Buscar

Slides Aula Atividade de 30.08.2017 e 06.09.2017 AULA 01 e 02 Gestao de Cadeia de Suprimento Curso de Logistica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA ATIVIDADE
Data: 30/08/2017 e 06/09/2017 Tutor de Sala: Prof. Quélen Leão
Curso: Superior de Tecnologia em Logística
Professor(a): Edmarcos Carrara de Souza
Semestre: 3° e 4º Semestres
Disciplina: GESTÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS 
Unidade de Ensino: 1 e 2
Competência(s):  Conhecer os principais conceitos, técnicas e
ferramentas para a gestão de compras, distribuição, armazenagem e
transporte na Cadeia de Suprimentos.
Conteúdos: Teleaula: Aula 1 – Aspectos dos Canais de Distribuição
		 Aula 2 -  Bases da Cadeia de Suprimentos
*
*
Canais de Distribuição podem ser definidos como um conjunto de organizações interdependentes, envolvidas no processo, e que tornam um produto ou serviço disponível para o uso ou consumo. Em outras palavras, o canal de distribuição ocupa-se dos aspectos mercadológicos e comerciais, sendo o caminho que o produto ou serviço fará para chegar ao consumidor final. Um fabricante de computadores pode vender diretamente pela internet ou através de lojas.
E quais são as funções que os canais de distribuição podem desempenhar para o negócio?
Garantir a disponibilidade do produto e sua rápida reposição nos pontos de venda;
Aumentar o potencial de vendas do produto;
Garantir o nível de serviço projetado;
Estabelecer um fluxo de informações rápido e confiável para a tomada de decisão;
Buscar a redução dos custos e a agregação de valor em toda a cadeia.
*
*
Os canais de distribuição podem ser classificados como:
Canais verticais – São as estruturas tradicionais do canal de distribuição, e que basicamente seguem uma sequência simples de distribuição, ou seja, de um lado o fabricante e do outro o consumidor final. Entre esses dois participantes comuns, podem-se estabelecer diversos arranjos possíveis e níveis de distribuição variados.
*
*
Canais híbridos – Neste tipo de estrutura, uma parte das funções ao longo do canal é executada em paralelo por dois ou mais elementos da cadeia de suprimento, ou seja, o fabricante necessita manter um relacionamento direto com o cliente, seja por questões mercadológicas seja pela melhoria de sua linha de produtos e desenvolvimento de novos itens; porém, o atendimento e a entrega são responsabilidades de seus distribuidores, que detêm o conhecimento necessário para a distribuição física dos produtos de forma mais eficiente em relação aos processos de administração de pedidos, armazenagem e entrega dos lotes negociados nos tempos certos e nas quantidades desejadas.
*
*
*
*
Canais múltiplos – Para ingressar em diversos mercados, os fabricantes podem usar diversos canais de distribuição e tornar disponível o acesso de um único produto em diversas plataformas de distribuição, e essa plataforma depende da diversidade de tipos de consumidor, ou seja, de seus hábitos de consumo, maturidade em relação ao conhecimento específico do produto e facilidade de acesso ao canal.
*
*
*
*
A decisão sobre a escolha dos canais de distribuição pode ser resumida a duas dimensões principais:
1. Profundidade: Define o número de intermediários que serão utilizados (distribuição direta e indireta).
A empresa pode optar por mais de uma forma de atuação, ou profundidade, dos seus canais. Empresas de tecnologia, a exemplo de computadores, geralmente atuam em canais diretos e indiretos. Ou seja, vendem diretamente através de seu site na internet e indiretamente através de lojas especializadas ou grandes redes varejistas.
*
*
2. Amplitude: É o número de empresas presentes no mesmo segmento, a largura do canal. 
E na prática, geralmente são observados três tipos de amplitude:
*
*
Questão 1 - É fato que os produtos, quando prontos, precisam ser disponibilizados aos seus futuros consumidores. Essa importante função fica a cargo dos canais de distribuição. 
Nesse contexto, estes canais podem ser definidos como um conjunto de organizações __________________, envolvidas no processo, e que tornam um produto ou serviço disponível para o uso ou consumo. Em outras palavras, o ___________________ ocupa-se dos aspectos mercadológicos e ______________, sendo o caminho que o produto ou serviço fará para chegar ao ____________. 
Assinale a alternativa que contemple os termos que preenchem corretamente as lacunas:
Dependentes; marketing; financeiros; centro de distribuição.
Integradas; fluxo de materiais; estratégicos; estoque de produtos acabados.
Interdependentes; canal de distribuição; comerciais; consumidor final.
Governamentais; planejamento estratégico; tecnológicos; atacadista.
Dependentes; fluxo de informações; comerciais; varejista.
*
*
RESPOSTA: C
Canais de distribuição podem ser definidos como um conjunto de organizações interdependentes, envolvidas no processo, e que tornam um produto ou serviço disponível para o uso ou consumo. 
Em outras palavras, o canal de distribuição ocupa-se dos aspectos mercadológicos e comerciais, sendo o caminho que o produto ou serviço fará para chegar ao consumidor final. (Unidade 01 – pág. 10) 
*
*
Questão 02 - A distribuição física é vital para as nossas vidas, até porque muitas vezes os fabricantes e clientes estão geograficamente mal distribuídos, ocasionando sérios transtornos logísticos. 
Portanto, para que os produtos possam estar disponíveis ao seu mercado consumidor é de suma importância gerenciar esse fator a fim de garantir o nível de serviço exigido pelo cliente. 
Nesse contexto, sobre a distribuição física e o nível de serviço, é correto afirmar que:
*
*
I – A distribuição física também é definida como Sistema de Distribuição. Tem como objetivo garantir os produtos certos, nas quantidades certas, para os lugares certos, no momento certo, pelo menor custo possível, considerando o nível de serviço oferecido.
II – O nível de serviço é o grau de qualidade que a empresa oferece em suas operações logísticas. Envolve fatores como a rapidez em suas entregas, qual o grau de confiabilidade e serviços de apoio e pós-venda.
III - São as atividades relacionadas ao fluxo de insumos primários e
secundários necessários para atender a demanda produtiva, ou seja, as matérias primas, do fabricante até o momento que estejam disponíveis para a produção.
IV - O nível de serviço geralmente é acordado entre o fornecedor e seu cliente, em função da disponibilidade do serviço, capacidade produtiva e técnica, custo, entre outros.
*
*
Diferença entre Distribuição Física e Canais de Distribuição
*
*
*
*
Na escolha do modal existe a possibilidade da utilização de mais de um tipo de transporte, e esta escolha deve buscar uma melhor flexibilidade e adequação ao produto e/ou processo. 
Esta prática está atrelada aos termos intermodalidade e multimodalidade. 
Os dois significam transporte por mais de um modal, com a diferença de que na intermodalidade a emissão de documentos de transporte é independente, e na multimodalidade existe a emissão de apenas um documento de transporte, emitido pelo Operador de Transporte Multimodal (OTM).
*
*
Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas:
Estão corretas as afirmações I, II e III.
Estão corretas as afirmações III e IV.
Estão corretas as afirmações I, II e IV.
Estão corretas as afirmações I, III e IV.
Estão corretas as afirmações I e III.
*
*
RESPOSTA: C
Distribuição Física: São as atividades relacionadas ao fluxo de produtos de sua origem produtiva ao cliente final. Também definida como Sistema de
Distribuição, tem como objetivo garantir os produtos certos, nas quantidades certas, para os lugares certos, no momento certo, pelo menor custo possível, considerando o nível de serviço oferecido.
Unidade 01 – seção 02 – pág. 22
____________________________________________________________
*
*
*
*
Sequencialmente, o projeto de rede de distribuição deve conter minimamente decisões a respeito
de:
Canais de Distribuição: Tema de estudo da unidade (seção 1.1), é a definição do caminho que o produto irá fazer para chegar ao consumidor final.
Verticalização: O que a empresa irá produzir internamente e o que irá subcontratar de empresas externas.
Instalação: Decisão sobre a localização geográfica e quantidade de depósitos, tamanho, volume e mix (variedade) de produção, arranjo físico e forma de manutenção.
Transporte: Escolha do transporte adequado para movimentação dos produtos, decisão entre frota própria ou terceirizada, perfil da frota e políticas de dimensionamento e renovação, análise de utilização de frota dedicada/circuitos estáticos, transporte colaborativo e definição de rotas.
Estoque: Decisão sobre quais itens devem ser estocados, quantidades e controle de inventário.
Pedidos: Definição sobre como serão feitos e acompanhados os pedidos, qual o grau de automação/informatização.
Logística Reversa: Como será feito o recolhimento de embalagens e de produtos danificados ou fora do prazo de validade.
*
*
Questão 03 - Este conceito é parte da estratégia de canais de distribuição das organizações que planejam maximizar as vendas e a diferenciar seus produtos e serviços nos pontos de venda. Também são ações que visam proporcionar a melhor experiência possível com o produto no seu canal de venda, trazendo ganhos em venda do produto e fidelização do cliente para fabricante e distribuidor. É trabalhar o ponto de venda e o canal escolhido, buscando uma melhor eficiência. 
O conceito acima descrito refere-se à (ao):
A) Trade Marketing.
B) Canais Diretos de Distribuição.
C) Canais Indiretos de Distribuição.
D) Canais de Logística Reversa.
E) Marketing de Atacado e Varejo.
*
*
*
*
RESPOSTA: A
Posto isso, é de fundamental importância você compreender o conceito de trade marketing como sendo parte da estratégia de canais de distribuição das organizações que planejam maximizar as vendas e a diferenciar seus produtos e serviços nos pontos de venda. 
Podemos, ainda, consolidar a ideia de trade marketing como sendo ações de marketing que visam proporcionar a melhor
experiência possível com o produto no seu canal de venda, trazendo ganhos em venda do produto e fidelização do cliente para fabricante e distribuidor. 
É trabalhar o ponto de venda e o canal escolhido, buscando uma melhor eficiência.(Unidade 01 – pág. 15)
*
*
Questão 04 - A fim de satisfazer de forma plena seu mercado consumidor, os fabricantes utilizam-se de canais de distribuição que tem como objetivo, entre tantas outras funções, tornar os produtos e serviços disponíveis. 
Esses canais podem ser classificados como canais verticais, canais híbridos e canais múltiplos.
Portanto, no que se refere a essas classificações, é correto afirmar que:
*
*
( ) Os Canais verticais são as estruturas tradicionais do canal de distribuição, e que basicamente seguem uma sequência simples de distribuição, ou seja, de um lado o fabricante e do outro o consumidor final.
( ) Os Canais híbridos são utilizados pelos fabricantes que querem ingressar em diversos mercados e tornar disponível o acesso de um único produto em diversas plataformas de distribuição.
( ) Nos Canais Múltiplos, uma parte das funções ao longo do canal é executada em paralelo por dois ou mais elementos da cadeia de suprimento, ou seja, o fabricante necessita manter um relacionamento direto com o cliente.
*
*
V – V – F.
F – F – V.
F – V – V.
V – F – F.
V – F – V.
RESPOSTA: D
Os Canais Múltiplos são utilizados pelos fabricantes que querem ingressar em diversos mercados e tornar disponível o acesso de um único produto em
diversas plataformas de distribuição.
Nos Canais Híbridos, uma parte das funções ao longo do canal é executada
em paralelo por dois ou mais elementos da cadeia de suprimento, ou seja, o
fabricante necessita manter um relacionamento direto com o cliente.
(Unidade 01 – pág. 11)
*
*
Questão reflexiva do Fórum de Discussão: Principais Canais de
Distribuição.
Canal de Distribuição é o caminho escolhido por uma empresa para fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, no local e no momento exato. Ou seja, canal de distribuição é a área do Marketing encarregada de colocar o produto adequado no momento e no local em que ele for necessitado pelos consumidores.
Essas atividades começam quando a organização opta pelo tipo de canal que será usado para distribuir fisicamente seus produtos. 
Trata-se de uma importante etapa do Marketing, pois sem uma estrutura de distribuição eficaz uma empresa terá dificuldades de atingir seu público-alvo, mesmo comercializando bons produtos.
*
*
As pessoas têm cada vez menos tempo e apesar de o ato da compra ser algumas vezes interessante, os consumidores racionalizam o tempo gasto nessa atividade. 
Dessa forma, pode-se dizer que a principal função de um Canal de Distribuição é fazer com que o produto chegue rapidamente ao local em que os consumidores esperam encontrá-lo.
Obs: Texto disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/principais-canais-dedistribuicao/ 56942/>. Acesso em: 15 jul 2017.
Portanto, caro aluno, explique qual é o melhor caminho para uma empresa fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, na hora certa e no momento certo?
*
*
Opinião:
Na verdade, não existe “um melhor caminho” padrão. Deve-se levar em conta uma série de fatores como o produto comercializado, o público alvo, a segmento de mercado que se pretende satisfazer e o nível de serviço que se pretende oferecer ou que então, é exigido pelo consumidor.
*
*
AULA ATIVIDADE 2 
GESTÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS
*
*
Questão 02- A escolha dos fornecedores (e sua gestão) tem grande importância nas estratégias da cadeia de suprimentos e, consequentemente, em seus resultados, pois são recursos necessários às operações e crescimento da organização e, desta maneira, parceiros do negócio e deve-se buscar constantemente uma maior aproximação deles. 
Uma das decisões referentes à escolha dos fornecedores é na questão de obter um único fornecedor para um determinado produto/componente/ material, e/ou obter múltiplos fornecedores para o mesmo insumo. 
*
*
Nesse contexto, sobre as vantagens e desvantagens pertinentes a unicidade ou multiplicidade de fornecedores, é correto afirmar
que:
I – Uma vantagem que pode ser percebida ao se definir por um único
fornecedor de um determinado insumo é o aumento da possibilidade de
desenvolver uma verdadeira relação ganha-ganha.
II – Uma desvantagem recorrentemente verificada ao se adotar vários
fornecedores para um único insumo é a constante dificuldade de se criar maior comprometimento do fornecedor.
III – Uma desvantagem pertinente ao uso de fornecedores múltiplos é o fato de estes poderem forçar um aumento dos preços caso não haja outra alternativa de fornecimento.
IV – Em caso da opção por fornecedores múltiplos, a organização obterá como vantagens uma maior flexibilidade no momento de mudar de fornecedor caso ocorram falhas de fornecimento e fornecedores que tendem a investir menos em novos processos e produtos.
*
*
Assinale a alternativa que compreende as afirmações corretas:
Estão corretas as afirmações I, II e III.
Estão corretas as afirmações I e III.
Estão corretas as afirmações I, III e IV.
Estão corretas as afirmações II, III e IV.
Estão corretas as afirmações I e II.
*
*
RESPOSTA: E
III – Uma desvantagem pertinente ao uso de fornecedores múltiplos é o fato de estes poderem forçar um aumento dos preços caso não haja outra alternativa de fornecimento. (desvantagem do fornecedor único).
IV – Em caso da opção por fornecedores múltiplos, a organização obterá como vantagens uma maior flexibilidade no momento de mudar de fornecedor caso ocorram falhas de fornecimento e fornecedores que tendem a investir menos em novos processos
e produtos. (essa é uma desvantagem, e não uma vantagem).
Unidade 02 – Seção 02 – pág. 82
*
*
Questão 03 - Um fator de suma importância para o sucesso de uma cadeia de suprimentos é o relacionamento entre as empresas que a compõem. 
Numa cadeia de suprimentos, é essencial que haja um estreitamento de relações entre membros com o objetivo de atender uma determinada necessidade de um cliente.
Este relacionamento pode ocorrer de diversas maneiras. 
*
*
 Nesse sentido, avalie a afirmações a seguir e assinale a alternativa que compreende a sequencia de verdadeiro (V) ou Falso (F) correta:
( ) O relacionamento denominado Comercial é fundado em relações
meramente comerciais entre empresas independentes e por acordos não contratuais, ou seja, acordos informais para atingir alguns objetivos comuns.
( ) O tipo de relacionamento onde se verifica empresas independentes com participação mútua no negócio, agindo geralmente de forma complementar e sem a necessidade de envolvimento de novos investimentos denomina-se Alianças.
( ) Empresas independentes agindo na cadeia de suprimentos como se
fossem uma mesma unidade de negócio, com grande nível de colaboração, de alinhamento de objetivos, de integração de processos e de informações se encontram em um tipo de relacionamento denominado de Parceria. Unidade 02 – Seção 02 – pág. 82
*
*
Assinale a alternativa correta:
V – F – F.
F – V – F.
F – V – V.
V – V – F.
F – F – V.
RESPOSTA: C
Relacionamento Comercial: Relações meramente comerciais entre empresas independentes. Acordos informais para alguns objetivos comuns diz respeito ao tipo de relacionamento denominado de Acordos não contratuais. - Unidade 02 – seção 03 – pág. 98
*
*
Questão 04- Constantemente nos deparamos com as palavras oferta e demanda, utilizadas com frequência na economia, e que se referem ao comportamento de compradores e vendedores quando interagem no mercado e sabe-se que, para um perfeito funcionamento da cadeia de suprimentos, é de fundamental importância entender a demanda. 
Nesse sentido, é correto afirmar que:
*
*
I - Entender as necessidades do mercado, ou seja, a demanda, auxilia em um melhor atendimento (nível de serviço), através de operações mais assertivas e com eliminação de desperdícios.
II – Gerenciar a demanda resulta em aumento de custo e agregação de valor. Ainda é fator primordial dentro do gerenciamento da cadeia de suprimentos, onde, inclusive é comum encontrar termos como Gerenciamento da cadeia de demanda.
III - Dentro das atividades da Gestão da Demanda está a previsão da mesma, que é um processo metodológico para determinação de dados futuros baseados em modelos objetivos (estatística, matemática ou econometria) ou ainda em modelos subjetivos.
IV – A demanda é definida pelos vendedores. Desta forma, demanda é a
quantidade de produto/serviço que os fornecedores querem e podem vender, ou seja, a necessidade do mercado.
*
*
Assinale a alternativa que compreende as afirmações corretas:
Estão corretas as afirmações I, II e III.
Estão corretas as afirmações I e III.
Estão corretas as afirmações I, III e IV.
Estão corretas as afirmações II, III e IV.
Estão corretas as afirmações I e II.
*
*
RESPOSTA: B
II – Gerenciar a demanda resulta em redução de custo e agregação de valor. Ainda é fator primordial dentro do gerenciamento da cadeia de suprimentos, onde, inclusive é comum encontrar termos como Gerenciamento da cadeia de demanda.
IV – A demanda é definida pelos compradores. Desta forma, demanda é a quantidade de produto/serviço que os compradores querem e podem
comprar, ou seja, a necessidade do mercado.
Unidade 02 – seção 04 – pág. 111
*
*
Questão reflexiva do Fórum de Discussão: 
Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos: Conceitos e diferenças.
Em ambientes de negócios cada vez mais complexos,
caracterizados pela alta competitividade entre as empresas, elevado
desenvolvimento tecnológico, a interdependência dos fenômenos e a alta complexidade e velocidade das informações têm obrigado as organizações a voltarem seus esforços ao aumento da eficiência para garantir a sua sobrevivência neste cenário volátil. 
É neste contexto que se inserem a Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos, como sendo alternativas capazes de ajudar a empresa no alcance dos seus objetivos, garantindo a eficiência e eficácia de seus negócios e, apesar de se tratar de assuntos distintos, é muito comum que se confunda os conceitos e característica de logística e gestão da cadeia de suprimentos. 
*
*
Portanto, caro aluno, discorra sobre as principais diferenças entre a Logística e a Cadeia de Suprimentos e a importância de cada uma para que as organizações alcancem os objetivos previamente propostos.
*
*
LOGÍSTICA
a) Foco intracompany – na logística o foco era exclusivamente para dentro da empresa. Buscava-se apenas a eficiência dos processos internos, não se importando muito com o ambiente externo (vendas e marketing, finanças, serviços de informação etc.);
b) Integração entre elos – na logística a preocupação, quando existia, se restringia aos seus fornecedores e consumidores de primeiro nível, não importando os demais níveis;
c) Indicadores logísticos – como o foco se restringia ao intracompany, os indicadores seguiam o mesmo padrão, tais como giro de estoque, tempo de estoque etc.;
*
*
d) Foco na operação – como dito anteriormente, o foco da logística é restrito à eficiência operacional da empresa, com isso seus esforços são concentrados neste quesito; 
e) TI é meio/apoio – na logística, as ferramentas de tecnologia da informação (TI) são utilizadas como um meio/apoio para auxiliar na realização das atividades em busca da eficiência operacional;
f) Abordagem técnica – A abordagem da logística é puramente técnica, preocupando-se com a sua eficiência técnico-operacional;
*
*
CADEIA SE SUPRIMENTOS
a) Foco intercompany – a preocupação passa a ser com toda a cadeia de
suprimentos, em que o todo passa a ser mais importante e fundamental para o alcance dos objetivos. Então, fornecedores, finanças, planejamento estratégico passam a ser mais integrados, visando ao beneficio global;
b) Perspectiva sistêmica – na GCS o todo é importante, então toda a cadeia passa a ser fundamental, consumidores e clientes de todos os níveis;
c) Indicadores da cadeia – diferente da logística os indicadores deixam de ser por empresa e passam a ser de toda a cadeia, afinal de nada adianta uma empresa ter um indicador excelente se o seu parceiro/fornecedor tiver um indicador ruim, neste caso toda a cadeia sai perdendo caso haja uma desistência de compra do cliente. 
Então, indicadores tais como tempo de ressuprimento e custo total da cadeia passam a ter mais importância;
*
*
d) Atenção à concepção – diferente da logística a operação deixa de ser o foco principal, a concepção de toda a cadeia e de seus agentes passa a ser fundamental, estabelecendo critérios para definição e manutenção das parcerias;
e) Relevância da TI – Já na GCS, TI é fundamental e indispensável. Para a empresa fazer a gestão de toda a cadeia, seus agentes e suas relações, a TI torna-se preponderante;
f) Abordagem de negócios – na GCS a abordagem deixa de ser puramente técnica para se ter uma visão do todo, objetivando o sucesso do negócio por completo.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais