Buscar

Bioquímica clínica- Resumo de proteínas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: Proteínas
As proteínas são formadas por aminoácidos ligados covalentemente através de ligações peptídicas entre grupos amino e carboxila. Os aminoácidos essenciais são aqueles que não são sintetizados pelo organismo e são adquiridos através da dieta. Já os aminoácidos não essenciais são aqueles produzidos pelo corpo.
As proteínas têm diversas funções dentre elas: enzimática, atuando como aceleradoras de reações químicas; hormonal: atuam como reguladoras do metabolismo corpóreo; imunitária: defesa do organismo; transportadoras, carreiam hormônios e substâncias antigênicas; manutenção da pressão coloidósmotica como principal exemplo a albumina. Sobre a Albumina, ela é a principal proteína encontrada no corpo, depois da hemoglobina. Sua síntese é diminuída por citocinas. A hipoalbuminemia plasmática causa o edema e também enfermidades como: analbuminemia, inflamação, hepatopatias, perda urinária e desnutrição.
As principais classes de proteínas são: alfa-globulinas, beta-globulinas e gama-globulinas. Estas são observadas na eletroforese de proteínas que é utilizada para verificar o aumento ou a redução das taxas de proteínas no sangue. Por exemplo, é possível identificar a hipoalbuminemia/hiperalbuminemia ou elevação das imunoglobulinas, como indicativo de um processo infeccioso. Da banda alfa-1, temos: a glicoproteína ácida, cujo não tem função definida, mas liga-se a fármacos como o propanolol, diminuindo sua biodisponibilidade. Sua concentração aumenta em situações de infecções intestinais, artrite reumatoide e LES; A antitripsina é outra proteína da banda alfa-1 que tem como função inibir as elastases produzidas pelos neutrófilos, que hidrolisam as fibras de elastina do pulmão. O desequilíbrio nas concentrações de antitripsinas, levam a digestão da elastina e colágeno e consequente perda do recolhimento elástico. No pulmão, é causa de enfisema. No fígado pode levar a cirrose ou hepatopatia crônica. A fetoproteína funciona como um marcador tumoral para o carcinoma hepatocelular, mas também é produzido pelo feto em grandes quantidades, principalmente na 30ª semana de gestação, por isso seus índices devem ser analisados cautelosamente. Da banda alfa 2, temos: a haptoglobulina, que se liga de forma irreversível a hemoglobina livre, numa tentativa de impedir sua eliminação e perda do ferro pela urina. Sendo, por tanto um importante indicador de hemólise, já que em circunstâncias normais a hemoglobina não se encontra livre, mas sim dentro dos eritrócitos. A ceruloplasmina tem como principal função transportar cobre e converter o Fe²+ em Fe³+, permitindo a incorporação do ferro na transferrina. Níveis reduzidos destas proteínas causam deposição de cobre nos tecidos, que é o que ocorre na doença de Wilson. Na porção beta, temos: a transferrina que tem como principal função transportar o ferro, disponilizando-o para a hemoglobina e citrocromo, bem como para seus locais de reserva, como o fígado no caso. Seu monitoramento é importante no diagnostico diferencial de anemias. A hemopexina se liga ao grupo heme da hemoglobina, após a reclicagem dos eritrócitos e liberação da hemoglobina. Para que o grupo heme, não seja tóxico para o organismo ele é posteriormente convertido em bilirrubina para ser excretado na bile. O fibrinogênio participa da coagulação sanguínea, além de ser substrato para a trombina. Na banda gama, temos as imunoglobulinas, são os anticorpos que participam da imunidade humoral no organismo e a proteína c reativa, que se eleva em inflamações.
DOENÇAS:
Mieloma múltiplo: neoplasia proveniente da medula óssea, onde os plasmócitos são alterados e há produção de IGg e IGa monoclonais em grandes quantidades. São indicativos da doença a eliminação das chamadas “proteínas de bence jones” pela urina.
Sinais e sintomas: perda de peso, fraqueza, infecções recorrentes, lesões ósseas e viscosidade sanguínea.
O prognóstico dependerá das taxas de proteínas encontradas durante o diagnóstico.
Para fazer o acompanhamento da doença deverão ser dosados: o cálcio(envolvimento ósseo), creatinina e ureia( disfunção tubular e glomerular), b2-microglobulina(se elevada indica mau prognóstico), hemoglobina( se reduzida indica mau prognóstico) e as proteínas de bence Jones.
Síndrome nefrótica: Conjunto de sinais e sintomas que decorrem de um aumento na permeabilidade dos glomérulos renais, resultando em proteinúria. Caracterizada pela tríade: edema, hiperlipidemia e hipoalbuminemia e albuminuria. Suas principais causas são: nefropatia diabética, hepatite B, glomerulonefrites e reação alérgica a medicamentos.
Eclâmpsia: é uma complicação que pode ocorrer antes, durante ou após o parto. Onde a mãe pode ter convulsões, pode evoluir para coma e morte. As principais características da pré-eclâmpsia são: HA, edema, aumento exagerado do peso e proteinúria. A eclampsia é caracterizada por: convulsões e coma. São fatores de risco: HAS, 1ª gestação, diabetes, lúpus e ter >35 anos.
Tratamento e prevenção: Acompanhamento criterioso do pré-natal. Para pré-eclâmpsia sugere-se: repouso, dieta com restrição de sal e aferição da PA frequentemente.

Outros materiais