Buscar

Raio x

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Raio 
X
*
Na noite de 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Rontgen, faria uma descoberta que teria sua importância perpetuada até os dias atuais. O Raio X, em meio a experimentos sobre raios catódicos no tubo de Crooke, envolvido por uma caixa coberta com filme negro. Tem esse nome pelo fato da letra “x” ser comumente usada para incógnitas desconhecidas em equações matemáticas. Como o raio era desconhecido, ficou o nome Raio X.
*
Essa caixa foi colocada em uma câmara escura e próxima a ela um papel coberto de platinocianeto de bário. Esse papel começou a apresentar uma luminosidade que deixou Rontgen intrigado. Depois colocou numa caixa o tubo de raios catódicos, papel fotográfico e alguns objetos que não permitiam a passagem de luz por seu interior. 
Foi percebido que, apesar de fazer essa luminosidade chegar mais fraca ao papel fotográfico, esses raios podiam penetrar através de matérias opacas e chegar ao papel fotográfico.
*
Tubo de demonstração de raios catódicos de Crookes. 
A cruz de Malta de metal, colocada entre o catodo e o anodo servia de sombra para os raios catódicos, que geravam uma fosforescência ao colidirem com o vidro na frente do tubo
*
Ilustração da época, 
com reconstituição da
primeira radiografia 
da mão. .
Acredita ser 
a primeira radiografia da história, 
tiradapor Röntgen em novembro
de 1895, da mão de sua esposa.
*
Primeiras aplicações clínicas da radiografia nos EUA
 (fratura do antebraço) na clínica do Dr. Edwin Frost (1896)
*
Raio X é uma emissão eletromagnética que tem comprimento de onda compreendido entre 1nm (nanômetro) até 5 pm (picômetro). Tem uma natureza semelhante a da luz visível, a diferença está no comprimento da onda: os Raios X tem ondas menores e mais energia, menores do que o aceitável pelo olho humano para ver.
*
É bastante usado na Medicina, no diagnóstico por imagem, como forma de identificar problemas de ossos (como fraturas e luxações), além de poder identificar alguns corpos estranhos que estejam dentro do corpo de um paciente (caso de alguém engolir algum objeto por acidente ou outra forma de objetos estarem dentro do corpo do paciente). 
Por ter uma boa capacidade de penetração, esse raio passa por algumas camadas do corpo humano e é capturado por um papel especialmente feito para fixar a imagem (radiografia). Como a maioria dos tecidos macios não aparece claramente na imagem, em alguns casos, dependendo do objetivo do exame, é necessário inserir contrastes dentro do corpo. Esses contrastes são substancias que, ao serem aplicadas no corpo, reagem com algum órgão ou substância interna de forma ser mais visível em exames de Raio X. Se, por exemplo, o sistema sanguíneo é o que será estudado nesse exame, se aplica um contraste nesse sistema e, ao ser feita a avaliação, veias, capilares e artérias serão mais evidentes.
*
A Radiografia é uma placa sensível onde ficam registradas pelos raios x, as imagens de órgãos, ossos e de outras formações internas do corpo. Sistematicamente, os raios emitidos pela máquina atravessam o corpo e marcam a placa, gerando uma imagem do local a ser examinado.
Essas imagens são o resultado do exame e objeto de análise, portanto é necessário, além da capacidade de leitura, uma boa qualidade dessa imagem. Essa qualidade depende de alguns fatores como: a resolução da imagem, contraste e nitidez. Outros fatores técnicos como a geometria da imagem, posição correta do filme em relação à máquina e algumas peculiaridades do Raio X produzido em cada máquina também são importantes para a boa formação da imagem final do exame.
*
Dos elementos do corpo humano, o osso é o de maior densidade radiográfica, portanto, é o de área mais branca (permite que pouquíssimos Raios X passem). Metais são ainda mais densos que o osso; logo, a localização de uma corpo estranho metálico dentro do corpo é relativamente fácil com esse tipo de exame. Gorduras, músculos e líquidos são áreas de pouca densidade radiográfica e, portanto, acinzentadas no exame. O ar é o elemento presente no corpo com menor capacidade de impedir a passagem de raio; portanto, é a parte mais escura do exame.
*
 A convencional e a digital.
 A radiografia convencional obtém as imagens do corpo humano através de feixes de raio x e filme fotográfico. Já a radiografia digital utiliza a tecnologia para gerar imagem digital dos exames tradicionais de raio x, que são processados no computador. A vantagem da digital sobre a convencional está nos seguintes fatores: menor exposição aos raio x, melhor resolução das imagens e arquivamento dos exames em CDs, por exemplo.
*
A máquina de raio x fica localizada em uma sala isolada. O técnico realiza determinados procedimentos como:
Oferecer proteção apropriada ao paciente, no caso de gestantes (avental de metal);
Pacientes grávidas DEVEM informar o técnico da gravidez e o raio x deve ser realizado nesses casos somente quando é NECESSÁRIO;
Em caso de acompanhantes na sala, é necessário que o mesmo utilize a proteção contra os raios;
*
Orientar o paciente sobre o que ele deve fazer antes, durante e depois do procedimento (respirar fundo, por exemplo, para melhor registro da imagem);
Posicionar o paciente na máquina de maneira adequada, de acordo com o local do corpo a ser examinado;
O profissional pode solicitar a retirada de algum acessório, como brinco, relógio, piercing, cinto, colar, pois os mesmos podem prejudicar a precisão do exame, bloqueando o acesso do raio x;
Quando impressa o filme de raio x, o médico radiologista pode emitir um laudo, descrevendo as alterações observadas.
*
No início de sua aplicação, médicos e pacientes foram expostos por muito tempo às radiações. Como consequência, essas pessoas tiveram doenças relativas a radioatividade. Trata-se de uma radiação ionizante, ou seja, afeta células do corpo humano, podendo causar a morte delas ou a mutação das mesmas. Dependendo da mutação causada, o resultado pode ser células cancerígenas. Portanto o Raio X, apesar de ser uma das melhores opções de diagnósticos, deve ser usado com cuidado e moderação. Uma boa alternativa de exame de diagnóstico por imagem é a ultrassonografia/ecografia, que não utiliza radiação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais