Buscar

APOL 4 INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Para ADIZES (2004) há vários estágios no ciclo de vida das organizações, cada ciclo traz consigo algumas características peculiares, bem como, formas de gestão distintas.
 
Fonte: ADIZES, I.; Os Ciclos de Vida das Organizações. São Paulo: Editora Pioneira, 2004.
Assinale abaixo, qual é o ciclo no qual as empresas deveriam trabalhar arduamente para permanecer nele:
Nota: 20.0
	
	A
	Adolescência
	
	B
	Aristocracia
	
	C
	Plenitude
Você acertou!
segundo o que está descrito na Rota, baseando em Adizez é a Plenitude, pois:
É o ponto mais favorável do ciclo, o desafio é manter-se nele;
Neste momento ela atinge um equilíbrio de autocontrole e flexibilidade;
Algumas características da organização plena são:
Sistemas e estrutura organizacional funcional;
Visão e criatividade institucionalizada;
Orientação para resultados;
A organização planeja e segue seus planos;
A organização mantém o crescimento e o aumento da lucratividade;
A organização passa a gerar novas organizações criança.
Elas sabem que chegaram onde planejaram e mais que isso, tem claro para onde estão indo e como chegar lá
O orçamento é compatível com sua realidade financeira, há equilíbrio entre o planejado e executado;
	
	D
	Estabilidade
	
	E
	Segurança
Questão 2/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Para ADIZES (2004) há vários estágios no ciclo de vida das organizações, cada ciclo traz consigo algumas características peculiares, bem como, formas de gestão distintas.
 
Fonte: ADIZES, I.; Os Ciclos de Vida das Organizações. São Paulo: Editora Pioneira, 2004.
Assinale abaixo a alternativa que contemple adequadamente os ciclos descritos por ele:
Nota: 20.0
	
	A
	(   ) Namoro; Infância; Toca-toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade;Aristocracia; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte.
Você acertou!
A opção correta é a de número I, a qual apresenta todos os ciclos descritos pelo autor desta teoria. As demais opções foram trocados os nomes de uma ou outra fase. Na II foi trocado Plenitude por Maturação, na III Namoro por Paquera e Burocracia Incipiente por Burocracia Forte. Na IV Infância por Nascimento e Aristocracia por Aristocracia Clássica. Na V Toca-toca por Troca-troca e Estabilidade por Segura.
	
	B
	Namoro; Infância; Toca-toca; Adolescência; Maturação; Estabilidade;Aristocracia; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte.
	
	C
	) Paquera; Infância; Toca-toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade;Aristocracia; Burocracia Forte; Burocracia e; Morte.
	
	D
	Namoro; Nascimento; Toca-toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade;Aristocracia Clássica; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte.
	
	E
	Namoro; Infância; Troca-troca; Adolescência; Plenitude; Segura;Aristocracia; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte.
Questão 3/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o texto a seguir:
 
Para Edmundo Brandão Dantas o que se vê na mídia, entidades apoiadoras ou promotoras de empreendedorismo é a disseminação de uma visão muito romântica e angelical do que seja ser empreendedor. É uma concepção de um mundo cor de rosa, de quase uma fantasia do mundo perfeito. Por vezes se deixa de dar destaque aos problemas e dificuldades que o empreendedor enfrentará em sua caminhada.
 
Fonte: http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-empreendedorismo.pdf acesso em 31/03/2015 as 16h44min.
 
Diante do exposto, assinale com V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmações abaixo, as quais fazem do ato de empreender uma atividade de média a alta complexidade e risco:
I. ( ) Alto nível de burocracia para abertura da empresa e autorizações necessárias para seu funcionamento dentro dos padrões legais;
II. ( ) Dificuldade na elaboração de preço de venda, sem considerar os reais custos e necessidade de rentabilidade;
III. ( ) Dificuldade do empreendedor em utilizar recursos tecnológicos que facilitem a gestão e aumentem seu controle sobre a empresa como um todo;
IV. ( ) Problemas para escolher os meios mais eficazes para fidelizar seus clientes, o que não lhe permite manter um equilíbrio entre vendas, despesas e faturamento;
V. ( ) Conhecimento da área de gestão de pessoas por todos os empreendedores, o que leva-os a recrutar e selecionar adequadamente seus colaboradores e isso facilita o ato de empreender.
Agora assinale a opção que contemple a sequencia correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, F, V
	
	B
	V, V, V, F, F
	
	C
	V, V, F, F, F
	
	D
	V, V, V, V, F
Você acertou!
As opções I, II, II e IV estão corretas, pois foram descritas da mesma forma que está na Rota 4, somente a opção V foi modificada, invertendo que encontramos na Rota. Assim está descrito na Rota:
Desconhecimento da área de gestão de pessoas, o que leva o empreendedor a recrutar e selecionar mal, não ter condições de treinar adequadamente e criar mecanismos de motivação para sua equipe;
	
	E
	F, V, V, V, F
Questão 4/5 - Instituições e Organização do Estado
Nas décadas de 1960 e 1970 o Brasil passou por alguns anos de forte crescimento econômico, sob um modelo de grande intervenção do Estado na atividade econômica, inclusive por meio de empresas estatais. A partir da década de 1990 podemos identificar um modelo econômico bastante diferente, onde se destacam as Agências Reguladoras.
Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que melhor se relaciona com a função das Agências Reguladoras.
 
Nota: 20.0
	
	A
	Elas têm como função fiscalizar a atividade das sociedades anônimas, especialmente no tocante à emissão de ações e debêntures.
	
	B
	Elas têm como função fiscalizar os contratos entre a administração pública e as empresas que prestam serviços ao governo.
	
	C
	Elas estão relacionadas com o novo perfil do Estado brasileiro, que cada vez mais está tomando para si o exercício de atividades lucrativas.
	
	D
	Elas estão relacionadas à figura de um Estado brasileiro que prefere fiscalizar e regular, transferindo a execução dos serviços públicos à iniciativa privada.
Você acertou!
A resposta correta é a “d”. As agências reguladoras surgiram no momento em que o Estado brasileiro renunciou ao seu papel intervencionista, com grandes empresas estatais nas áreas de energia, mineração e telefonia. Buscou-se um Estado fiscalizador e regulador da boa prestação dos serviços públicos e de outras atividades econômicas estratégicas, transferindo a execução direta à iniciativa privada, por meio das privatizações. As agências reguladoras servem para fiscalizar e garantir o bom exercício das empresas privadas que assumiram as atividades antes exercidas diretamente pelo Estado.
	
	E
	Elas foram criadas para reforçar a defesa do meio ambiente, como órgãos regionais de apoio ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.
Questão 5/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia as asserções a seguir:
I - Em um passado recente, em torno de 10/20 anos, o termo intraempreendedor não era tão presente na literatura que tratava de temas relacionados ao empreendedorismo, ele ganhou destaque a partir do momento em que as empresas deixaram de ver seus trabalhadores como Recursos e optaram em enxergá-lo como pessoa.
Porque
II - Até então o único termo conhecido era empreendedor, que na visão clássica, define quem compra ou monta uma empresa. E essa alteração de visão sobre o colaborador, denominando-o também como intraempreendedor, dando-lhe mais importância, ocorreu porque as empresas passaram a vê-lo como alguém que poderia contribuir de forma mais significativa para o sucesso do empreendimento do qual fazia parte como empregado.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são falsas;
	
	B
	As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
Você acertou!
A alternativa correta é sem dúvida a B, pois ambas estão certas e a segunda complementa a primeira asserção. Pois de fato, a partir do momento que se passa a ver o trabalhadornão apenas como recurso estático e sim com desejos e necessidades que devem ser atendidas pelas políticas empresariais e de gestão de pessoas o próprio trabalhador passa a valorizar mais seu emprego e além disso incrementa sua atuação oferecendo mais que sua força de trabalho braçal, mas passa a se preocupar com a empresa como se essa fosse sua.
	
	C
	A assertiva I está correta e a II é falsa.
	
	D
	A assertiva I está incorreta e a II correta.
	
	E
	A assertiva II está correta e se contrapõe a I

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes