Buscar

SEMANA 01

Prévia do material em texto

Questão Discursiva 
 
Mario ajuizou ação indenizatória em face da Loja FREE MAGAZINE com o objetivo de obter reparação pelos danos decorrentes da aquisição de um condicionador de ar defeituoso. A demanda foi ajuizada perante a Vara Cível da Capital, pelo procedimento comum, onde o autor pretender obter indenização no valor de 20.000,00 (vinte mil reais). Após a citação, a empresa ré propôs a realização de um negócio processual atípico, reduzindo todos os prazos processuais para 05 dias e modificando a distribuição do ônus da prova, o que foi prontamente aceito pelo autor. O juiz indeferiu o negócio processual proposto pelas partes sob o fundamento de que viola o princípio da ampla defesa. Diante da situação INDAGA -SE :
a) O juiz agiu de acordo com as regras do C PC acerca do procedimento comum? 
 
Não agiu, considerando que a realização do negócio processual não depende de homologação judicial. Ademais, a atividade do juiz neste caso limita-se a controlar a abusividade e casos de vulne rabilidade. Cabe ressaltar, ainda que as partes estejam dispostas a renunciar o prazo a seu favor, conforme dispõe o § único do art. 190, CPC.O que é permitido. 
 
b) A referida demanda poderia ter sido ajuizada nos Juizados Especiais Cíveis? 
 
Sim , Conforme a (Lei nº 9.09 9 /9 5), para ajuizamento de uma ação no JEC. Existem requisitos que devem ser observados, um deles é considerar o valor da causa.(art.3º, CPC).
 
Questões objetivas 1ª Questão. 
 
De acordo com o CPC é correto afirmar que: 
 
c) Na petição inicial pode haver indicação de interesse em realizar audiência de conciliação ou mediação. 
 
2ª Questão 
Com relação ao pedido no processo civil, marque a opção incorreta: 
c ) Acumulação de pedidos diversos contra o mesmo réu só é possível quando houver conexão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes