Buscar

RESUMO SOCIOLOGIA JURÍDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO AV2 SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
Sociologia Jurídica é um ramo cuja vocação é perceber a relação existente entre duas ciências de grande importância para a vida da sociedade, a Sociologia e o Direito, por tratarem das relações, dos conflitos, das normas, do controle, de todas as ligações que possam surgir entre os indivíduos e que necessite de normas reguladoras. 
A preocupação da Sociologia Jurídica é saber até que ponto as normas jurídicas se tornam realmente válidas, se na prática correspondem aos objetivos dos legisladores e seus destinatários.
Sociedade é um conjunto complexo de indivíduos permanentemente associados e equipados de padrões comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. É um grupo em constante transformação. 
Função social do Direito:
Preventiva: estabelecendo regras de conduta social, direitos e deveres, o Direito preocuoa-se em evitar ou prevenir conflitos.
Compositiva: quando o conflito é inevitável, é necessário solucioná-lo, e o Direito compõe conflitos solucionando-os. 
Controle social: regrar a conduta social, visando à ordem e o bem comum.
Regulação Social: organizar a vida em sociedade. 
Conceito Sociológico do Direito: conjunto de normas de conduta universais, abstratas, obrigatórias e mutáveis, impotas pelo grupo social, destinadas a disciplinar as relações externas dos indivíduos, objetivando prevenir e compor conflitos.
Normas de conduta: estabelece a forma pela qual deve se orientar determinada relação social, uma relação entre duas ou mais pessoas. 
Norma jurídica: tem por objetivo influir no comportamento de alguém para modificá-lo. No preceito contém a regra da conduta, e na sanção a pena a ser imposta a quem desobedecer.
Norma moral: tem sua origem na consciência do indivíduo, cuja execução não é obrigatoriamente exigível, como religião.
Norma de trato social: são padrões de conduta social, elaboradas pela sociedade e que visam tornar o ambiente social mais ameno, sob pressão da própria sociedade.
Monismo Jurídico: entende que somente o grupo político está apto a criar as normas de direito. 
Pluralismo Jurídico: devido a insuficiência do Monismo Jurídico, o Pluralismo surgiu. Pluralismo considera que todo grupo social de ceta consistência ou expressão pode criar normas de funcionamento. 
Validade da norma jurídica: é a existência específica da norma, sua capacidade de legalmente obrigar a conduta de seus destinatários.
Eficácia: é o nivel de cumprimento da norma. Uma norma é considerada socialmente eficaz quando é observada por seus destinatários, apresentando os efeitos esperados quando de sua aplicação, seja porque impediu um conflito ou quando sua violação foi punida. 
A eficácia da norma está ligada ao reconhecimento, aceitação ou adesão da sociedade a essa norma. 
Assim a ineficácia se dá nos casos nos quais a norma não foi obedecida e não houve imposição de sanção.
TRÊS CAUSAS PARA A INEFICÁCIA DA LEI:
DESATUALIZAÇÃO DA LEI: a lei pode estar em perfeita adequação com a realidade no momento de sua criação, mas, com o passar do tempo acaba ficando ultrapassada.
MISONEÍSMO: é a aversão às inovações ou transformações do status quo. Velhos hábitos e costumes, privilégios de grupos, que impedem que a lei seja aplicada.
ANTECIPAÇÃO DA LEI À REALIDADE SOCIAL EXISTENTE: quando um legislador vê uma lei que funciona em outro país, e quer implantá-la em seu país. Mas nem sempre há correspondencia entre essas realidades sociais dos países, e a lei cai no vazio. 
EFEITOS NEGATIVOS DA INEFICÁCIA:
QUANDO É INEFICAZ: desmoralização da lei e do próprio sistema. Ex. Jogo do Bicho.
POR OMISSÃO DA AUTORIDADE EM APLICÁ-LA: a sanção por descumprimento não é aplicada o que pode estimular novas transgressões.
