Buscar

Princ  ¦ípios da imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Princípios de Imunologia
TCR: receptor para antígenos que está presente na superfície de linfócitos T;
BCR: receptor para antígenos que está presente na superfície de linfócitos B;
APC: células apresentadoras de antígenos. Ex: MHC, fagócitos mononucleares, células acessórias dendríticas, células de langerhans;
CDR: estrutura única e individual de cada anticorpo, que se localiza na região hipervariável, onde está o sítio de ligação do antígeno.
MHC: Complexo Maior de Histocompatibilidade. Consiste em um conjunto de genes localizado numa porção do cromossomo 6. São responsáveis pelo controle genético da resposta imune. Essa molécula permite ao sistema imune reconhecer o próprio e o não próprio, pois ela está ligada somente a antígenos, permitindo ao sistema imune destruir apenas organismos estranhos e não componentes do próprio indivíduo. Quando dizemos que o MHC está ligado a um antígenos, queremos dizer que uma proteínas preduzida aprtir desses genes está ligada ao antígenos. 
O MHC é o antígeno principal de histocompatibilidade, ou seja, é o principal antígeno responsável pela rejeição de transplantes nos casos de indivíduos geneticamente incompatíveis. Essas moléculas estão envolvidas na maturação e na apresentação de antígenos aos linfócitos T no processo de ativação linfocitária.
Em Humanos, o MHC é conhecido como HLA, antígeno de histocompatibilidade. Existe uma enorme variedade de HLA na natureza, o que chamamos de polimorfismo de MHC. Quando falamos do polimorfismo estamos nos referindo aos alelos presentes na população, ou seja, que existem vários genes diferentes que codificam o MHC nos indivíduos e que esses genes são agrupados em famílias gênicas, mas não vamos falar disso, senão vai complicar mais. A cada conjunto de genes que codificam as moléculas do MHC de um indivíduo chamamos de haplotipo. Graças a esse enorme polimorfismo é que é difícil encontrar um doador de órgãos ou tecido para um indivíduo que necessita de transplante.
Os antígenos, para induzir a resposta imune, precisam ser vistos pelo sistema imune. A função do mhc é apresentar os antígenos aos receptores dos linfócitos.
Existe o MHC de classe I e o de classe II:
MHC de classe I( se associa a peptídeos que são de origem citoplasmática. Esses peptídeos são transportados para dentro do retículo pelas TAPs. As moléculas de classe I são expressas em todas células nucleadas. As moléculas do MHC de classe I estão envolvidas na ativação dos linfócitos T CD8;
 MHC de classe II (se associam em vesículas se fundem com os fagolisossomos, onde se ligam aos peptídeos originados dos antígenos que foram fagocitados. Após serem carregados com os respectivos peptídeos as moléculas do MHC são expressas na superfície celular. As moléculas de classe II são expressas principalmente nas APCs. As moléculas do MHC de classe II na ativação dos linfócitos T CD4.
Moléculas envolvidas no reconhecimento de antígenos:
TCR: na superfície de linfócitos T;
O TCR só vê o antígeno quando ele está associado a moléculas de MHC reconhecidas previamente, ou seja, que tiveram contato com o linfócito T enquanto ele amadurecia no timo.
ANTICORPOS: moléculas capazes de neutralizar agentes infecciosos. Ligam-se de forma não covalente aos antígenos. São também chamados de Imunoglobulinas e constituem em uma família de glicoproteínas. São produzidas pelos linfócitos B. Podem ser de 2 tipos:
Estar presa a membrana do linfócito e atuar como indutora da resposta imune: IgD e IgM;
Estar livre em fluídos celulares (soros, salivas, suor): demais Igs
Especificidade: é pelo epítopo e não pelo antígeno. No soro tem vários anticorpos, 1 para cada epítopo de um mesmo antígeno. Quanto maior a quantidade de anticorpos ligados aos epítopos de um antígeno, maior é a especificidade. 
afinidade: Quanto maior a afinidade anatômica da ligação antígeno/anticorpo, maior é a afinidade.
APRESENTAÇÃO: os antígenos são levados para serem apresentados aos linfócitos T em maturação.
O Baço elimina os antígenos do sangue e os linfonodos eliminam antígenos da linfa.
DEMAIS ÓRGÃOS LINFÓIDES:
malt: agregados de linfócitos associados a mucosa;
BALT: agregados de linfócitos associados aos brônquios;
GALT: agregados de linfócitos associados ao trato gastrointestinal.
Linfócitos: T e B e as células NK. A especificidade da resposta imune é de responsabilidade dos linfócitos. Eles circulam pelo sangue e linfa nos tecidos e órgãos.
Linfócitos T: é estimulado principalmente por antígenos protéicos que são fragmentados dentro das células acessórias. Quando estimulados, lebram citocinas, ativam outras células e matam as células alvo. Quando estão amadurecendo no timo, os linfócitos T recebem marcadores de superfície (CD4, CD8 ...)
TCD4: a molécula de CD4 indica que o linfócito T Helper é programado para reconehcer moléculas de MHC de classe II + o antígeno processado por essa molécula de MHC; Dessa forma, auxilia a célula B e sintetizar anticorpos.
TDC8: indica que o T citotóxico é programado para reconhecer MHC de classe I que estão associadas com antígenos. Tb é chamada de supressora, por que controla a resposta imune. A CD8 é chamada de citotóxico porque ao ser ativada ela é capaz de reconhecer os peptídeos antigênicos apresentados pela molécula do MHC de classe I na superfície das células infectadas por vírus, por exemplo, e causar a lise dessa célula infectada. Assim, impedindo a replicação viral e, caso haja partícula viral no interior da célula com lise a partícula viral é liberada para o meio extracelular, onde ela pode ser alvo de anticorpos ou ser fagocitada.
CD4 e CD8 não ativam linfócito, mas aumentam a interação de células T com as células alvo, liberando citocinas que promovem a diferenciação dos linfócitos B em células que secretam anticorpos.
Linfócitos B: São produzidos na medula. Inicialmente não são capazes de produzir anticorpos. Quando ativados, nos linfonodos, eles se diferenciam e proliferam em células que secretam anticorpo. Esse processo depende de linfócitos T. Quando maduros, expressam na sua superfície, a IgM e IgD prontas para responder a qualquer antígenos. Sua maturação ocorre mesmo sem um estímulo antigênico. Possuem meia vida de 3 a 4 dias. Se estimulados, se diferenciam e proliferam. Quando o linfócito B se prolifera e produz anticorpo, recebe o nome de plasmócito.
Células NK: Natural Killers. Não são específicas. Elas lisam diretamente as células tumorais ou infectadas. Participam da imunidade inata. É capaz de matar uma célula alvo quando essa está recoberta com IgG. 
Ex: eosinófilos
Quando o IgE recobre um helminto, o eosinófilo libera substâncias tóxicas que matam o helminto.
FAGÓCITOS MONONUCLEARES: células que tem em comum a capacidade de fazer fagocitose e pinocitose. Participam da imunidade inata, fagocitando e produzindo citocinas. Participam da Imunidade adquirida levando o antígeno e apresentando-o ao linfócito T. Depois degradam o antígeno parcialmente e associam a ele, moléculas de MHC. Os fagócitos também tem a função de remover células que precisam ser renovadas. Eles fagocitam os restos celulares das células que sofreram apoptose.
Isabel Titoneli – Pólo Itaperuna

Outros materiais