Buscar

Apresentação2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROJETO DE ENSINO EM LETRAS - GÊNEROS TEXTUAIS: CARTA AO LEITOR E BIOGRAFIA.
Francisco Beltrão
2017
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS – HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS
1 - PROJETO DE ENSINO EM LETRAS - gêneros textuais: carta do leitor e biografia
ALUNO: ANDERSON MARMENTINI
POLO DE FRANCISCO BELTRÃO, PR
07-06-2017
2 - GÊNEROS TEXTUAIS:
CARTA DO LEITOR E BIOGRAFIA;
Jean Paul Bronckart
Vygotsky
Bakhtin
Paulo Freire
Luiz Antonio Marcuschi
3 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.
Esse projeto de ensino destina-se aos alunos do 9°ano do ensino fundamental ll.
O processo de ensino será realizado em sete horas aulas, cada aula contendo 45 minutos.
 
4 - objetivos
 O objetivo do ensino dos gêneros textuais aos alunos do 9° ano é refletir sobre a importância do mesmo dentro da língua portuguesa e no convívio social.
 Diante disso, os educandos poderão elaborar diversas formas de gêneros textuais e aplica-las diante das necessidades.
 Da mesma forma, os discentes saberão interpretar e aplicar em seu dia a dia os gêneros textuais formando receitas culinárias, identificando diversos tipos de bulas e seus medicamentos, diferenciando textos narrativos, científicos etc.
5 - PROBLEMATIZAÇÃO
 A aprendizagem verbal diz respeito à incorporação de fatos e dados à nossa memória, sem lhe dar necessariamente um significado – um saber dizer. A aprendizagem de procedimentos refere-se à aquisição de habilidades ou estratégias para realizar coisas concretas – um saber fazer.
Do ponto de vista do ensino, o problema é visto como uma situação didática na qual se propõe ao sujeito aprendiz uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa. Esta aprendizagem, que constitui o verdadeiro objetivo da problematização, se dá ao vencer o obstáculo na realização da tarefa. Assim, a produção impõe a aquisição.
6 – CONTEÚDOS CURRICULARES
Apropriar-se de gêneros textuais diversificados perceber os diferentes suportes como possibilidade de interferência na circulação e na produção de textos. Levantar características próprias de cada gênero textual; Distinguir um gênero textual do outro; Interpretar textos de gêneros variados; Articular, de maneira autônoma, os gêneros textuais em situações reais de comunicação; Dominar os tipos textuais. Reconhecer os tipos textuais; Identificar os elementos inerentes a cada tipo de texto Adequar os tipos textuais ao planejamento do gênero de fala e de escrita. Utilizar o(s) tipo(s) textual(is) como ferramenta de elaboração do gênero em situações reais de uso da língua. Utilizar os aspectos linguísticos dos textos argumentativos e dissertativos. Ampliar a competência leitora Utilizar estratégias de natureza linguística e extralinguística na leitura. Levantar hipóteses, conforme as possibilidades de interpretação.
7 - ESTRATÉGIAS
Planejar o texto considerando os recursos linguísticos, extralinguísticos, textuais e intertextuais; Elaborar textos individuais e em grupo com continuidade temática, ordenação das partes, informações contextuais. Utilizar, adequadamente, as marcas do gênero e do tipo textuais, considerando a situação de produção escrita, o suporte, os interlocutores e os objetivos do texto; Expressar-se de forma autônoma, autoral; Praticar a retextualização. Dominar as convenções da escrita. Apropriar-se da reescrita de textos. Analisar, com criticidade, a produção textual; Exercitar à auto avaliação; Selecionar ideias, visando a reelaboração de textos; Praticar a reescrita textual como atividade rotineira inerente à escrita;
8 - RECURSOS
Quadro branco
Impressora
livro didático
Revistas
Jornais
livros da biblioteca
9 - AVALIAÇÃO
A participação em sala de aula será avaliada.
Os alunos terão que produzir uma autobiografia e entregar ao professor.
Uma carto do leitor deverá ser produzida para a entrega ao jornal municipal ( tema livre ).
Uma avaliação final sobre o conteúdo fechará a matéria.
10 - BIBLIOGRAFIA
Marcuschi, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Nantes, Eliza. Língua portuguesa II: leitura e produção de textos: letras II / Eliza Nantes. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
Parâmetros curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília. MEC/SEF. 1997.
Bronckart, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução: Anna Raquel Machado, Péricles Cunha – São Paulo: EDUC, 2003.
GERALDI, João Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Série. Id Eias n.5. São Paulo: FDE, 1988.
KLEIMAN, Ângela B.; Moraes, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade. Tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP. Mercado das letras, 1999.
 
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais