Buscar

Uso correto da língua em diferentes contextos

Prévia do material em texto

Portugues
Temos o uso de HÁ, flexão do verbo Haver, no sentido de existir ou de tempo decorrido, passado e A como artigo definido ou um acontecimento no tempo futuro. Considerando essa premissa, qual das alternativas está correta no que diz respeito aos usos de A/HÁ?
R: Há alguns anos, fomos ao Canadá
Para responder a esta questão, por favor, queira ler com atenção o seguinte texto escrito exclusivamente para esta prova:
Dói ver jovens colados nos aparelhinhos como autistas eletrônicos a disparar mensagens pelos quatro cantos do mundo ou da mesma sala onde estão. Enquanto isso, em plena festa, perdem a oportunidade de um bom papo olho no olho, uma conversa animada, o que daria também chance de a língua ir aos poucos se alterando ao sabor dos erros e acertos no emprego das palavras faladas. Dilson Palha Taveira
Na passagem: "... da mesma sala onde estão...", a palavra ONDE foi empregada por se referir a um lugar fixo em que os jovens estão. Se fosse lugar para onde o sujeito se dirigisse, o correto pela norma do idioma seria:
R: aonde os jovens foram
Há determinados usos da língua que só são admitidos em situações informais. Letras de música, normalmente, adotam o registro coloquial, já que se destinam ao público em geral e visam à informalidade. Observe estes versos da música "Papinho bobo" do autor Thiaguinho. Dos versos destacados, marque o único que poderia ser utilizado em uma situação formal.
 
"Numa tarde ensolarada, insistia me ligava: Alô? Alô, nada!
Onde é que ''cê'' tava?
Tava com a rapaziada, tomando uma gelada
Tô na esquina, amor
Já tô chegando em casa
Abri a porta, entrei... ''Mó'' B. O., ''Mó'' kaô!
Como eu escutei, mas falou que falou
Que não queria mais, que já não dava mais
Que não ia voltar atrás e que precisava de paz
Fiquei sozinho, precisando de carinho"
R: Já tô chegando em casa
Os versos a seguir foram extraídos da música "Fico assim sem você", de Claudinho e Bochecha. Assinale a opção em que os versos indicam o uso da linguagem informal, caracterizando a maior proximidade entre os interlocutores: 
R: (...) "Sou eu assim sem você, Tô louco pra te ver chegar, Tô louco pra te ter nas mãos" (...).
Escolha a opção, entre parênteses, que atenda a nossa norma culta e marque a alternativa em que todas estão corretas. 
 
I - Ando ________ desligada e nem sinto meus pés no chão. ( meia ou meio) 
II - Ela anda ________ triste após o falecimento da mãe. ( meio ou meia) 
III - Para __________ você vai com tanta pressa? (onde ou aonde)
R: meia, meio, onde
Na correspondência administrativa, emprega-se, evidentemente, o registro formal da língua. Assim, é importante manter a uniformidade no nível de linguagem, ou seja, não é adequado redigir um texto empregando o nível formal e utilizar expressões informais também.
Marque a opção ADEQUADA de acordo com uniformidade necessária em uma situação que requer o registro FORMAL da língua:
 
 "A gente deve mencionar, por fim, que a instalação desses computadores proporcionará racional distribuição de tarefas entre os colaboradores." 
 Errado "Solicitamos a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de que sejam instalados três computadores neste Departamento, pois tá difícil dar conta do trabalho sem recursos." 
 "Esclarecemos que a chefia do Departamento de Modernização já topou e achou o pedido irado." 
 "Quanto aos programas, seria maneiro se pudéssemos ter dois tipos: um processador de textos e outro gerenciador de banco de dados." 
 Certo "A informatização dos trabalhos deste Departamento ensejará uma melhoria na qualidade dos serviços prestados
Quando o árbitro apita para dar início à partida, um jogador chuta a bola e a partida tem início. Em geral, nesse momento as torcidas agitam suas bandeiras
De acordo com as linguagens que os humanos usam para se comunicar, essas duas manifestações recorrentes em jogos de futebol - o apito e as bandeiras - têm algo em comum. Aponte, corretamente, o que é:
 - a dificuldade da compreensão sonora. 
 Errado - a linguagem verbal.
 
 - a linguagem gestual.
 
 Certo - a linguagem não verbal.
 
 - o segredo dos códigos de comunicação.
	De acordo com o emprego dos diferentes registros da língua, ou seja, do ambiente em que nos encontramos, marque a resposta que apresenta o uso correto da linguagem em um ambiente formal.
		
	
	Peraí! Deixe eu vê o número dela! 
	
	Lembrei-me de pedir a ela, que trouxesse os livros de matemática. 
	
	Calma aí, companheiro! Já tô chegando! 
	
	Tá todo mundo lá na festa, mãe! 
	
	Tava na praia no maior love, quando começou a pingar. 
	
A norma culta da língua não deve estar associada apenas à escrita, bem como o registro coloquial não é exclusivo da fala. As modalidades formal e informal devem estar adequadas ao contexto da situação comunicativa, mas também atendem a intenção de quem elabora a mensagem, como é o caso da expressão artística musical. 
A seguir são apresentados versos extraídos de composições musicais. Identifique a ÚNICA alternativa que representa a norma culta da língua. 
R: Errado "Pela marca que nos deixa a ausência de som que emana das estrelas / Pela falta que os faz a nossa própria luz a nos orientar". (Oswaldo Montenegro)
Você aprendeu que a palavra MAU, oposto de BOM, quando se refere ao substantivo, tem a função de adjetivo. Já o vocábulo MAL, oposto de BEM, é um advérbio, e, por esse motivo invariável. Observe as sentenças e marque a alternativa na qual MAU figura como adjetivo
R: Esse vilão é muito mau no filme, não é
Imagine-se ouvindo um som sublime vindo de um concerto de piano, acompanhado de uma orquestra sinfônica. A música instrumental toma conta de todos os seus sentidos, transmitindo uma das mais belas sensações já sentidas. Essa situação apresentada seria um exemplo de
R: Linguagem não verbal
Escolha a opção, entre parênteses, que atenda a nossa norma culta e marque a alternativa em que todas estão corretas
R: meio, aonde, agente
Ao redigirmos um texto, devemos estar muito atentos às regras da língua de um modo geral. Em UMA das alternativas abaixo, a palavra destacada NÃO foi empregada adequadamente. Identifique a referida alternativa e, depois, assinale-a
R: Não sei AONDE deixei os documentos do carro
Sabemos que para ter uma boa comunicação, podemos usar tanto a linguagem verbal quanto a não-verbal. Assinale o item que exemplifica um tipo de linguagem verbal
R: poesia
Na linguagem não verbal o código de comunicação utilizado é diferente da que ocorre na linguagem verbal. A linguagem não verbal pode se manifestar de diversas formas como as mostradas nas opções, exceto
R: Errado Numa conversa pelo whatsApp
Sabe-se que há diferença entre a língua falada (menos planejada) e a língua escrita (mais planejada), mas que também há alguns termos que são pronunciados da mesma forma, mas que, na escrita, se apresentam de forma diferente. Sendo assim, assinale a sequência que preenche adequadamente as lacunas de acordo com a norma culta da língua.
Não sei __________ você comprou o aparelho, ________ acho que fez um _________ negócio.
R: onde - mas – mau

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes