Buscar

APOL 2 INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instituições e Organização do Estado
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países ocidentais viram sua vida econômica influenciada pelas ideias do economista inglês John Maynard Keynes. Sem abrir mão do capitalismo, nações como a França, a Alemanha e a Itália conseguiram se erguer dos escombros da guerra com relativa rapidez.
Sobre as características do modelo keynesiano, assinale a única opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Era um modelo de economia planificada, onde o governo decidia a quantidade e a qualidade dos produtos a serem produzidos pela economia.
	
	B
	Era um modelo de grande intervenção do Estado na economia, mas que mantinha a crença na “mão invisível” descrita por Adam Smith.
	
	C
	Sua grande influência era o modelo econômico adotado pelo Fascismo Italiano e pelo nazismo. Por isto nunca foi adotado pelos Estados Unidos.
	
	D
	Este modelo defendia a injeção de recursos do Estado na economia, mesmo que para isto o governo precisasse contrair dívidas.
Você acertou!
O Keynesianismo não acreditava na possibilidade de o liberalismo econômico retirar a Europa da crise gerada pelas devastações da Segunda Guerra Mundial. Defendia então a injeção de recursos públicos na economia, subsidiando empresas privadas, investindo em obras de infraestrutura e até mesmo criando empresas “estatais ”. Nesse caso a geração de um déficit orçamentário era um mal necessário.
	
	E
	Era um regime econômico que defendia a redução dos direitos trabalhistas, como forma de estimular os empresários a contratar um maior número de trabalhadores.
Questão 2/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Uma característica do capitalismo é a concorrência: para obter a maior rentabilidade possível, as empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, tentando conquistar mais consumidores. A concorrência entre as empresas é benéfica.
 
 
A alternativa correta é :   
Nota: 0.0
	
	A
	(   ) A concorrência busca obter a maior rentabilidade possível, que significa aumentar o lucro, e isso prejudica os consumidores.  
	
	B
	(   ) A concorrência é uma característica do capitalismo que beneficia aos empresários e é prejudicial aos consumidores, pois amplia suas opções de compra e reduz preços. 
	
	C
	(   ) A concorrência é uma característica do capitalismo que beneficia aos consumidores, pois amplia suas opções de compra e reduz preços. 
Sim a concorrência é uma das características do Capitalismo, o qual surgiu para atender demandas do mercado consumidor, sendo que inicialmente isso era muito localizado, mas foi se ampliando até termos o que se vê na atualidade com inúmeras possibilidades de produtos, qualidade e preço.
 
	
	D
	(   ) A concorrência é uma característica do capitalismo que traz prejuízos  aos consumidores, pois diminui suas opções de compra e reduz preços. 
	
	E
	(   ) A concorrência não é benéfica, nem maléfica, é necessária para a área de serviços.
Questão 3/5 - Instituições e Organização do Estado
Quando comparamos o estudo do pensamento liberal logo percebemos duas coisas. A primeira é que talvez nenhum Estado jamais tenha aplicado de forma “pura” todo o ideário liberal. A segunda é que o Liberalismo, embora estudado principalmente no seu contexto econômico, também foi impactante em muitos outros aspectos da vida social.
 
 
Enunciado
Recentemente muitos países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, passaram a reconhecer a validade dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Tendo em mente a doutrina liberal na sua pureza, como deve ser visto este tipo de casamento?
Nota: 20.0
	
	A
	Ele deveria continuar proibido, pois o Liberalismo nasceu de mãos dadas com uma doutrina religiosa extremamente conservadora.
	
	B
	Ele deveria continuar proibido pois, de acordo com o Liberalismo, a família dita “tradicional” é a única viável.
	
	C
	Ele deve ser permitido, pois não é papel do Estado se envolver com a consciência e a vida privada das pessoas.
Você acertou!
A resposta correta é a “C”. Embora o Liberalismo seja apontado como conservador, na sua pureza nunca o foi. Vejam que a Revolução Francesa, como revolução liberal, reduziu enormemente a influência da religião (inclusive advogando a liberdade de religião) e é a origem do casamento civil na legislação de muitos países.  Dizia-se que o Estado não deveria se envolver com o sentimento religioso e com a vida privada de seus membros. O único limite do indivíduo estaria no “contrato social” que ele, por iniciativa própria, firmou com os demais seres humanos.
	
	D
	Ele deve ser permitido pois a doutrina liberal considera a religião o “ópio do povo”.
	
	E
	Deveria ser visto com toda a indiferença, pois a doutrina liberal rejeita tanto o casamento civil quanto o religioso.
Questão 4/5 - Instituições e Organização do Estado
A partir da década de 1970 o Keynesianismo deu sinais de esgotamento. Como consequência disto, países como os Estados Unidos e a Grã-Bretanha passaram a adotar uma doutrina econômica que ficou conhecida pelo termo “neoliberalismo”.  Dentre as opções abaixo, marque a única que se relaciona com a prática neoliberal.
Nota: 20.0
	
	A
	aumento das medidas voltadas à assistência social.
	
	B
	controle da inflação e dos gastos públicos.
Você acertou!
O neoliberalismo defende o retorno ao Estado mínimo, levando o Estado a cortar gastos sociais e diminuir a intervenção na atividade econômica. Dentre as poucas atividades relegadas ao Estado estaria o combate à inflação e a redução dos gastos públicos. A resposta correta é a “B”.
	
	C
	auxílio financeiro às empresas como instrumento de combate ao desemprego.
	
	D
	aumento da carga tributária para diminuir a liquidez do mercado.
Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado
Um pensador nascido no século XVII escreveu o seguinte:
“A Liberdade dos homens submetidos a um governo é ter uma regra permanente para viver, comum a todos os membros desta Sociedade, votada pelo Poder Legislativo; uma liberdade de seguir sua própria vontade em todas as coisas, desde que não proibido pelas normas; e não estar sujeito à inconstante, incerta e desconhecida vontade arbitrária de outro homem.”
Este pensamento está relacionado com qual sistema econômico ou político:
Nota: 20.0
	
	A
	Mercantilismo
	
	B
	Absolutismo
	
	C
	Liberalismo
Você acertou!
A frase citada, escrita por Locke (Second Treatise of Civil Government, Ch. II, sec. 11) carrega o espírito de liberdade e de individualismo típico do liberalismo econômico clássico. Resposta “C”.
	
	D
	Feudalismo

Outros materiais