Buscar

AV2 metodologia

Prévia do material em texto

� Fechar�
	Avaliação: CEL0476_AV2_201201806739 » METODOLOGIA CIENTÍFICA Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201806739 - LORENA PISANI PIRES
	Professor:
	SARA SEVERINA MAURICIO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 13/03/2013 14:32:14
	 ��1a Questão (Cód.: 151715)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Imagine que você deseje escrever a história de um bairro da cidade em que mora. Você começa o estudo pelo livro de estatísticas locais para ver que tipo de gente mora ali. Decidiu-se por uma pesquisa qualitativa. Explique esse tipo de pesquisa e diga que tipos de técnicas podem ser utilizados.
	Resposta: A pesquisa qualitativa refere a coleta de dados, referentes à nível social, escolaridade, tipos de casas, alterações ao longo do tempo. A técnica que pode ser usada é a coleta de dados através de questionários.
	Gabarito:
Resposta (sugestão: É um processo de reflexão e análise de realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão do objeto de estudo. Em pesquisa de abordagem qualitativa todos os fatos e fenômenos são significativos e relevantes. Principais técnicas: entrevistas, observações, análises de conteúdo, estudo de caso e estudos etnográficos (descritivo de grupos de pessoas quanto às suas características antropológicas, sociais, políticas, econômicas e educacionais).
	 ��2a Questão (Cód.: 151757)
	Pontos: 0,0 / 1,5
	No sistema universitário brasileiro, a política de financiamento de bolsas de iniciação científica, de bolsas de pós-graduação e de projetos de pesquisa se baseia no conhecido ditado "Publique ou pereça!" (publish or perish!) das universidades americanas. Essa pressão para escrever e publicar tem levado alunos, professores e pesquisadores universitários a um esforço concentrado na elaboração de textos de qualidade na forma de artigos para periódicos acadêmicos e livros para editoras como meio de assegurar espaço profissional.
Esse trecho faz parte de um livro publicado pela Parábola Editora, de São Paulo, em 2010 e está precisamente na página 13. Suas autoras são Désirée Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges.
 Como você faria a referência, se usasse uma citação direta longa?
	Resposta: Motta-Roth, Désirée; Hendges, Graciela Rabuske; São Paulo; Parábola, 2010.
	Gabarito:
Resposta: Segundo Motta-Roth e Hendges (2010, p.13)
	 ��3a Questão (Cód.: 10652)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Realizar uma pesquisa com rigor científico pressupõe, a princípio, a escolha de um tema para ser investigado e a elaboração de um complexo plano de trabalho que contempla várias etapas. De acordo com esta afirmação, quais são as principais etapas, por ordem de organização, na construção de um projeto de pesquisa científica?
	 
	definição do problema, questões norteadoras, objetivos, metodologia e suporte teórico.
	 
	definição do problema, metodologia, justificativa, suporte teórico e considerações.
	
	questões norteadoras, objetivos, justificativa, fundamentação teórica e conclusão.
	
	objetivos, suporte teórico, metodologia, justificativa e considerações finais.
	
	questões norteadoras, objetivos, suporte teórico, justificativa e conclusão.
	 ��4a Questão (Cód.: 11822)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe as afirmativas em relação ao estudo do texto e e marque a única opção possível.
I. A análise textual é o momento da compreensão do texto, refazendo as idéias do autor, sua idéia central, raciocínio e argumentos.
II. Na análise interpretativa há a possibilidade de um juízo crítico, uma tomada de posição, uma avaliação.
III. O fichamento é um trabalho que permite sistematizar a leitura e elaborar um material sintético para consulta permanente e, nesse sentido, aproxima-se da idéia de uma análise textual.
IV. Uma das vantagens da análise interpretativa é que propicia informações e conhecimentos, tornando o texto mais claro.
	
	II e IV estão corretas
	 
	II e III estão corretas
	
	III e IV estão corretas
	
	I, III e IV estão corretas
	
	I e III estão corretas
	 ��5a Questão (Cód.: 10546)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Do ponto de vista de seus objetivos Gil (1991), classifica as pesquisas em três categorias: exploratória, descritiva e explicativa. A pesquisa descritiva visa
	 
	estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, identificando as relações históricas entre os fenômenos investigados para poder compreender o presente.
	
	investigar de forma empírica a ocorrência de um fenômeno, sempre no local onde ocorreu, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e técnicas de observação
	
	identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, aprofundando o conhecimento da realidade porque explica a razão, o ¿porquê¿ das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.
	
	proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão.
	 
	descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados como questionários e observação sistemática.
	 ��6a Questão (Cód.: 16000)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com as normas da ABNT, assinale a alternativa correta:
	
	Ao utilizarmos uma referência de obra no corpo do texto, a mesma não necessitará constar na seção referências. Elas somente deverão ser inseridas ao final do trabalho se não foram citadas anteriormente.
	 
	Numa citação, a indicação da fonte consultada  pode constar no corpo do texto como parte da sentença, ou entre parênteses ao final do texto citado.
	
	Apenas livros deverão constar na parte de referências bibliográficas de um trabalho acadêmico, estando os demais trabalhos restritos apenas a observação e análise por parte do pesquisador
	
	Ao fazermos a referência bibliográfica de um texto, devemos colocar apenas o nome do autor e do livro pois informações adicionais podem gerar dúvidas quanto à identificação do mesmo.
	
	Não é permitida nenhuma inserção de informações sobre a obra que estiver sendo utilizada no trabalho. Todas as informações deverão constar ao final do mesmo, somente.
	 ��7a Questão (Cód.: 10511)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O método é utilizado pela ciência para conhecer a realidade, formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais são formulados os problemas científicos e examinadas as hipóteses científicas. São consideradas aplicações do método científico:
	 
	lógico, indutivo, dedutivo
	
	qualitativo, dialético, indutivo.
	
	induzido, qualitativo, lógico
	
	responsivo, dedutivo, dialético
	 
	indutivo, dedutivo, dialético
	 ��8a Questão (Cód.: 10530)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Existem várias formas de classificação da pesquisa científica. São duas formas clássicas de classificação do ponto de vista da sua natureza :
	
	aplicada e dialética
	
	aplicada e conceitual
	 
	básica e aplicada
	
	básica e circunstancial
	 
	básica e exploratória
	 ��9a Questão (Cód.: 98845)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao comparar o senso comum com a investigação científica, é correto afirmar que
	
	a investigação científica limita-se aos fatos observados.
	
	no senso comum o cientista inventa conjunturas fundadas no saber adquirido.
	
	a investigação científica é de nível intelectual inferior e de grande utilidade prática.
	 
	o senso comum é histórico, produzido por determinadas condições da prática social e concreta dos homens em uma época.
	
	a investigação científica atém-se aos fatos sem basedo conhecimento.
	 ��10a Questão (Cód.: 10493)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conhecimento filosófico caracteriza-se por ser
	
	valorativo, irracional , sistemático
	
	verificável, infalível , exato.
	
	não verificável, racional, assistemático
	
	factual, contingente, sistemático
	 
	valorativo, racional, sistemático

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes