitos da administração pública, que são legalmente contraídos sem exigência de autorização legislativa por período máximo de ano. Art. 39, §4º, da lei 4320/64. A receita da dívida ativa abrange os créditos de multa, juros de mora, encargos, etc.
A competência da justiça do trabalho foi modificada pela reforma trabalhista. Apresente a modificação que há exceção para os processos julgados pela competência trabalhista.
R: Após a reforma, o réu tem o prazo de 5 dias após o recebimento da notificação, para a apresentar peça própria a execução de incompetência, sob pena de preclusão.
As ações entre trabalhadores portuários e os operadores ou órgão gestor mão de obra, são julgados pela justiça do trabalho? Fundamente.
R: Não. De acordo com o art. 652, V, da reforma trabalhista, estes trabalhadores deverão ter seus procedimentos julgados pelas juntas de conciliação e julgamento.
Carla moradora do Gama, foi contratada na sede da empresa em Brasília para exercer seu trabalho em Vitoria-ES. Após um ano, foi transferida para Palmas e nos últimos 5 anos exerce seu trabalho em Taguatinga. Ocorre que vem sofrendo assédio moral, o que torna insustentável o seu trabalho, fazendo com o que ela deseje a rescisão do seu contrato de trabalho. Onde a ação deve ser protocolada e porquê?
R: Carla deverá protocolar ação no foro de Taguatinga, visto que, este foi o seu último locar de trabalho e foi onde o assédio ocorreu. 
Como é determinado o procedimento sumaríssimo e quais são suas principais características?
R: O rito sumaríssimo deverá sempre ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente, art. 852-B, da CLT. As suas características são: necessidade de uma única audiência, não há citação por edital, máximo duas testemunhas, a sentença é sempre proferida na própria audiência, a avaliação ocorre em até 15 dias corridos do ajuizamento, todos as provas são expostas na própria audiência e caso uma das partes não fique satisfeitas com a sentença, recursos serão cabíveis. 
Com relação as audiências trabalhistas, seria correto dizer que poderão se realizar em dias úteis entre 8 e 18 horas e que o juiz daria 15 minutos de tolerância no pregão? Explique.
R: Sim. De acordo com o art. 813 da CLT, as audiências deverão ocorrer de segunda à sexta, exceto feriados, das 08h às 18, não podendo ultrapassar 5h seguidas, salvo quando houver matéria urgente. Entre tanto, não há os 15 minutos de tolerância do pregão.
A ausência injustificada do reclamante ou do seu advogado geraria revelia ou confissão? Fundamente explicando o que é revelia ou confissão e ainda informando quanto tempo depois o reclamante poderia entrar com a ação novamente.
R: De acordo com o art. 844 da CLT, caso o reclamante falte à audiência, esta deverá ser arquivada. Revelia é quando o processo se da continuidade sem o parecer do réu ou que ele não compareça a audiência. Confissão é quando o réu confesso sobre delitivas que estão sendo-lhe imputadas. Caso o reclamante queira ajuizar nova ação após o arquivamento, este terá até 2 anos a partir da data do ajuizamentoda primeira ação.
Todas as provas serão produzidas em audiência única que não poderá ser interrompida e onde as partes deverão contestar as provas um dos outros simultaneamente. Essa informação é verdadeira? Fundamente explicando o que acontece em cada um dos procedimentos.
R: Sim, esta informação vem do rito sumaríssimo. No caso, haverá audiência una para que haja a apresentação das provas e a contestação desta, porém a audiência não poderá ultrapassar 5h de duração.
Quantas testemunhas podem ser ouvidas no procedimento ordinário? Qual o valor considerado para esse procedimento?
R: Poderão ser ouvidos até três testemunhas de cada parte. O valor para esse procedimento é de até 40 salários mínimos.
Quais são os procedimentos que excluem a administração pública autárquica e fundacional? Qual o motivo para essa exclusão?
R: Procedimento sumário, pois a pessoa competente do judiciário não pode ser parte nesse tipo de processo, visto que é de duplo grau de jurisdição.
Execução fiscal de INSS e imposto de renda, pode ser realizada na justiça do trabalho? Explique.
R: Não. Após a reforma trabalhista esse tipo de procedimento só pode ser realizado na justiça comum, entre tanto, estes poderão ser ajuizados na justiça do trabalho para fins de multa rescisória.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes