Buscar

LISTA DE EXERCICIOS lei de poiseuille

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

lLISTA DE EXERCICIOS (LEI DE POISEULLIE)
O sangue corre pela veia de um individuo doente, que apresenta um diâmetro de 0,2 mm. Considerando um traço de artéria com 10 cm de comprimento, submetido a uma diferença de pressão de 15 Dyn/cm², determine, em cm³/s, o volume de sangue que escoa pela artéria. Sabe-se que o coeficiente de viscosidade do sangue é 4.10-3 Pa .s.
A amônia apresenta coeficiente de viscosidade 0,0098 Pa.s. Sabe-se que escoam 2 litros de amônia por um tubo de diâmetro 20 cm e diâmetro 10 cm durante um certo tempo. Determine a diferença de pressão entre os extremos do tubo.
Passa pelo condutor de freio de um automóvel, um óleo de freio de viscosidade 1 Pa.s. O recipiente utilizado contém 1 l de óleo, e este escoa em regime laminar através do condutor, que apresenta raio de 20 mm. Sendo a diferença de pressão entre os extremos do condutor igual a 12 Dyn/cm², determine o comprimento do condutor.
Através de um sistema intravenoso é administrada uma solução salina a um paciente a uma vazão de 0,120 cm3 /s através de uma agulha de raio 0,150 mm e comprimento de 2,50 cm. Que pressão é necessária na entrada da agulha pra produzir esse escoamento, assumindo que a viscosidade da solução salina seja a mesma da água (0,001 Pa.s)?
O inseto Rhodinus pmlixus da América do Sul suga o sangue de mamíferos. Seu ferrão é semelhante a uma agulha hipodérmica muito fina (que permite sugar o sangue de sua vítima sem causar dor, portanto, sem que seja notado). A parte mais estreita da "agulha" possui diâmetro igual a 10 µm e comprimento igual a 0,20 mm. Qual deve ser a pressão manométrica na cavidade da boca do inseto se ele sugar 0,25 cm³ de sangue em 15 minutos? Expresse sua resposta em Pa e em atm. (A viscosidade do sangue em tal tubo fino é igual a l,0 centipoise. Para obter uma resposta aproximada aplique a equação de Poiseuille ao sangue, embora ele seja um fluido não-newtoniano.)

Outros materiais