Buscar

Exercicio 3

Prévia do material em texto

Aluno: EVERTON SOARES MAGALHAES
	Matrícula: 201704052246
	Disciplina: CCJ0100 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / SM
	
	
		1.
		As Ciências Sociais fazem parte do grande grupo das Ciências Humanas. As Ciências Sociais englobam e Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política. Estas ciências têm objetos específicos mas sua abordagem é integrativa. É objeto da Ciência Política:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Os hábitos alimentares dos políticos.
	
	
	A coercitividade dos fatos sociais.
	
	
	A diferenciação religiosa em uma sociedade.
	
	
	Os novos modelos de família.
	
	
	As campanhas eleitorais.
	
	
		2.
		(Interbits 2012) O estudo da religião é uma atividade desafiadora, que impõe demandas muito especiais à imaginação sociológica. Ao analisar práticas religiosas, temos que compreender as muitas crenças e rituais diferentes encontrados nas diversas culturas humanas. (GIDDENS, A. Sociologia. 6ª edição. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 483.) A abordagem sociológica acerca do fenômeno da religião é bastante variada. Karl Marx, ao analisar a função da religião na sociedade capitalista, faz uma interpretação bem diferente daquele de Durkheim e de Weber. Que abordagem é essa adotada por Marx?
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Marx compreende a religião como um produto da indústria cultural. Tal como os produtos culturais de massa, a religião tem a característica de inebriar a população, fazendo com que ela não perceba os problemas sociais. É por isso que ele afirmou que ¿a religião é o ópio do povo¿.
	
	
	Marx relaciona a religião com a alienação e a ideologia. Segundo ele, a religião conforma os homens no regime de dominação no qual eles vivem, destituindo-os da sua capacidade de transformação da realidade e justificando desigualdades e injustiças em nome de deuses que são, na verdade, fruto da criação humana.
	
	
	Marx analisa a religião a partir do totemismo australiano. É desse modelo religioso que ele extrai a importância da religião para a solidariedade orgânica no capitalismo.
	
	
	Marx faz uma abordagem otimista acerca da religião. Segundo ele, todas as religiões, em um sistema capitalista mundial, tendem a se sincretizar em um único modelo religioso de valorização do homem enquanto ser fundamental.
	
	
	Marx considera a religião como elemento fundante do capitalismo moderno. Para ele, a religião oferece a base sobre a qual a moral burguesa irá se constituir. A essa base ele deu o nome de espírito do capitalismo.
	
	
		3.
		1. Considere as afirmativas a seguir: I - A "matéria prima" da Ciência Natural não pode ser isolada em laboratório. II - O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório. III - Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados iguais. IV - As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. São corretas as seguintes afirmativas:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	I, II e IV
	
	
	I e IV
	
	
	III e IV
	
	
	I e II
	
	
	I, III e IV
	
	
		4.
		Leia o texto abaixo e responda ao que se pede: ¿Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.¿ LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado). Quanto ao assunto tratado acima, podemos afirma que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Esse tema só interessa às ciências naturais, uma vez que trata de tecnologia.
	
	
	Esse tema se refere ao cientificismo, presente na atualidade.
	
	
	Esse tema interessa às ciências sociais já que trata da evolução biológica humana.
	
	
	Esse tema interessa às ciências sociais, já que trata de um dos aspectos do comportamento social na atualidade.
	
	
	Esse tema não interessa às ciências sociais, uma vez que não é um problema social.
	
	
		5.
		SEPLAG 2010- A história do Carnaval de Salvador mostra o aparecimento do Ilê Aiyê, em meados dos anos 1970, como um fenômeno decisivo. O Ilê Aiyê é elemento central da chamada ¿reafricanização¿ da folia baiana, denominando-se bloco afro. Muitos blocos afros surgiram depois dele, buscando também tematizar a cultura africana e o orgulho negro. Dentre eles se tornaram conhecidos nacionalmente o Olodum e o AraKetu. A partir do texto, identificam-se
		Quest.: 5
	
	
	
	
	desvalorização da reafricanização como elemento da cultura brasileira.
	
	
	elementos culturais que caracterizam a discriminação da cultura africana.
	
	
	elementos culturais de um povo que se manifesta eminentemente por meio da música e da arte.
	
	
	elementos da arte e da cultura afro-brasileira e o resgate dessa cultura.
	
	
	termos africanos que não dizem respeito à cultura brasileira.
	
	
		6.
		Marque o conceito que melhor identifica a técnica pesquisa dos antropólogos que vão a campo vivenciar com o grupo a cultura pesquisada:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Socialização
	
	
	Empirismo
	
	
	Imaginação sociológica.
	
	
	Etnografia
	
	
	Relativismo cultural
	
	
		7.
		Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Franz Boas
	
	
	Max Weber
	
	
	Karl Marx
	
	
	Jean-Jacques Rousseau
	
	
	Augusto Comte
	
	
		8.
		O Dalai Lama exortou os tibetanos nesta sexta-feira a permanecerem unidos, dizendo a uma plateia reunida para a posse do novo líder do povo exilado que estes precisam evitar as divisões que prejudicaram outras religiões. O líder espiritual budista criticou a campanha de eleição do líder político, que degenerou para ofensas pessoais e eclipsou qualquer debate sobre como persuadir a China a conceder autonomia ao Tibete. "Se vocês realmente me consideram seu amigo, então por favor fiquem unidos, independentemente de sua região ou linha religiosa", disse ele para cerca de dois mil monges e devotos presentes no templo na cidade montanhosa indiana de Dharamsala, onde a comunidade exilada está sediada. http://www.dci.com.br/ . De acordo com a teoria dos tipos ideais de Max Weber podemos interpretar a Liderança de Dalai Lama como:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	tradicional e racional-legal
	
	
	racional-legal  e afetiva
	
	
	tradicional e dialética
	
	
	racional com relação a fins e carismática
	
	
	tradicional e carismática
	
	
		9.
		Marque a alternativa que aponta as duas principais revoluções em curso no momento do surgimento das Ciências Sociais.
		Quest.: 9
	
	
	
	
	a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
	
	
	a revolução socialista.
	
	
	A Revolução Francesa e Queda da Bastilha.
	
	
	a Revolução Industrial e a descoberta da América Latina.
	
	
	a Revolução Russa e a Revolução Francesa
	
	
		10.
		O darwinismo social trabalhava a partir do princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem de forma semelhante, segundo um mesmo modelo e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro superior, em que o organismosocial se mostraria mais evoluído, mais adaptado e mais complexo. A partir do enunciado acima, leia as frases abaixo e depois assinale a única verdadeira
		Quest.: 10
	
	
	
	
	O darwinismo social promovia a igualdade
	
	
	O darwinismo social não justificava a luta pela sobrevivência
	
	
	O darwinismo social garantiria a sobrevivência de sociedades e indivíduos mais fortes e mais evoluídos.
	
	
	O darwinismo social justificava o lugar ocupado pelos bem sucedidos nos negócios
	
	
	O darwinismo social não dividia os seres entre raças superiores e inferiores

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes