Buscar

Territórios Federais são entes federativos?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Antes do advento da Constituição Federal de 1988 tal afirmação seria dada como verdadeira. Mas a Nova Carta trouxe consigo uma modificação no rol taxativo de entes de que formam a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil.
Art. 18, CF. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
Vale uma nota, ainda que não relevante ao assunto, contudo, não menos importante, de que a CF/88 foi a primeira constituição a dar autonomia aos municípios.
Então surge uma dúvida: o que aconteceu com os Territórios Federais de Amapá, Roraima e da ilha de Fernando de Noronha após a FC/88? 
Respectivamente:
Art. 14, ADCT: Os Territórios Federais de Roraima e do Amapá são transformados em Estados Federados, mantidos seus atuais limites geográficos.
Art. 15, ADCT: Fica extinto o Território Federal de Fernando de Noronha, sendo sua área reincorporada ao Estado de Pernambuco.
Novos Territórios Federais podem ser criados?
Sim, podem. Contudo, não serão tidos como entes federativos, pois não possuem autonomia, uma vez que só integram a União (Art. 18, § 2º).

Outros materiais