Buscar

AV INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO 2015.4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0580_AV_201501810634 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	CONSUELO SOARES MEIRA DE AGUIAR
	Turma: 9009/AA
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 1,5  Data: 19/03/2016 10:28:13
	
	 1a Questão (Ref.: 201502134637)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O desenho departamental está relacionado com a estrutura organizacional dos departamentos ou divisões da empresa, isto é, com o esquema de diferenciação e de integração no nível intermediário da empresa. Essa diferenciação pode ocorrer de duas formas: vertical e horizontal. Comente cada uma delas.
		
	
Resposta: Vertical: não há mais como crescer ou se expandir. Na forma horizontal tem como crescer e se expandir criando outros cargos.
	
Gabarito: A diferenciação vertical ocorre pelo arranjo hierárquico das unidades e posições na empresa (cadeia escalar), ao passo que a diferenciação horizontal ocorre pelo desdobramento de diversos departamentos ou divisões especializadas dentro de um mesmo nível hierárquico.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A diferenciação vertical ocorre pelo arranjo hierárquico das unidades e posições na empresa (cadeia escalar), ao passo que a diferenciação horizontal ocorre pelo desdobramento de diversos departamentos ou divisões especializadas dentro de um mesmo nível hierárquico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502128184)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quando algumas empresas decidem operar em diferentes regiões de um país, ou mesmo em países diferentes, não é raro que elas criem produtos diferenciados para estes concumidores, ou mesmo adapte-os com o objetivo de atender àquelas necessidades específicas. A Natura criou linhas de produtos diferenciados em cores e aromas quando optou por operar maciçamente no norte do Brasil. O McDonald's adaptou o cardápio para atuar em países árabes e em Israel onde as carnes de bovinos e suínos não são encontradas, ou são recusadas pelos consumidores. Na China, a Starbuks ampliou o espaço físico de suas lojas e instalou sofás confortáveis. Com base nos estudos sobre comportamento do consumidor, identifique que aspectos são considerados pelas empresas para tomarem decisões como as descritas no enunciado e explique como estes influenciam o consumo.
		
	
Resposta: Isso se chama estrategia de marketing, pois as empresas tem que ser flexiveis e se adaptarem aos seus clientes,pois isso influencia muito os clientes.
	
Gabarito:
PADRÃO DE RESPOSTA: para o caso descrito no enunciado, as empresas consideraram o aspecto cultural de cada país, ou região de um país. A cultura define o comportamento do indivíduo sobre praticamente tudo o que ele faz, inclusive sobre como e o que comer, vestir, ler, etc. O aluno deverá ser capaz de fazer esta correlação entre CULTURA e HÁBITOS DE CONSUMO.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502535017)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando os três tipos básicos de habilidades necessárias para o desempenho de um administrador identificados por Robert L. Katz: I. Habilidades Técnicas estão relacionadas com a capacidade do administrador para se relacionar com outras pessoas ou grupos. II. Habilidades Humanas estão relacionadas com a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação específica. III. Habilidades Conceituais estão relacionadas com a capacidade do administrador para analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo. Podemos afirmar que:
		
	 
	Somente a alternativa III está correta.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502129561)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O planejamento é uma função primordial às organização. Antes de qualquer ação é preciso definir quais os objetivos e resultados esperados. Considerando os níveis da organização, em qual, ou quais, deles podemos encontrar essa tão importante função?
		
	
	Nos níveis gerencial e institucional.
	
	Nos níveis gerencial e operacional.
	
	Nos níveis institucional e operacional.
	
	No nível institucional.
	 
	Em todos os níveis.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502463811)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Envolvem métodos e tecnologias necessárias para as pessoas em seu trabalho, o arranjo físico do trabalho e os equipamentos como suportes para as atividades e tarefas. Esta definição refere-se a:
		
	 
	Planos de produção;
	
	Planos administrativos;
	
	Planos financeiros;
	 
	Planos de marketing;
	
	Planos de recursos humanos;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502067627)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O nome atribuído à organização que surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas em função das atividades que executam é:
		
	
	Formal.
	
	Subordinação.
	
	Hierarquia.
	
	Organização.
	 
	Informal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502644997)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	João José é líder de uma grande empresa há muito tempo. Atualmente participou de um evento e ele foi entrevistado por um grupo de pessoas com a seguinte pergunta; "Há muito tempo atua como líder em uma empresa do ramo de logística. Qual o melhor estilo de liderança que deve ser adotado? Considerando os conhecimentos sobre as teorias de liderança, qual a a resposta correta:
		
	
	Técnico, especilista, centrado, rígido;
	 
	Liberal, técnico, motivador e participativo;
	
	Democrático, compreensivo, motivador e participativo.
	 
	Não existe um estilo único e melhor a ser empregado.
	
	Liberal, técnico, carismático e sensitivo;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502465306)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa INCORRETA baseado no conceito da função administrativa Controle:
		
	
	Inicia-se com o estabelecimento de padrões e encerra-se com a elaboração de relatórios.
	 
	Deve desconsiderar os desvios identificados na comparação de resultados esperados e alcançados.
	
	Seus executores necessitam deter conhecimentos a respeito de planos e dos projetos.
	
	Pode ocorrer em qualquer dos três níveis da empresa/organização.
	
	Fundamental para garantir a consecução dos processos e objetivos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502125835)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudamos que a política de preços tem impacto sobre a imagem do produto e influencia diretamente nas decisões de compra dos consumidores. Para definir o preço de um produto, deverão ser considerados fatores como:
		
	 
	O valor percebido pelo cliente, o preço praticado pelos concorrentes, os objetivos da organização, os custos de produção, entre outros
	
	O valor definido pelo gestor, o preço praticado pelos concorrentes, os objetivos da organização, os custos de produção, entre outros
	
	O valor pago pelo cliente, o preço praticado pela organização, os objetivos da avaliação, os custos de produção, entre outros
	
	O valor pago pelo cliente, o preço praticado pelos concorrentes, os objetivos da organização, os custos de produção, entre outros
	
	O valor pago pelo cliente, o lucro obtido pela organização, os objetivos da organização, os custos de produção, entre outros
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502593007)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a denominação empregada quando um avaliador se deixa influenciar por um aspecto do desempenho do funcionário, aplicando sobre os demais aspectos o mesmo julgamento?
		
	 
	Efeito Halo
	
	Protecionismo
	
	Diversidade de critérios
	
	Efeito da tendência central
	
	Efeito da recenticidade

Outros materiais