PELA FALTA DE ESTRUTURA ADEQUADA À APLICAÇÃO DA LEI: as leis podem ser boas e eficazes, as autoridades competentes, mas a norma não atingirá seu objetivo social se não houver uma estrutura que possa ser aplicada devidamente. 
Efeitos positivos da norma
Função de controle social: prevenção geral, sendo uma intimidação exercida por todos.
Função educativa: certos assuntos passam a ser mais conhecidos do grupo social depois de serem disciplinados pela lei.
Função conservadora da norma: as normas jurídicas tutelam determinados bens da vida social, que se transformam em jurídicos quando recebem proteção do direito. 
Função transformadora: as normas estabelecem novas diretrizes a serem seguidas, fixa novos princípios a serem observados em certas questões, para tanto determina a realização de certas modificações. 
CONSTITUIÇÃO FEDERAL: é o que se pode chamar de Constituição de garantia e dirigente. Define, por meio de normas constitucionais e programáticas, fins e programças de ação futura para a melhoria das condições sociais e econômicas da população. A intensa participação popular no decorrer de sua construção criou condições para que o Brasil tivesse uma Constituição democrática e comprometida com a supremacia do direito e a promoção da justiça. 
COMO SE ELEGE UM SENADOR: são eleitos por meio do chamado voto majoritário: são eleitos os candidatos mais votados em cada Estado, em um único turno.
DEPUTADOS E VEREADORES: o numero de votos para se eleger um deputado ou vereador depende da relação entre o número de eleitores e o número de cadeiras que cada estado (deputados) ou município (senadores) tem em sua respectiva Câmara.
MAGISTRADOS: 
sistema eletivo: por votação através da população. 
VANTAGEM: é democrático e rápido.
DESVANTAGEM: critérios políticos podem interferir na escolha.
sistema de nomeação: é indicado pelo Chefe do Executivo.
VANTAGEM: rapidez e economia.
DESVANTAGEM: é antidemocrático.
sistema concurso público: concurso público de provas, os melhores classificados preenchendo as vagas. 
VANTAGEM: mais democrático, evita o protecionismo.
DESVANTAGEM: mais oneroso e demorado. 
SISTEMA ADOTADO NO BRASIL: Sistema misto - concurso público para os magistrados de 1º instância, e para tribunais superiores nomeação pelo Presidente da República. 
VOTO DISTRITAL: sistema de escolha do candidato no qual este tem que morar em um distrito eleitoral, região definida por espaço geográfica pré-estabelecido, não odendo colher votos em todos os distritos, visando mais proximidade do eleitor com o eleito.
VOTO DISTRITAL PURO: todos os candidatos na eleição proporcional são escolhidos somente entre os candidatos de uma determina região eleitoral, que devem possuir domicílio eleitoral nessa região, e são escolhidos de forma majoritária. 
VOTO DISTRITAL MISTO: parte das vagas é escolhida pelo sistema distrital e a outra parte é escolhida pelo sistema atual (proporcional), de forma que o eleitor tem acessoa uma escolha de representante da sua região, e também pode votar em um representante de uma área política de seu interesse. 
VANTAGENS: Como o candidato só pode pedir voto na região onde mora, ele não some depois das eleições, fica sempre e obrigatoriamente perto do eleitor. 
FUNÇÃO SOCIAL DO PODER JUDICIÁRIO: considerado como o terceiro poder do Estado Democrático de Direito, consiste na garantia, manutenção e principalmente na efetivação dos direitos conferidos pela cidadania. 
FUNÇÃO JURISDICIONAL: é o poder de formular e tomar efetiva a norma jurídica concreta que deve regular determinada situação jurídica. É um poder na medida em que a jurisdição é a capacidade de decidir imperativamente e impor decisões, função porque promove a pacificação dos conflitos de interesse, e também uma atividade, pois é um complexo de atos jurídicos praticados pelo juiz no processo. 
CRIAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, cuidar da observância da administração pública direta e indireta, receber e conhecer as reclamações contra qualquer um dos membroa ou orgãos do Poder Judiciário, representar o MP, no caso de crime contra a administração pública ou abuso de autoridade.
CNJ é composto por 15 conselheiros.Trabalhos desenvolvidos: nepotismo, teto salaria, corrupção e lentidão. 
CONTRATUALISMO: A efetividade se daria a partir de um pacto ou contrato social que seria o impulso do criador do Direito, pelo qual os seres humanos concordaram em abrir mão de parcela de sua autonomia para viver harmoniosamente em sociedade, incumbindo essa parte de suas liberdades e controle a um ente superior e preparado para execer esse controle social: O Estado. 
DURKHEIM: somente a coação é capaz de fazer com que as normas emanadas do Estado sejam devidamente respeitadas pelo povo. Assim, os indivíduos se submeteriam às normas por receio do aparelho repressor do Estado.
O Direito concebido como ciência social deve acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, a fim de tutelar novos direitos ou prevenir novos conflitos, apontando solução para os conflitos inevitáveis. 
FATORES DE TRANSFORMAÇÃO SÓCIOJURÍDICA:
ECONÔMICO: a organização social está articulada basicamente no modo como os homens produzem, possuem e comerciam. O direito vai se modificando à medida em que se vai alterando a estrutura econômica da sociedade. 
POLÍTICO: Se prevalecem as forças conservadoras, as normas jurídicas tendem a ter um perfil também conservador, retrógrado. Mas por outro lado, se prevalecem as forças políticas progressistas, democráticas, certamente o ordenamento jurídico irá refletir esse caráter avançado. 
CULTURAIS: reflete a sociedade para a qual se destina, e evolui acompanhando a evolução cultural, a ponto de se poder dizer que o direito é um aspecto cultural de um povo. 
RELIGIOSOS: temas polêmicos como aborto e casamento homossexual, continuam sofrendo fortes barreiras por conta da influência dos políticos vinculados às igrejas. 
OPINIÃO PÚBLICA: é o pensamento predominante do grupo sobre uma determina pessoa ou questão. É o juizo coletivo adotado e exterioizado por um grupo. Não é a soma nem a síntese da opinião de todos, é um novo produto, uma nova realidade.
IMPORTANCIA: nos países de livre manifestação constitui um elemento decisivo de interação social. Revela o sentimento social em torno de questões sociais relevantes e indicando as mudanças necessárias nas leis e instituições jurídicas. 
MOVIMENTO SOCIAIS: é aquele relacionado à ação coletiva de um grupo organizado que tem por fim a promoção de transformações sociais por meio do engajamento político, de acordo com seus valores e ideia sno seio da sociedade a partir de um contexto característico, que se caracteriza pela existência de tensões sociais. Tais movimentos buscam sempre uma mudança, uma readequação ou mesmo a revolução de uma realidade imprópria ou injusta a certo grupo ou classe social. Assim, a luta por um determinado ideal revela a identidade dos movimentos sociais que estão sempre atuando na defesa de seus interesses. Eles se transformam em representantes políticos dos indivíduos que estejam numa mesma situação inapropriada, seja social, econômica, política, religiosa etc. 
EXEMPLOS: Movimento Feminista, Estudantil, Negro, LGBT... 
MOVIMENTO FEMINISTA: luta pelo fm da cultura que consagra uma suposta superioridade do homem, batalhando pela inserção da mulher no mercado de trabalho em igualdade de condições com o homem. 
CIDADANIA: expresa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade. 
ETNODIVERSIDADE: significa a presença de diversas etnias e "raças" num mesmo país, ou mesmo território, a etnodiversidade brasileira resulta da presença de vários povos indígenas descendentes de imigrantes de variadas origens, além da forte contribuição de povos africanos que para cá vieram como escravos. 
DIREITOS HUMANOS: defesa da igualdade entre os homens numa mesma dignidade, fruto da condição de igualdade e semelhança. Estão no Art. 5 da Constituição, como os direitos fundamentais.

Outros materiais