Buscar

Quadro Esquemático de Neurose, Psicose e Perversão.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neurose
	Psicose
	Perversão
	São transtornos da afetividade que levam as pessoas a experimentar sentimentos e reações motoras incomuns e/ou incontroláveis, embora estejam com perfeita conservação do juízo de realidade. Estão permanentemente em conflitos psíquicos que impedem de aproveitar a existência de forma prazerosa.
 
Sintomas
Ansiedade, depressão e preocupação constante, medo de ir a determinados lugares, medo de determinadas situações, histeria, fobias diversas, entre outros.
Tipos Clássicos de Neurose
1) Neurose Fóbica - o sujeito exterioriza sua angústia através das fobias, que é resultante da fixação da angústia sobre a situação ou objeto.
2) Neurose Obsessiva – se caracteriza por uma elevada freqüência de pensamentos obsessivos e compulsivos, que mantém o sujeito em conflito permanente. 
3) Neurose Histérica Dissociativa – reação histérica em o que o paciente se defende de seus conflitos psicológicos por meio de dissociação da consciência: confusão, personalidade múltipla, amnésia, etc.
4) Neurose de Angústia – um dos tipos mais simples de neurose, em que a angústia é o sintoma principal, sempre diante de um perigo simbólico ou real.
Tratamento
O acompanhamento psicoterapêutico é o principal tratamento e, em alguns casos, medicação antidepressiva e tranquilizante pode ser uma opção para o tratamento.
	Transtorno mental patológico de origem orgânica ou emocional que leva o indivíduo a apresentar comportamento antissocial, dificultando o indivíduo de se relacionar com todos em sua volta, criando ideias fantasiosas em seu contato com a sociedade. 
Sintomas
Pensamentos confusos, delírios, alucinações, alterações sentimentais, alteração no comportamento, agitação e agressão, entre outros.
Alguns tipos de psicose são: 
1) Psicose induzida por drogas – como álcool, maconha, cocaína, etc.
2) Psicose orgânica – causada por lesão cerebral ou enfermidade física que altere o funcionamento do cérebro, como a encefalite, a Aids, tumor cerebral, reação química a certos remédios.
3) Psicose reativa breve – aparece de forma súbita em resposta a um evento muito estressante para uma pessoa muito sensível.
4) Esquizofrenia – quando há mudanças psicóticas por pelo menos seis meses. Atinge uma em cada cem pessoas. Há diferentes tipos como a paranóide, hebefrênica, catatônica, simples. 
5) Transtorno bipolar – alteração do humor caracterizado pela alternância de momentos de exagerada euforia (mania) com depressão.
6) Transtorno esquizoafetivo – a pessoa tem alterações como no bipolar e no esquizofrênico, mas não se enquadra em nenhum dos dois diagnósticos.
Tratamento
O principal é com medicamentos antipsicóticos, terapias, muitas vezes é preciso um internato em hospitais psiquiátricos.
	Estrutura-se sobre uma vontade de transgredir a ordem natural das coisas, de perturbar a norma social. É um fenômeno sexual, mas também social, físico, político e estrutural. A pessoa perversa busca o prazer continuamente, tanto em seus comportamentos como em suas fantasias.
Sintomas
Segundo seu comportamento, o paciente pode se encaixar em um desses três tipos: exagero ou diminuição de algo; inversão e dissociação; compromisso com a transgressão. 
É dividida em dois grupos:
Perversão Social: Psicopatia, toxicomania e alcoolismo.
Perversão Sexual: Fetichismo, exibicionismo, exibicionismo verbal, necrofilia, masoquismo, sadismo, sadomasoquismo, infantilismo, ninfomania, pedofilia, narcisismo, pedolatria, onanismo (masturbação), voyeurismo, hipoxifilia, cropofilia, urofilia, crismafilia, zoofilia.
Um comportamento sexual só pode ser visto como doença se for a única forma de viver sua sexualidade.
Tratamentos
A perversão não tem cura. O tratamento psicoterapêutico consiste em desarticular os sintomas, para que a pessoa perca essa sensação de gozo e prepotência. Quando o acompanhamento é efetivo, o quadro se estabiliza e se controla.
Estruturas da Personalidade
https://www.significados.com.br/neurose/
http://www.abc.med.br/p/psicologia..47.psiquiatria/220200/neuroses+o+que+saber+basicamente+sobre+elas.htm
https://psicologado.com/abordagens/psicanalise/ampliando-as-visoes-sobre-a-formacao-da-neurose
http://www.abc.med.br/p/psicologia..47.psiquiatria/1299613/psicoses+o+que+sao+quais+os+tipos+mais+comuns+quais+sao+as+caracteristicas+e+como+lidar+com+elas.htm
https://www.significados.com.br/psicose/
http://abp.org.br/portal/clippingsis/exibClipping/?clipping=11176
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/conceito-de-psicose/40501
https://br.mundopsicologos.com/artigos/o-que-e-perversao-e-quais-os-sintomas
https://br.mundopsicologos.com/artigos/conheca-os-principais-tipos-de-perversao-sexual
https://psicologosbrasil.wordpress.com/2012/11/30/perversao-sexual/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/perversao-ou-perversidade/40801

Outros materiais