Buscar

fotossintese aula (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VAMOS COMEÇAR?!
Fotossíntese e uma processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para sua/nossa sobrevivência. 
Através da realização do processo de fotossíntese os vegetais produzem os seus alimentos, e outras substancias importante para a vida do homem e dos animas e do planeta. 
Fotossíntese e o processo químico mais importante da natureza, pois garante a produção do oxigênio necessário para a existência da vida. 
FOTOSSÍNTESE
ETAPAS DA FOTOSSÍNTESE 
FASE CLARA OCORRE A FOTÓLISE DA ÁGUA.
A fotossíntese é dividida em duas fases, a fase clara e a fase escura. 
A fase clara, como o proprio nome indica, só acontece com a luz do sol (é nessa fase que ocorre a fotolise da água) 
A fase escura são as reações quimicas que não precisam de luz para acontecer, então podem acontecer tanto de dia quanto a noite
4
ETAPAS DA FOTOSSÍNTESE 
FASE ESCURA: Reações químicas que não precisam de luz para acontecer, então podem acontecer tanto de dia quanto a noite.
ETAPAS DA FOTOSSÍNTESE 
SOLO:
ETAPAS DA FOTOSSÍNTESE
RAIZ: A água e os sais minerais são retirados do solo e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.
A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.
7
ETAPAS DA FOTOSSÍNTESE
SEIVA BRUTA (XILEMA) = Conduzida para as folhas e caule, utilizada pela planta para a produção de substâncias orgânicas para a transformação em seiva elaborada.
SEIVA ELABORADA (FLOEMA) = Formada, principalmente, por glicose (produzida no processo de fotossíntese). Através dos vasos do floema, a seiva elaborada é levada para todos os tecidos da planta, possibilitando a alimentação das células.
ETAPAS DA FOTOSSÍNTESE
FOLHA : luz do sol clorofila glicose ALIMENTO
 
 Ela utiliza parte desse alimento para 
 viver e crescer; a outra parte fica 
 armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.
Importância da fotossíntese 
De forma direta , através das plantas ou indireta, através dos animais herbívoro a fotossíntese supre todas as necessidade alimentar. Além de fornecer uma enorme quantidade de fibras e matérias de construção, como celulose e madeira.
Responsável pela produção de oxigênio utilizado na respiração pela maioria dos organismos atuais, praticamente todo o oxigênio da atmosfera terrestre tem origem fotossintética. 
VIDEO
PRÁTICA CONDUÇÃO DA SEIVA
FOLHA DE ACELGA + CORANTE 
PAPEL TOALHA + CORANTE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais