Buscar

Experimento Desumano em Cobaia (1997)

Prévia do material em texto

Resenha do filme Cobaia (1997) de Joseph S.
 O Filme Cobaia relata uma história carregada de preconceito baseada em fatos reis, que ocorre em uma pequena cidade dos Estados Unidos, onde a maioria da população era composta por negros, e uma grande parcela destes habitantes estavam acometidos por sífilis, por isso passaram a receber um tratamento gratuito promovido pelo governo que tinha como promessa a cura ou amenizar os sintomas dos pacientes crônico. Com o passar do tempo o governo cortou a verba que sustentava a compra de medicamentos e mantinha a terapia, deixando dessa forma aquela população desassistida. A equipe responsável pela administração e execução do tratamento diante daquela situação recebeu uma proposta de submeter aqueles doentes, com tratamento interrompido, a um experimento que visava o estudo fisiopatológico da sífilis no organismo dos negros em relação a brancos, e através dos resultados comparar a disparidades ou igualdades no organismo de ambos; e em troca as verbas do tratamento que foram cortados seriam restabelecidas em algum meses.
 Em contrapartida os doentes que eram na sua maioria semianalfabetos e até analfabetos não sabiam de nada que estava se passando, e nem que o tratamento tinha sido interrompido e muito menos que estavam sendo cobaias de um experimento que se estendeu por longos anos em troca de uma promessa falsa.
 Durante o tratamento os pacientes eram tratados com descaso sem nenhuma preocupação de que a doença, causaria dor, sofrimento e mortes de homens negros, os direitos humanos são notadamente violados com esse experimento desumano. No inicio do século XX mais precisamente na década de 30 as normas da bioética não existia, ou estavam apenas engatinhando, para impor limites as essas pesquisas que condenam seres humanos a morte contra sua vontade ou enganando- os em troca de favores por conta da sua situação socioeconômica inferior. 
 Diante essa história baseada em fatos reais pode-se ter noção da importância das normas bioéticas na área da saúde e da pesquisa no que diz respeito a imposição de limites e respeito aos valores individuais e coletivos para que atos desumanos e sem controles não tente contra a vida, e se os mesmos serem realizados sejam punidos de forma categórica.

Continue navegando